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Em tempos de alta competitividade as empresas buscam diversas estratégias para conseguirem se destacar no mercado. Foi-se o tempo em que o diferencial competitivo era focado apenas no produto. Hoje, sabemos que muito além de vendas, é preciso olhar para a base da empresa, as pessoas. Os colaboradores são essenciais no caminho do crescimento.
Muito além de selecionar talentos, o foco maior está em potencializar o desempenho de quem faz parte da empresa. Deixá-los satisfeitos e motivados deixa de ser os únicos fatores que contribuem para o crescimento do negócio.
Muitos gestores de academia têm dificuldades em criar um relacionamento com seus funcionários, e não sabem como podem agir para aumentar sua performance. Para ajudá-los a compreender esse cenário, começaremos pelo básico, que consiste nos 5 pilares da gestão de pessoas:
1- Motivação
O que deixa seu colaborador motivado? Procure saber o que o move, o que o inspira; o que o motiva a querer fazer parte do seu negócio. É importante compreender neste caso o que sua empresa tem de melhor e focar nisso ao contratar, afim de ter pessoas alinhadas com seus propósitos e valores.
2- Comunicação
Comunicação integrada é tudo. Ter todas as áreas conectadas entre si, e deixar as informações disponibilizadas em uma rede interna, por exemplo, incentiva o diálogo entre as parte e também deixa a empresa menos “hierarquizada”, o que traz um sentimento de união, pertencimento de grupo; todos juntos em prol de um bem comum. Use as ferramentas disponíveis a seu favor!
3- Trabalho em equipe
Seguindo a linha do pilar anterior, uma organização é feita de pessoas, e para manter o senso de união, todas as áreas devem ter os mesmos objetivos para manter a harmonia; Devem estar interligadas. Assim, todos se sentem relevantes por enxergar que suas atividades são importantes para trazer bons resultados.
Faça reuniões de acompanhamento; crie grupos de trabalho para projetos específicos; utilize um sistema de compartilhamento de tarefas; e claro, tenha momentos de diversão com seu time, assim, você um ambiente leve, descontraído e ao mesmo tempo focado.
4- Conhecimento e Competência
De nada adianta toda essa atmosfera que falamos até aqui se os colaboradores não tiverem conhecimento e competência para executar as tarefas, por isso, mantenha seu time em constante aprendizado e evolução e, claro, esteja sempre atento para identificar os pontos fortes e os pontos de melhorias dos profissionais.
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5- Treinamento e desenvolvimento
Investir em treinamentos constantes é primordial para criar um ambiente organizacional onde todos possam crescer juntos. A relação de troca tem de ser benéfica tanto para a empresa, quanto para o funcionário.
Ao invés de se preocupar com a possibilidade de algum colaborador pedir demissão caso você faça algum investimento, preocupe-se com a possibilidade dele permanecer lá caso você não invista. Sua empresa irá para frente?
Portanto, treine seu time. Faça uma pesquisa com eles para saber quais os treinamentos mais desejados, quais conhecimentos eles querem aprender ou aprimorar. Pode ser algo sobre vendas ou relacionamento, por exemplo. O que é totalmente válido para a realidade atual das academias.
Se v0cê ver que seu time precisa de um aperfeiçoamento em alguma área de gestão da sua academia, invista! Seja contínuo nos treinamentos e estimule sempre o crescimento da sua equipe!