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Administrar uma academia requer dedicação e cuidados. Assim como outras empresas, é preciso atentar-se aos recursos disponíveis, que, neste caso, são espaço físico apropriado, equipamentos modernos, professores qualificados, aulas interessantes, pacotes adequados etc. Para otimizar sua gestão, já pensou em adotar uma tecnologia para academias?
Tecnologia para Academias: por que ter um software de gestão?
No entanto, basear-se somente na avaliação desses fatores não é suficiente para uma boa gestão. Atualmente, é necessário, além de tudo isso, rapidez, atendimento de excelência e atualização constante – e isso pode ser obtido com a ajuda da tecnologia.
Assim, apareceram no mercado softwares específicos para a gestão de academias. Eles ajudam a fazer o controle financeiro, monitorar o acesso dos usuários, listar os dados dos alunos para acompanhamento, entre outras vantagens.
Vamos entender quais elementos você precisa saber para fazer a gestão da sua academia e o que é necessário observar ao escolher um software para gerenciar esse tipo de empreendimento. Confira!
Gestão financeira
Gerenciar academias envolve a administração financeira da empresa. É imprescindível identificar e discriminar todas as despesas e receitas. Porém, também é preciso categorizá-las. Por exemplo, você pode dividi-las em aluguel, folha de pagamento dos funcionários, manutenção, serviços diretos e indiretos, propaganda e marketing, despesas gerais, taxas, impostos, despesas bancárias etc.
Depois disso, é importante verificar a porcentagem que cada categoria possui dentro do universo de entradas e saídas. O objetivo é identificar os pontos financeiros que podem ser melhorados e calcular o valor médio de cada cliente da sua academia.
Gestão comercial
A academia requer um gestor comercial, um profissional responsável pelas metas e objetivos da empresa, que ajude a equipe a atingir esses resultados. Os funcionários também devem ser treinados para adotar os procedimentos adequados, captando clientes, oferecendo um bom atendimento e usando as ferramentas da empresa de forma eficaz.
Gestão técnica
Por fim, a academia exige uma gestão técnica. O objetivo é manter os clientes pelo maior tempo possível matriculados na academia. Por isso, é essencial oferecer um serviço de qualidade, investindo em uma metodologia eficiente de atendimento, pacotes que atendam às necessidades do público-alvo e profissionais qualificados.
Software de gestão
Considerando as gestões financeira, comercial e técnica, chega o momento de utilizar os softwares de gestão. Existem diversas opções no mercado, mas o ideal é optar por um que seja voltado para academias.
Mas quais elementos esse software deve conter? Primeiramente, ele deve permitir o monitoramento administrativo e financeiro integrado. Assim, todas os dados da academia estarão atualizados.
Outro elemento necessário é o controle dos clientes, ou seja, de cada aluno que frequenta a academia. Deve-se ter um monitoramento dos treinos, da avaliação física e das informações pessoais dos alunos. Assim, eles poderão ter um desenvolvimento mais satisfatório – um serviço prestado de maneira adequada significa retorno dos investimentos e uma possível fidelização dos clientes.
Além disso, o software deve considerar a questão da segurança. Assim, os dados devem ser armazenados de forma segura, a fim de evitar que sejam perdidos caso ocorra algum imprevisto, como furtos, invasões, incêndios etc.
O objetivo de ter o software de gestão para a academia é acompanhar e monitorar todos os dados, tendo acessos a relatórios completos, que indicam como está a performance do negócio. Outro benefício é a economia de tempo, já que os dados são acessados e pesquisados rapidamente.
Sistema de gestão para academias PACTO
A Pacto possui um sistema de gestão específico para academias. O sistema Pacto traz um conjunto de módulos que dão ao gestor a base de informações necessárias para realizar uma tomada de decisão eficaz.
A Pacto está no mercado desde 1994 e oferece soluções especializadas com suporte técnico e atendimento. Nossa tecnologia é própria e pode ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente. Para isso, são oferecidos treinamentos por telefone, acesso remoto e visitas para capacitação de colaboradores e solução de problemas. Atualmente, a Pacto tem um índice de 98% de satisfação dos clientes.
O sistema de gestão para academias PACTO também traz alguns diferenciais:
- Relatórios: são apresentados bimestralmente e trazem as informações mais relevantes para que a academia seja um negócio em constante crescimento;
- Acesso: o sistema é acessados totalmente pela internet, o que oferece mais segurança e mobilidade, evitando problemas e perda de dados. Além disso, o software pode ser acessado por dispositivos móveis;
- Pagamentos: o sistema Pacto permite que os clientes paguem com cartão de débito ou crédito e a nota fiscal é emitida por parcela ou por competência;
- Documentos: a documentação de cada função é ampla e o usuário pode acessá-la sempre;
- Informação: além dos resultados, a Pacto também capacita os gestores da academia a interpretarem os dados, chegando a informações condizentes e que permitem a tomada de decisão rápida e consciente;
- Ferramentas de marketing tanto para a empresa quanto para o aluno;
- E diversos outros.