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A nossa experiência de mercado, não só no segmento fitness, comprova: Mais desafiador que conquistar novos clientes, é FIDELIZÁ-LOS. Conheça as 4 super táticas de fidelização de alunos de academia, aumente a retenção e proteja seus clientes das garras da concorrência:
1º – DEDIQUE-SE AO SEU CLIENTE
Muitos já diziam: “Quem não dá assistência perde para a concorrência” (brega, mas verdadeiro) Isso significa que não basta apenas conhecer o seu cliente, não basta que ele tenha comprado de você. Se você deseja vender para ele novamente sua empresa vai precisar se dedicar mais um pouquinho. Então…
O que fazer? Tenha o ATENDIMENTO como O GRANDE DIFERENCIAL.
E qual o segredo? Atender ao cliente como ele gostaria de ser atendido.
Simples? Nem tanto… Mas ouvir com atenção, ser simpático e solícito, não atender de forma “engessada”, mas focando em mostrar as soluções que o cliente deseja já é um bom começo para prestar um verdadeiro atendimento de excelência.
2º – EXPERIÊNCIA É TUDO!
Há muito tempo a academia deixou de ser um lugar apenas para a prática de exercícios físicos e tornou-se um verdadeiro POINT para conhecer pessoas e compartilhar da mesma vibe de qualidade de vida e cuidados com o corpo.
Ou seja, quando seu cliente fecha um plano ele adquire muito mais que o direito de usar os aparelhos e participar das aulas: ele passa a fazer parte do hall de experiências que a sua academia proporciona.
E qual o impacto da experiência positiva? Na decisão por renovar o plano, na hora de indicar a sua academia para mais pessoas…
Vários estudos psicológicos estão mostrando que as pessoas são mais felizes quando gastam seu dinheiro vivendo, ao invés de adquirindo. É por isso que os clientes estão deixando de ser apenas consumidores e estão se posicionando como fãs, admiradores e defensores das marcas.
Então… Foco na experiência!
3º – VENDA PLANOS DE LONGA DURAÇÃO
Este passo é mais racional e extremamente essencial para aumentar a sua taxa de retenção. Pensa bem: o serviço que você oferta ao mercado requer um tempo para ser comprovado em termos de resultado. Emagrecimento, qualidade de vida, bem-estar e saúde não são coisas prontas ao estilo “pagou-levou”.
E tem mais! Fazer a transição de um estilo de vida sedentário para hábitos mais saudáveis é muito desafiador e por vezes até doloroso… Pronto! A chance do seu cliente desistir está lançada.
Dê um basta nisto! A venda de planos de longa duração (trimestrais, semestrais, anuais e etc) aumentam o nível de comprometimento do cliente não apenas com a sua empresa, mas também com os objetivos dele próprio. Optar pela estratégia de planos de longa duração garante que sua academia tenha uma receita fixa, diminui as taxas de cancelamento (estipule uma multa) e fideliza seus alunos.
#Dica: Venda mais e diminua a inadimplência através do débito recorrente, que fideliza seus alunos pelo tempo do plano, não compromete o limite de cartão de crédito e renova automaticamente.
4º – PARA CLIENTES FIÉIS, ATENDIMENTO VIP
Se você já tem uma estratégia de planos de longa duração e também investe no relacionamento com seus clientes, a fatia dos alunos fiéis pode corresponder a até 65% do faturamento da sua academia. É claro que eles merecem um tratamento diferenciado!
Além das promoções sazonais (semestrais e trimestrais), que você já deve fazer para estimular a renovação dos planos de longa duração, sua academia também pode realizar outras ações para prestigiar os clientes VIP, um Programa de Fidelidade. Veja alguns exemplos:
– Comunicação exclusiva, antecipando ofertas
– Cupom de desconto
– Brinde especial
Pense nisto! De acordo com um estudo divulgado pelas empresas de marketing LoyaltyOne e Epsilon International, aproximadamente 27% dos brasileiros que fazem parte de um programa de fidelidade se sentem motivados a comprar mais vezes da mesma empresa.
VOCÊ MERECE TER CLIENTES FIÉIS À SUA ACADEMIA!
E nós estamos prontos para estar com você neste caminho repleto de oportunidades e ainda mais lucros para a sua empresa.
E se você ainda não é nosso cliente, mas deseja conhecer nossas soluções, cadastre-se aqui e fale com um consultor.