Uma grande tendência de mercado que vem facilitando a prática de exercícios físicos, o Gympass está mudando a realidade das academias no que se refere ao acesso dos alunos. O tempo em que o aluno tinha que treinar apenas em uma academia é passado. Com o surgimento do Gympass, agora ele treina aonde quiser  e quando quiser. E nesse embalo, as academias têm de se reinventar para não perder espaço e fazer do Gympass um aliado. Como funciona, então, o Gympass? 

Como funciona o Gympass?

Antes, vamos ao contexto: o Gympass  foi criado em 2012 pelo mineiro César Carvalho, em sociedade com Vinicius Ferriani e João Thayro. O objetivo do app é oferecer acesso a diversas academias por meio do pagamento de uma única mensalidade. Assim, uma pessoa pode treinar tanto perto de casa quanto pode treinar quando está viajando, por exemplo, usando os serviços de diferentes academias, sem pagar a mais por isso.

Para que ter acesso às academias credenciadas é necessário fazer uma assinatura mensal ou pagar diárias. Escolhido o plano, é só usar o aplicativo para fazer check-in na academia escolhida. O ponto chave aqui é a funcionalidade do app, que além de ser prático, não tem carência. Basta assinar e ir treinar!

Cada plano dá acesso a uma quantidade limitada de academias. Então, se o aluno quiser treinar em um local que está contemplado em um pacote mais caro, será preciso pagar uma diária, porém, com um pacote mensal é possível malhar todos os dias e não pagar quantias extras.

Nos estabelecimentos conveniados são oferecidas mais de 700 modalidades esportivas, incluindo aulas de dança, artes marciais, musculação, yoga, aulas aquáticas ou com personal trainer, além de pilates.

Os planos não têm duração pré-estabelecida, mas contam com renovação automática. O assinante que quiser cancelar não paga multa proporcional, o que é bastante comum em academias tradicionais.

Como sua academia pode lucrar com o Gympass?

Tudo depende da sua negociação com a própria Gympass. A comissão aumenta progressivamente e uma coisa é certa: quanto mais os membros retornam às academias, mais a sua academia ganha.

Outro ponto importante: o Gympass tem um alcance que grande parte das academias não possuem, por esse motivo, adotar essa facilidade na sua academia é uma grande oportunidade para você conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas a médio e longo prazo. 

Quais as vantagens de utilizar o Gympass na academia?

Bem, como falamos no item anterior, o Gympass pode ampliar o seu alcance, já que abre possibilidades para novos públicos terem acesso à sua academia e com isso, mais pessoas conhecem seus serviços. Assim, você pode criar estratégias focadas nessas pessoas com a ajuda de um sistema para academia eficiente que conta com um CRM para segmentá-los. Além disso, segue mais algumas vantagens que você pode ter:

Aumento da sua rede de clientes

No contexto de atrair mais alunos, um ponto interessante a ser observado no Gympass é que eles fazem parcerias B2B, ou seja, incentivam grandes empresas a utilizarem o Gympass como meio para estimular os colaboradores a praticar exercícios. Assim, você passa a atender um público que a princípio você nem pensava em atingir, então, capriche no atendimento!

Além disso, a ferramenta permite matricular muitos alunos que vem através de indicações dos próprios usuários do Gympass, ampliando ainda mais sua carteira de clientes.

Utilize os dados dos alunos para fazer follow-ups!

Follow-up nada mais é que acompanhar o cliente, ou seja, criar um relacionamento com ele durante o processo de venda ou até mesmo pós-venda. No caso de quem utiliza o Gympass, seu time pode separar um tempo para entrar em contato com cada cliente que treinou na sua academia com a finalidade de colher feedbacks, perguntando o que ele achou da estrutura, atendimento, professores, etc. Estar atento a isso é básico, visto que você quer entregar sempre o melhor aos seus alunos, não é verdade?

Crie um programa de pontos

Se você também vende outros produtos, pode dar descontos ou criar um programa de pontos para os alunos do Gympass, a fim de tentar trazê-lo mais vezes para sua academia e aos poucos gerar a fidelização, para quem sabe eles não sejam clientes fixos futuramente.

Aqui os ganhos são múltiplos: além da possibilidade de ganhar mais pelo Gympass, já que estará fazendo com que mais pessoas retornem ao seu negócio, você também não deixa de ganhar na venda de outros produtos e serviços como avaliações físicas, camisetas, consultas com nutricionistas, etc;  aumentando seu fluxo de vendas. Também não deixa de reforçar a sua marca, pois o objetivo é encantar o cliente e fazer da visita única uma grande experiência, assim, ele terá motivos para voltar.

Fidelização

Se a proposta aqui é encantar o cliente, você deve se perguntar:  o que faz você ser a melhor opção para o cliente? Em quê você pode ser diferente dos demais? Vale lembrar que ter um bom atendimento é básico, por isso, pense no que você pode fazer que o aluno não está esperando, afim de gerar uma experiência positiva e lembrança de marca.

Leia mais:
Como trabalhar a fidelização de alunos na academia?
Como trazer seu ex-aluno de volta?
5 dicas para melhorar o atendimento da sua academia

Quais as desvantagens?

Maior alcance, novos alunos, fidelização de clientes… o que o Gympass pode ter de desvantagem? Listamos alguns pontos que você deve considerar. São eles:

Dependência

Dependendo da sua região, pode ser que você venha a ter um grande volume de alunos acessando sua academia via Gympass, o que pode criar uma relação de dependência, já que com isso diminuiria a quantidade de clientes matriculados regularmente pagando o valor do plano normal.

Perda de alunos regulares

Puxando o gancho do item anterior, é de se considerar que os alunos que já estão regularmente matriculados na sua academia decidem optar pelo Gympass, e aqui entra um paradoxo, pois, você pode ao mesmo tempo perder clientes para os concorrentes que são associados.

Aqui também pode acontecer do seu aluno trabalhar em alguma empresa que tenha a parceria com o Gympass e então optar por treinar em outros lugares, ou até mesmo na sua academia, porém, não mais como um aluno direto.

Gympass é um custo?

Outro ponto muito comentado entre os gestores é quanto ao valor repassado pelo Gympass. Por quê? Porque anteriormente o Gympass repassava o valor por todas as visitas à academia, considerando os 30 dias do mês.

Agora, após um ajuste interno, o pagamento ficou limitado a 90% do plano combinado, como o semestral por exemplo, ou 12 visitas do aluno dentro do mesmo mês. Caso o aluno continue utilizando, os repasses aparecerão zerados.

A realidade é que o Gympass adianta esses 90% para o dono de academia.

Conclusão

É inegável que o Gympass é uma grande tendência de mercado que está em constante expansão e é visto como uma grande oportunidade para as academias que querem conquistar espaço e ampliar seu público, além de melhorar as vendas. Porém, o dono de academia deve pesar os prós e os contras e analisar se o retorno vale a pena. O Gympass pode ser um grande aliado ou não. Depende sua perspectiva.

Faz sentido para você?
O que você acha que o Gympass pode agregar na sua academia? Deixe nos comentários!

Ingridy Scartezzinni
Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


15 Comentários

  1. Avatar

    Gostaria de saber se tem distinção de aluno Gympass, porque na Just Fit quando é aluno gympass eles não fazem o treino, se é uma pessoa que é a primeira vez que acessa a academia como faz? Sem treino e ajuda de um instrutor! Gostaria de saber se isso é legal?

    • Tibério Lemes

      Olá Luana. Neste caso você precisa verificar o regulamento e o contrato da sua empresa ou a Política de Uso, caso tenha compro pelo site.
      Um abraço. Obrigado pela audiência.
      #AGenteSeEnvolve

  2. Avatar

    Eu sei como funciona o sistema da Gympass. Fazem propagandas enganosas de 30 dias grátis e depois cobram por isso. Eles também tem costume de fazer cobranças indevidas após o cancelamento dos planos, ao menos é isso que vemos todos os dias de reclamações contra essa empresa na internet. Ganhar dinheiro lesando o consumidor, esse é o sistema da Gympass.

      • Avatar
        Cesar Augusto Piva Responder

        Existe diferença no repasse do Gympass às academias de acordo com a mensalidade do estabelecimento ou sempre será o mesmo valor ..
        E se há diferença tem uma tabela de correlação
        Obgd!

        • Tibério Lemes

          Olá Cesar. O ideal é você verificar a negociação no ato do fechamento do contrato da sua academia com o GymPass, mas o que sabemos é que o pagamento ao parceiro é calculado em cima do valor anual praticado em balcão, onde o repasse ao parceiro pode ser de até 90% deste valor. Não é divido o valor total por 30, e sim por 12 vezes, pois o GymPass entende que esta é uma quantidade média de acesso para alunos já fidelizados. Logo, caso a academia fidelize o aluno e o faça acessar pelo menos 12 vezes ao mês, paga-se o que eles chamam de ”Comissão máxima”, que é o valor referente ao acesso do aluno pelo mês todo. Eles não deixam de pagar o parceiro em 12 vezes, mas adiantam o valor do mês todo para o aluno que foi fidelizado. 
          Para novos parceiros o valor de repasse nas diárias é fixa, sem escada e com base no plano anual. Não há escalonamento de comissão para novos parceiros e você recebe o valor combinado da diária desde a primeira visita.
          Esperamos que agora sua dúvida esteja completamente respondida 🙂
          Obrigado pela visita.
          Um abraço.
          #AGenteSeEnvolve

  3. Avatar
    Andre Albuquerque Responder

    Olá Todos! Ainda não consegui entender como funciona o sistema de pagamento das diárias para academia. Você até citaram na matéria como ponto negativo. Vocês conseguem explicar melhor o sistema deles? Soube que eles só pagam até 12 diárias e o valor da diária vai crescendo em percentual com relação ao valor estabelecido como sendo uma diária na negociação da academia om o Gympass. Porém, já ouvi donos de cademia que citam que se essas 12 viitas não são seguidas, esses valores de percentual meio que voltam ao valor minimo, ou seja, para uma acadmeia receber do gympass o valor MAXIMO, o aluno gympass teria que ir pelo menos 12 vezes seguidas para a academia. OUtra dúvida que surge ai, depois dessas 12 diárias a academia não precisaria nem mais registrar os check in, pois não receberiam nem um centavo a mais por isso. Uma coisa é certa, de todos os donos de academia que ouvi, a metodologia de pagamento dele é tão confusa que nenhum deles soube explicar 100% como funciona.

    Grato,

    • Avatar
      Andre Albuquerque Responder

      Olá Todos! Ainda não consegui entender como funciona o sistema de pagamento das diárias para academia. Vocês até citaram na matéria como ponto negativo. Vocês conseguem explicar melhor o sistema deles? Soube que eles só pagam até 12 diárias e o valor da diária vai crescendo em percentual com relação ao valor estabelecido como sendo uma diária na negociação da academia om o Gympass. Porém, já ouvi donos de cademia que citam que se essas 12 visitas PRECISAM ser seguidas, do contrário esses valores de percentual meio que voltam ao valor minimo, ou seja, para uma academia receber do gympass o valor MAXIMO, o aluno gympass teria que ir pelo menos 12 vezes seguidas para a academia. Outra dúvida que surge ai, depois dessas 12 diárias a academia não precisaria nem mais registrar os check in, pois não receberiam nem um centavo a mais por isso. Uma coisa é certa, de todos os donos de academia que ouvi, a metodologia de pagamento dele é tão confusa que nenhum deles soube explicar 100% como funciona.

      • Tibério Lemes

        Olá André… o pagamento ao parceiro é calculado em cima do valor anual praticado em balcão, onde o repasse ao parceiro pode ser de até 90% deste valor. Não é divido o valor total por 30, e sim por 12 vezes, pois o GymPass entende que esta é uma quantidade média de acesso para alunos já fidelizados. Logo, caso a academia fidelize o aluno e o faça acessar pelo menos 12 vezes ao mês, paga-se o que eles chamam de ”Comissão máxima”, que é o valor referente ao acesso do aluno pelo mês todo. Eles não deixam de pagar o parceiro em 12 vezes, mas adiantam o valor do mês todo para o aluno que foi fidelizado. 
        Para novos parceiros o valor de repasse nas diárias é fixa, sem escada e com base no plano anual. Não há escalonamento de comissão para novos parceiros e você recebe o valor combinado da diária desde a primeira visita.
        Esperamos que agora sua dúvida esteja completamente respondida 🙂
        Obrigado pela visita.
        Um abraço.
        #AGenteSeEnvolve

  4. Avatar
    Renato Dias Pereira Responder

    Ao contrário do que foi escrito acima, EU ACHO que a questão se é vantajoso ou não ter ter o gympass como parceiro, vai depender muito da estratégia da empresa (seja academia ou personal trainer). O aluno gympass tem acesso à todas as academias que seu plano abre como opção. Obter fidelização deste tipo de aluno, exige da academia um tratamento diferenciado, pois ele não tem vinculo com a academia. Em compensação, uma academia com tratamento diferençiado, tem além de ter na gympass um aliado para expor sua academia como opção para uma gama de clientes que talvez não tinham interesse nesta academia, obtém tb vantagens com a fidelização de um aluno gympass. Com relação aos resultados (olhando agora pelo lado do aluno), ter um gympass faz com que este aluno gympass tenha que ter uma visão critica e real do que ele almeja atingir (independentemente da academia). Se ele estiver buscando condicionamento físico, ou muscular, ele terá que ter consciência desse objetivo, e ao trocar de academia, ele deverá manter um programa de condicionamento físico ou muscular na próxima academia que for, para que os resultados apareçam para ele. Se ele não tiver essa consciência, ele sairá de uma academia para outra, e perderá o foco e os resultados.

      • Avatar

        Infelizmente consegui entender um pouco mais sobre a gympass ao pesquisar está empresa no “reclame aqui”, pois com a minha academia, a gympass demonstrou total despreparo, falta de profissionalismo, falta de transparência e total descaso com um até então “parceiro”, que agora e ex-parceiro!
        Deixo aqui registrado a minha total insatisfação, principalmente devido ao tempo que a gympass fez com que eu e meus funcionários perdessem…

        • Tibério Lemes

          Entendemos seu posicionamento Rodrigo e agradecemos pelo feedback. Nossa matéria deixa bem claro como funciona e sugere como o GymPass pode ser rentável e benéfico. Lamentamos que você tenha passado por isso com eles, que são uma das maiores empresas fitness do mundo.
          Um abraço.
          Obrigado pela audiência.
          Tibério Lemes

  5. Avatar

    Ola bom dia!!!! Gympass para quem busca resultado não serve para nada , para quem não busca nada é o ideal.

    • Tibério Lemes

      Olá Paulo!
      Agradecemos seu feedback e entendemos que existem várias formas de se trabalhar com o Gympass.
      Conhecemos muitos casos, em sua maioria na verdade, onde o Gympass é um grande agregador de resultados.
      Forte abraço.

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