Academia para idosos: um nicho crescente no mercado fitness

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O aumento da expectativa de vida abriu um nicho de mercado, o de produtos e serviços focadas na terceira idade. Segundo dados do IBGE, existem hoje no Brasil cerca de 22 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, eles já serão 22% da população.

Isto mostra que as pessoas vivem mais e, por isso mesmo, querem viver melhor. Neste sentido, as academias para idosos têm se mostrado uma excelente oportunidade para quem deseja investir em um negócio fitness.

Segundo a Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias), o percentual de maiores de 60 anos que se matriculam nas academias passou de menos de 5%, no início da década passada, para 30% na atualidade. E esse número não para de crescer!

Academia para idosos x academia tradicional: qual a diferença?

Algo óbvio é que o público-alvo da academia influenciará diretamente no posicionamento de mercado do negócio, desde a comunicação à infraestrutura e também na forma como o serviço é prestado.

Aqui na Pacto atendemos um cliente especializado em Melhor Idade, a Viver Academia, cujos sócios possuem uma experiência de mais de 30 anos atuando neste segmento. Músicas como clássicos da velha guarda em som ambiente, espaço adaptado… As modalidades específicas são o grande diferencial desta academia, pois além de musculação e ergometria, há também a oferta de yoga, pilates, osteopatia, acupuntura, danças circulares. Também enxergaram como oportunidade o acompanhamento nutricional e psicológico especializados.

Há também uma preocupação com trabalho de fortalecimento muscular, ósseo e cardiorrespiratório, exercícios que visam a restauração do equilíbrio, do alívio das dores, controle de glicose no sangue e muito mais. Ou seja, dá para perceber que o atendimento precisa ser multidisciplinar e capacitado, em um trabalho personalizado.

Por que investir nesse nicho?

Nós da Pacto temos defendido que uma das tendências das academias do futuro é tornarem-se academias de nicho. As vantagens são inúmeras, como um investimento mais objetivo, um atendimento mais  personalizado que garante resultados para o cliente; essa alta qualidade na prestação do serviço faz com o ticket médio seja mais alto; ao concentrar-se em um público-alvo específico, as estratégias de comunicação são mais assertivas, entre outras.

Outro ponto positivo é a possibilidade de maior fidelização de clientes já quem em relação aos idosos, a prática de exercícios físicos está associada à prescrição médica, ou de prevenção ou de tratamento, fazendo com que os clientes permaneçam muito tempo na academia quando realmente obtêm benefícios.

Veja também:
Como atrair a atenção da terceira idade para sua academia?

Mais que benefícios no presente, oportunidades no futuro

Os serviços voltados para a terceira idade devem aumentar muito, já que o aumento da expectativa de vida cresce exponencialmente. Os idosos já ocupam a terceira posição de maior atividade econômica do mundo, movimentando cerca de US$ 7,1 trilhões ao ano, segundo estimativa do Bank of America Merrill Lynch.E a terceira idade já é uma parcela significativa na movimentação da economia brasileira.  Neste cenário, as áreas de saúde e wellness são as que mais ganham, oferecendo serviços especializados.

Poucas academias hoje oferecem um espaço onde os idosos se sintam realmente a vontade. Menos ainda são as que oferecem um atendimento realmente especializado. Logo, quando o serviço é realmente prestado com qualidade estas academias se destacam.

E qualidade, para este nicho significa menos dor, maior disposição, mais saúde, recuperação e qualidade de vida. Há muita dedicação, mas também muita gratidão envolvida…

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