Você sabia que a expectativa de vida no Brasil é de, em média, 76 anos? E é considerada a maior média da história! Segundo o IBGE, em 2018 o país atingiu a marca de 208,4 milhões de habitantes.

Por outro lado, também houve uma desaceleração do crescimento populacional, o que significa que teremos um crescimento no número de pessoas com mais de 60 anos, que atualmente corresponde a 13,44%, e tem estimativa de chegar a 32,1% até 2060.

O que podemos aprender com esses dados?

Dois pontos:
1º: Como você pode conferir neste post, 47% da população é sedentária, o que atinge em média cerca de 110 milhões de habitantes.

2º: Se a expectativa de vida aumentou e o número de pessoas com mais de 60 anos tende a crescer, isso significa que mais pessoas irão em busca de melhor qualidade de vida, o que inclui saúde e demais necessidades.

E falando de saúde, a terceira idade é um público com bastante potencial para o segmento fitness, e aquele que muitas não dão atenção.

Segundo a Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias), o percentual de maiores de 60 anos que se matriculam nas academias passou de menos de 5%, no início da década passada, para 30% na atualidade. E esse número não para de crescer!

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Como atingir esse público?

Sabemos que essa é uma fase bastante vulnerável, e que precisa ter um cuidado redobrado com a saúde. Então nada mais justo que incentivar esse público a cuidar de si, e mostrar a importância da prática de exercícios.

Se você quer investir no segmento fitness, uma boa oportunidade é montar uma academia de nicho, totalmente voltada para a terceira idade. Estrutura adequada, atendimento e serviços personalizados, profissionais capacitados, são alguns dos requisitos que seu negócio tem que ter para se posicionar como tal.

Se você nunca pensou em apostar nesse público, talvez seja hora de aproveitar essa oportunidade e atrair mais alunos, e claro, dando o atendimento e suporte adequados. Para isso, listamos 5 dicas valiosas para você chamar a atenção da terceira idade para sua academia:

1- Tempos ociosos

Sabe aqueles horários em que sua academia não tem quase ninguém? Que tal preenchê-los com atividades para a terceira idade? De musculação à hidroginástica, zumba, ioga e até pilates, dá para oferecer diversas modalidades e manter a ocupação sempre em alta.

2- Conscientização

O que as pessoas ganham praticando exercícios? Prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico, etc. É isso que você tem de comunicar a todo momento ao público. Sempre bater na tecla da importância da atividade física para a saúde e seus inúmeros benefícios, como qualidade de vida, mais disposição, resistência, etc.

3- Eventos

Pegando o gancho com o item anterior, uma das formas de levar essa conscientização ao público é através da realização de eventos. Você pode realizar palestras gratuitas  para levar o máximo de conhecimento ressaltando os benefícios dos exercícios; pode oferecer aulas gratuitas no intuito de apresentar sua academia e os serviços que ela oferece, etc.

4- Relacionamento

Nós já sabemos da máxima: relacionamento = fidelização. E esse tipo de público precisa de um atendimento personalizado a todo o momento. Desde a entrada até saída da academia. Treine sua equipe para saber a maneira correta de lidar com ele.

5- Agregue valor

Muito além da saúde, o que mais a prática de exercícios e demais atividades pode agregar na vida dessas pessoas?
– Mais disposição para curtir a família;
– Mais vitalidade para curtir a vida;

Quando você mexe com o emocional do cliente, entende suas dores, seus princípios, o caminho para a fidelização fica muito mais fácil, e o relacionamento se torna muito mais duradouro.

E então? Qual estratégia você vai adotar para atrair a terceira idade para sua academia?

Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


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