Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

O mercado fitness vive um momento de mudanças e de grandes oportunidades. O Censo Fitness 2022 tem como propósito ajudar a orientar os empreendedores e profissionais a compreenderem esse ambiente e sua dinâmica para, assim, tomarem as melhores decisões e se adequarem à nova realidade.

O Censo Fitness 2021 foi um grande sucesso, representando um marco de publicação especializada para profissionais do segmento. Impactando os negócios, suas ações e estratégias.

Tornando-se, desde seu início, esse material especializado, uma leitura obrigatória para todos os empreendedores e profissionais do mercado fitness.

O Censo 2022 lançado agora não seria diferente. Chega ao mercado com dados completos e ricos sobre os principais temas que envolvem o sucesso de negócios fitness, abordando: gestão, vendas, marketing, negócios e muito mais!

Cleverson-Costa-Pense-2-modifiedDe acordo com Cleverson Costa, “o Censo Fitness 2022 propicia reflexões provocadoras que podem, no seu desdobrar, suscitar um novo nível de tomada de decisão no sentido de adequar os negócios fitness à nova realidade do mercado.”

Dessa maneira, se você deseja ter um negócio fitness orientado por dados e informações seguras e de qualidade não pode deixar de ler essa nova edição.

E para te ajudar a ficar por dentro de tudo sobre o Censo Fitness 2022, vamos apresentar agora conteúdos presentes no material e provar para você porque ele deve se tornar uma leitura obrigatória para todos.

Confira em destaque abaixo uma prévia de temas selecionados dos mais de 20 assuntos abordados na pesquisa!

1 – Modelo de Negócio

O mercado fitness passa por grande transformação, contudo a academia tradicional continua sendo um modelo de negócio predominante, sendo representado por mais de 40% do universo dos nossos entrevistados.

Gráfico – Modelo de Negócios

Estúdio de Pilates e Estúdio Personal têm destaque no mercado, sendo modalidades com fatias importantes do mercado. Além delas, há uma diversidade de nichos fitness que vêm sendo explorados pelos empreendedores. Acesse o site do Censo Fitness e baixe a sua cópia gratuita.

2 – Faturamento Bruto

No que se refere ao faturamento bruto dos negócios fitness nota-se em comparação com o ano de 2021 que houve um crescimento na quantidade de pequenas empresas e uma leve diminuição no número de micro e médias empresas. Destaque para empresas com faturamento entre R$ 200.000 e R$ 300.000, que cresceram mais de 100%. Relevando isso, a dinâmica dos negócios fitness no mercado.

Gráfico – Faturamento Bruto

3 – Venda Online

Você tem aproveitado a venda online para conquistar mais clientes? O Censo Fitness 2022 demonstrou que houve uma diminuição do investimento nesse canal de vendas, indicando um despreparo, desinteresse ou falta de clareza sobre o poder desse meio de vendas. Esse dado apresenta, num cenário estratégico, que adotar a venda online é uma grande oportunidade para empreendedores, especialmente, para gerar diferencial em relação à concorrência.

Gráfico – Venda Online

4 – Marketing digital

O Censo Fitness 2022 constatou que grande parte dos negócios fitness estão dedicando pouco tempo e investimento em Marketing digital. Isso representa um fato preocupante, visto que o marketing é essencial para geração de novas oportunidades e vendas. Tendo diminuído tanto a terceirização do serviço, quanto a contratação de equipe específica para a área. Sendo que mais de 40% desses negócios investem somente até R$ 1.000 no Marketing digital.

Gráfico – Marketing Digital

5 – Valor das mensalidades

No mercado tem acontecido um fenômeno interessante, que vale a pena conferir. Diminuiu em 36,8% o percentual de empresas que cobram valores abaixo de R$ 100 mensais. Por outro lado, houve o aumento de 23,9% dos negócios fitness que cobram mensalmente entre R$ 101 e R$ 150 e o crescimento de 3,8% dos que cobram entre R$ 301 e R$ 350. O Censo Fitness 2022 comprovou a tendência da ampliação do valor do ticket médio nos negócios.

Gráfico – Valor das mensalidades

6 – Processos e equipe

Uma grande revelação do Censo Fitness 2022 é o baixo investimento realizado pelas empresas na capacitação de mão de obra. É uma realidade preocupante isto, posto que o desenvolvimento do colaborador é essencial para a empresa ter melhores resultados e produtividade. Sendo que o investimento máximo anual em treinamentos de equipe para 71,1% delas é inferior a R$ 2.000. Isso revela uma oportunidade ímpar de crescimento para empresas que treinam seus colaboradores e preenchem essa lacuna de mercado, oferecendo serviços de maior qualidade e que, com isso, conquistam uma taxa superior de retenção de alunos. Acesse o site do Censo Fitness e baixe a sua cópia gratuita.

Gráfico – Processos e Equipe

7 – Perfil dos frequentadores

Seguindo uma tendência já observada em 2021, o Censo Fitness 2022 demonstrou uma forte mudança no perfil dos frequentadores de negócios fitness. A pesquisa revelou que 70,9% apontam que os novos frequentadores têm foco em saúde. Havendo uma mudança no comportamento do consumidor, quanto ainda o crescimento da ampliação de públicos e de novas oportunidades de negócios. Sendo que cerca de um quinto (20,7%) perceberam que o novo perfil de frequentadores não têm experiência prévia em academia. Ou seja, temos um público com características e interesses bem específicos e novas oportunidades de mercado.

Gráfico – Perfil dos frequentadores

8 – Investimento

Em 2022 com a melhora do fluxo de clientes, faturamento e receita, os empresários fitness aumentaram o volume de investimento em setores tangíveis, ou seja, em estrutura e equipamentos. Isso representou um otimismo do mercado com a retomada plena das atividades após o cenário crítico da pandemia. Para 48% dos empresários, a estrutura física foi a área prioritária de investimento. Por outro lado, áreas primordiais para o sucesso dos negócios não foram priorizadas, como estrutura de marketing e vendas, quanto também tecnologia de gestão, etc.

Gráfico – Investimento

9 – Desafios

No que se refere aos desafios enfrentados pelos empresários fitness, observou-se em 2022 uma manutenção dos mesmos desafios que de 2021, sendo o principal deles aumentar as vendas. Resposta essa dada por 55% dos entrevistados. Um fato importante foi o aumento da percepção da importância de trabalhar a gestão do time como um desafio e desenvolver aspectos, como: capacitação, motivação, etc. Então, atenção: se você quer ficar por dentro de todos esses desafios dos empreendedores fitness, não deixe de ler sobre esse tema completo na pesquisa.

Gráfico – Desafios dos empresários

 

Estas empresas e instituições apoiaram o Censo Fitness 2021

10 – Forma de pagamento

O Censo Fitness 2022 verificou que dinheiro e cartões bancários (débito e crédito) continuaram sendo os meios de pagamento mais utilizados, mas destaca-se a diminuição sensível de 51,6% no recebimento por meio de cheques. Quanto ao pagamento recorrente, mantém-se a percepção da sua importância como uma estratégia para ajudar no pós reabertura da pandemia, sendo ele relevante para mais de 27% do público entrevistado.

Gráfico – Forma de pagamento

Pronto. Agora você já descobriu uma prévia de alguns dos conteúdos e informações essenciais para os negócios fitness que estão presentes no Censo Fitness 2022.

São mais de 20 temas que trazem os melhores dados e informações para orientar a tomada de decisões assertivas e seguras nas empresas.

Na leitura do material na íntegra você pode conferir de maneira completa todos os dados compilados por especialistas renomados no mercado.

Então, não perca tempo e acesse o site do Censo Fitness e baixe a sua cópia gratuita. Guie seu negócio fitness de maneira inteligente usando informações e dados seguros e de qualidade. Faça o download do seu material e leia já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: