Como fidelizar o cliente no pós-venda da sua academia?

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Quem pensa que o processo de vendas acaba quando o cliente fecha a compra, está realmente enganado. O trabalho, na verdade, está apenas começando. Estamos falando do pós-venda.

Para começar, vamos ao conceito: o que é pós-venda?

Todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer prospect que se tornou um cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.

Ou seja, pós-venda é o serviço prestado ao cliente sobre um produto que este adquiriu, e que varia de empresa para empresa. Algumas podem oferecer, por exemplo, assistência técnica para eventuais falhas no produto, outras oferecem suporte quanto ao uso, etc.

Vivemos na era do relacionamento, e como tal, é necessário ir além da prospecção de novos clientes e olhar, também, para a manutenção destes na empresa. De acordo com Kotler, atrair um novo cliente custa 5 vezes mais caro  que manter um atual, e ter a consciência do impacto disto nos resultados é o primeiro passo na construção de um relacionamento duradouro com seu cliente.

Por isso é importante fazer o acompanhamento em todas as etapas do funil, desde o início da compra até o pós-venda, para que possam ser criadas ações específicas com foco na conquista e fidelização do cliente.

Como fidelizar o cliente no pós-venda da academia?

O motivo da dor de cabeça de muitos gestores de academia é a dificuldade de reter seus alunos. Listamos abaixo 6 dicas para fidelizar o cliente no pós-venda que ajudarão você a tomar decisões mais assertivas e melhorar sua abordagem, além de proporcionar uma visão melhor das etapas do funil.

1- Cumpra o que promete

Promessa é dívida, por isso, mantenha sempre sua palavra e honre seus compromissos; além de sempre manter o cliente informado sobre o que está acontecendo.

2- Ofereça o suporte adequado

O aluno está cheio de expectativas, então coloque seus esforços em oferecer um bom atendimento, desde a recepção até o professor.  Vale ressaltar que o professor é o fator principal de fidelização de alunos na academia, portanto, invista sempre em treinamentos para oferecer um atendimento excelente.

3- Mantenha o relacionamento contínuo

Entrar em contato com seu cliente só quando ele está com o contrato para vencer não é bonito, não é mesmo? Daí a importância de sempre manter um contato contínuo, trazendo novidades, informando novos serviços, para criar um elo e assim ele sentir que é importante para você, não só mais um número.

4- Faça parcerias que complementam seu negócio

O que sua academia pode complementar em serviços? Você pode fazer parcerias com profissionais que possam agregar valor ao seu negócio, como nutricionistas, personais, fisioterapeutas, professores de ioga, massagistas, dentre várias atividades.

5- Invista em pesquisas de satisfação

Como saber se você está no caminho certo? Perguntando para quem está lá, no caso, seu cliente! Ninguém melhor do que ele para falar, não é? Faça pesquisas com intuito de saber como anda seu atendimento, se os aparelhos estão satisfatórios, se os colaboradores estão dando o suporte devido, se a estrutura da sua academia deixa a desejar em algum aspecto, etc. Analise as respostas e faça melhorias dentro da realidade do seu negócio.

Além das melhorias, você pode aproveitar esse resultado positivo para pedir indicações. Os clientes atuais podem ser os responsáveis pela entrada de muitos outros clientes.

Algumas academias já utilizam um programa de indicação para potencializar a entrada de novos alunos, partindo do princípio que cliente motivado gera novos clientes por meio da boa satisfação.

6- Loja de conveniência

Por que não ter uma lojinha própria dentro da sua academia que ofereça acessórios e produtos específicos? Sabemos que o setor fitness é um dos que mais crescem nesse quesito, e com isso você pode aumentar seu ticket médio, uma vez que o aluno não precisará recorrer a outro lugar para obter algum produto. Assim você pode criar um clube de afiliados e oferecer descontos específicos para cada tipo de plano, por exemplo.

7- Tenha um sistema de gestão

Para uma tomada de decisão mais assertiva, você precisa de dados concretos do que está acontecendo em seu negócio. Dados como visitantes, renovações de contrato, desistentes, alunos em grupo de risco, são só alguns pontos que você tem de analisar.

Se você pretende potencializar os seus negócios, invista em um sistema de gestão para sua academia e economize seu tempo na análise dos processos.

Essas dicas fizeram sentido para você?
Esperamos que você consiga aplicar ao seu negócio e elevar a sua gestão a outro nível.

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