Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Se você chegou até este artigo, é porque gosta do mercado de bem-estar e gostaria de empreender nele, não é verdade? Este pode ser um segmento desafiador, mas ao mesmo tempo muito recompensante já que é através da sua academia que você conseguirá oferecer saúde, autoestima e qualidade de vida para as pessoas que frequentam o seu espaço.

De acordo com um levantamento realizado pela Cortex, o Brasil tem mais de 32 mil academias, sendo que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os que possuem mais empresas desse tipo. E ainda tem mais: de acordo com o último Panorama Setorial Fitness, nosso país tem o segundo maior número de centros esportivos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Um mercado cada vez mais diverso

A diversidade de academias mostra o aumento da conscientização sobre a importância da saúde mental e física da população.

Desde academias tradicionais que oferecem musculação e ergometria até estúdios especializados em atividades como yoga, pilates, dança, treinamento funcional e esportes coletivos, há uma ampla gama de opções para atender às preferências e necessidades individuais.

A diversidade não se limita apenas às atividades, mas também se estende aos ambientes, oferecendo experiências mais intimistas e comunidades específicas.

Essa variedade permite que as pessoas encontrem a abordagem de fitness que melhor se alinha com seus objetivos, estilo de vida e interesses, promovendo assim uma abordagem mais inclusiva e personalizada.

Mas você sabe quais são os passos essenciais para começar a montar a sua academia?

Primeiro você precisa entender que não é obrigatório ser educador físico para montar uma academia, mas lembre-se que você vai precisar deste profissional em seu espaço.

Lembrando que de acordo com a legislação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), é necessário um profissional com curso na área e devidamente registrado para atuar como Responsável Técnico.

Em alguns casos, o modelo de franquia também pode ser um passo inicial para você que deseja atuar na área do fitness. Escolha o modelo e faça as análises de viabilidade antes de optar por esse tipo de negócio.

Dito isso, vamos te explicar mais sobre como você pode abrir a sua academia.

1 – Comece pelo plano de negócios

O plano de negócios é um documento crucial para o sucesso de qualquer empreendimento, incluindo a montagem de uma academia de ginástica. Ele serve como um guia detalhado que descreve todos os aspectos do negócio, desde a concepção inicial até a operação diária. Os principais componentes do plano de negócios são:

  • Resumo executivo: Resumo conciso do plano de negócios, descrevendo a visão, missão, objetivos principais e estratégias do seu negócio;
  • Análise de mercado: Pesquisa detalhada sobre a indústria de fitness, tendências, público-alvo e concorrência local;
  • Plano operacional: Descrição da estrutura da academia, como layout físico, equipamentos necessários e requisitos de pessoal;
  • Estratégia de marketing: Detalhamento dos planos de marketing e promoção para atrair clientes, incluindo estratégias online, publicidade local e ações promocionais;
  • Plano financeiro: Projeções financeiras, incluindo estimativas de custos iniciais, despesas operacionais mensais como salários, contas de água, luz e internet, impostos, receitas esperadas e retorno sobre o investimento;
  • Análise de viabilidade financeira para determinar a lucratividade e a sustentabilidade do negócio;
  • Plano de gestão: Estrutura organizacional, funções dos funcionários e planos de treinamento;
  • Estratégias de crescimento: Planos para expandir a academia no futuro, introduzindo novos serviços, aquisição de novos clientes, entre outros;
  • Riscos e contingências: Identificação dos possíveis riscos e um plano de contingência para enfrentá-los, como mudanças no mercado, problemas de caixa, entre outros.

2 – Entenda as exigências legais para a abertura do seu negócio

Após concluir o seu plano de negócios e verificar a viabilidade de abertura da sua academia, você deverá começar a organizar os documentos legais e necessários para iniciar o seu funcionamento.

Para essas situações, o ideal é que você conte com o auxílio de contadores e advogados, já que eles possuem os conhecimentos das legislações de cada local e tipo de negócio. Eles irão te orientar quanto a abertura do negócio junto a prefeitura e órgãos como a Receita Federal e Previdência Social, além de vistorias e outros documentos indispensáveis para você abrir a sua academia.

Lembrando que estabelecimentos como as academias de ginástica precisam ser registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF) da sua cidade ou região e possuir Responsável Técnico com formação superior na área e registro no conselho.

3 – Escolha do local

Lá na análise de mercado feita no seu plano de negócio, você estudou mais sobre o seu público-alvo e sobre a sua concorrência. Agora chegou a hora de utilizar essas informações para escolher o local onde você irá abrir a sua academia de ginástica.

A escolha do local, além do que você deseja para o seu negócio, deve levar em consideração as necessidades do seu público. Por exemplo: se você quer oferecer várias modalidades e aulas, não dá para escolher um espaço pequeno. Da mesma forma que se você for trabalhar com pessoas mais velhas, não dá pra colocar muitos obstáculos como escadas ou degraus.

Você também precisa levar em consideração o fluxo de pessoas na região para lidar com questões como estacionamento e acesso ao seu espaço.

4 – Invista no seu espaço e na aquisição de equipamentos

Agora que você já escolheu o seu espaço, precisa começar a pensar nas reformas para adaptar o seu espaço e também nos equipamentos que serão utilizados para começar o seu negócio.

Adaptações como espaço para recepção, banheiros e vestiários, instalação de corrimãos e outros itens de segurança deverão ser pensados nesse momento. Algumas reformas também serão necessárias para que o seu espaço esteja adequado de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Neste momento, não hesite em contar com o auxílio de engenheiros e arquitetos para evitar retrabalhos e instalações fora das normas.

Concluídas as adaptações no espaço, você também precisará pensar na aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários para fazer a sua academia funcionar. Lembre-se de verificar o custo-benefício daquilo que você irá comprar e não se esqueça de fazer as manutenções periódicas para que eles se mantenham mais tempo funcionando.

Para começar a sua academia de ginástica, o ideal é que você tenha alguns equipamentos como:

  • Equipamentos de musculação: São fundamentais para treinamento de força e incluem máquinas como bancos de supino, leg press, puxadores, barras, halteres, entre outros;
  • Aparelhos cardiovasculares: Tais como esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, remadores, oferecem exercícios aeróbicos e ajudam na queima de calorias;
  • Equipamentos para treino funcional: Itens como kettlebells, medicine balls, TRX (suspensão), pranchas de equilíbrio e outros equipamentos funcionais que permitem uma variedade de exercícios para diferentes grupos musculares e movimentos;
  • Equipamentos de alongamento e mobilidade: Incluem esteiras de yoga, rolos de espuma, faixas de alongamento, entre outros, para melhorar a flexibilidade e a mobilidade dos alunos;
  • Equipamentos de acessibilidade: Barras de apoio, rampas e outros dispositivos para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam exercitar-se com segurança;
  • Acessórios e pequenos equipamentos: Estes incluem tapetes de ginástica, luvas de musculação, cordas de pular, entre outros, que podem ser utilizados em diferentes tipos de treinos;
  • Sistema de som e televisões: Para oferecer entretenimento e motivação durante os exercícios;
  • Mobiliário e estrutura: Armários, bancadas, áreas de descanso, bebedouros, banheiros, chuveiros, recepção, área administrativa, etc.

Você também pode procurar uma consultoria especializada antes de comprar os seus equipamentos para definir o que é mais importante para o seu tipo de academia de ginástica.

5 – Contrate os profissionais certos

Para abrir a sua academia de ginástica não é necessário ter formação na área de Educação Física, mas os professores e outros profissionais que irão lidar diretamente com a parte técnica sim. É imprescindível que essas pessoas estejam registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF) da sua região.

Outros cargos como recepcionistas, serviços gerais e vendedores não precisam de formação específica, mas é ideal que você ofereça treinamentos específicos para cada área de atuação.

Caso você não tenha conhecimento sobre processos de contratação de profissionais para a sua academia de ginástica, é possível contratar consultorias especializadas em recursos humanos que podem te ajudar nessa tarefa.

6 – Contrate um sistema para auxiliar na sua gestão

Ter um sistema para academias vai te ajudar e muito no dia a dia da sua gestão. Isso porque além de controlar o acesso de alunos e colaboradores, você consegue receber os valores dos seus planos de forma automatizada e realizar outras ações como controle financeiro e envio automatizado de mensagens de marketing.

Com um sistema para academias, seus professores conseguem realizar a prescrição de treinos e também realizar avaliações físicas, estreitando assim o relacionamento com os alunos e tornando o seu espaço uma referência em atendimento. Você também consegue oferecer aplicativos exclusivos para melhorar a experiência de quem frequenta o seu espaço.

Curtiu essas dicas?

Separamos um material exclusivo que vai te ajudar nessa tarefa tão importante que é a abertura da sua academia. Clique aqui para baixar!

O sistema para academias Pacto é ideal para você, empreendedor, que deseja previsibilidade e uma gestão simplificada e completa do seu negócio fitness. Clique aqui para falar com um especialista em crescimento e ver como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: