Potencialize Seus Resultados: 9 Estratégias de E-mail Marketing Para Academias

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O marketing por e-mail é uma ferramenta poderosa e eficaz para academias que desejam atrair e reter clientes. Com uma taxa de uso global de mais de 90%, o e-mail permite uma comunicação personalizada e direta.

Este artigo apresenta nove estratégias práticas de e-mail marketing, incluindo segmentação de público, ofertas especiais, automação e feedback de clientes, para maximizar o engajamento e o sucesso da sua academia.

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Você pode pensar que enviar e-mails para seus clientes ou usá-los para atrair novos alunos é um método ultrapassado, mas saiba que tem sido uma poderosa ferramenta de marketing para diversas empresas.

Em todo o mundo, mais de 92% das pessoas utilizam e-mails e, de acordo com uma publicação do MediaPost, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas.

O e-mail oferece diversas possibilidades de comunicação com seu público e, claro, oportunidades para promover o marketing da sua empresa. É possível personalizá-lo de acordo com os seus clientes e especificar conteúdos. Além de outras inúmeras vantagens disponíveis.

Você traz o cliente para perto da sua empresa, com mais autoridade e transparência.

Mas como aplicar o e-mail na campanha de marketing? Separamos nove sugestões práticas para utilizar o e-mail de forma eficiente e assertiva com o seu público. Confira.

Segmentação do público (leads e clientes)

Para começar, é fundamental compreender quem são seus clientes e quais seus interesses em comum. Com isso, criar segmentações tanto para leads (interesses) quanto para já alunos da sua academia. Essa classificação pode ser baseada em afinidades, comportamentos ou características pessoais.

Por exemplo, você pode segmentar seus leads e clientes por região, idade ou gênero, os que gostam de treinar à noite ou que consomem suplementos. Você determina quais critérios agrupam seus leads e clientes em diferentes grupos.

Para fazer essa classificação, o ideal é contar com o apoio de um um sistema CRM. Com ele você consegue automatizar seus e-mails, segmentar seus usuários e garantir mais precisão, urgência e resultados assertivos.

Com a Pacto, você conta com um sistema com migração de dados dos seus leads e clientes de forma facilitada para você seguir com a sua estratégia de forma prática e precisa. E, assim, segmentar seus usuários da melhor forma possível.

Agora que você já segmentou seu público, vamos às dicas de conteúdo para e-mail marketing:

1) Novidades da sua academia

Uma boa forma de criar conexão com seus clientes é apresentar os benefícios da sua academia e, também, como você tem investido nos produtos e serviços.

Em um e-mail, você pode destacar as novidades do seu negócio, como: aulas em grupo a partir do próximo mês; a chegada de equipamentos de última geração; ou até mesmo melhorias na equipe, como a contratação de um profissional experiente em quiropraxia, por exemplo.

2) Conteúdos exclusivos 

Saia do comum. Forneça conteúdo relevante e útil para seu público e fuja do convencional.

Fornecer dicas de treino para cada tipo de corpo ou objetivo. Disponibilize receitas com frutas da estação ou aquelas que incluem o suplemento que vende na sua academia. São maneiras de atribuir relevância e diferencial no mercado fitness.

3) Ofertas especiais e promoções

Quem não gosta de um desconto ou promoção?

Uma boa maneira de conectar ainda mais seus clientes e criar bom relacionamento é oferecer algumas promoções.

Envie ofertas exclusivas para incentivar os clientes a se engajarem ou até mesmo trazerem amigos para sua academia. Descontos em planos ou sessões de treinamento personalizado são uma boa aposta.

4) Renovação de assinatura

Nem todo mundo usa planilhas para lembrar de pagar um boleto ou, ainda, quem nunca pensou em abandonar a academia quando o plano está acabando, não é mesmo?

Seus clientes precisam de um empurrãozinho para continuar cuidando da saúde. Envie lembretes gentis quando suas assinaturas estiverem prestes a expirar. Ofereça incentivos para a renovação, como descontos, brindes ou vantagens exclusivas.

5) Feedback e pesquisas de satisfação

Nada melhor do que seus próprios clientes falando bem do seu negócio. Isso gera credibilidade e notoriedade no seu ramo.

Sempre que possível, solicite feedbacks para entender as necessidades e preferências de quem consome seu produto ou serviço.

Você pode gerar formulários on-line, pedir para avaliarem sua academia no Google e gravar vídeos de depoimentos. Reúna feedbacks que farão diferença na sua estratégia de marketing.

Use tudo isso ao seu favor e compartilhe com seus potenciais clientes como um gatilho para conhecerem o seu negócio. Para os que já são clientes, mais uma garantia de investimento no lugar certo.

6) Eventos e workshops

Muito além do ambiente de academia, o ideal é que você promova eventos e workshops exclusivos para os membros, como aulas de ioga ao ar livre ou palestras sobre nutrição, para aumentar o engajamento e a fidelidade.

Trazer um profissional renomado ou aquele assunto que está em alta, é uma estratégia para atrair público nos seus eventos e agregar valor a sua empresa.

7) Aniversários e datas especiais

Parabenizar os clientes em seus aniversários tem se tornado uma estratégia muito utilizada atualmente.

Já imaginou receber um e-mail no aniversário da sua academia? Parece inofensivo, mas é uma excelente estratégia para gerar proximidade com seus clientes.

Conhecer o seu público é a melhor maneira de atribuir o valor que ele precisa. É a base para um bom relacionamento.

8) Automação de e-mails

Chega de preocupação! Com essa ferramenta, você economiza tempo e garante consistência nas comunicações. Agende e envie e-mails automaticamente com a automação, garantindo que você nunca esqueça ou cometa erros no envio.

Com a automação, você escolhe o horário do envio, quais leitores irão receber seu e-mail e, de acordo com o retorno, considerar qual o próximo e-mail a ser enviado.

“Dica importante. Fique atento (a) a frequência de envio dos e-mails marketing. Ninguém gosta de uma caixa de e-mail lotada ou de receber um grande volume de e-mail da mesma empresa.”

9) Testes

Bom, percebemos que há diversas maneiras de abordar o seu serviço ou produto em um e-mail. Mas agora, como saber se está dando certo?

Para ter certeza, precisamos testar. Experimente diferentes possibilidades, como incluir uma imagem no meio do e-mail. Até perceber o que seus leitores mais apreciam em um e-mail.

Isso ajudará a identificar quais abordagens geram os melhores resultados e, com isso, potencializar as suas campanhas de e-mail.

Dica extra: tenha um blog para a sua academia!

Quanto mais pudermos falar do nosso negócio, melhor, concorda?

Com um blog você consegue abordar assuntos relevantes, divulgar seus produtos e serviços e tirar as dúvidas dos seus clientes.

Isso tudo trará benefícios para o relacionamento com o seu público, sua posição no mercado e mais procura pela sua marca nos mecanismos de busca. São muitas vantagens.

Pronto para impulsionar os resultados da sua academia com o marketing por e-mail?

Comece hoje a implementar essas estratégias e aumente o engajamento, a retenção de clientes e os resultados da sua empresa.

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