12 ideias de marketing para academia: conquiste o sucesso também nas redes sociais

Academia
Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Você precisa aprender como profissionalizar o marketing da sua academia? Tem dificuldade em ter ideias e estratégias para fazer seu negócio decolar nas redes sociais? Quer ter mais resultados nas suas campanhas de marketing digital e vender mais? Se você respondeu sim para essas perguntas, esse conteúdo foi feito para você.

Atualmente, a internet se tornou um dos principais meios de atração de novos clientes para as academias. Isso, principalmente, devido ao poder das redes sociais, que concentra um universo gigantesco de usuários e de oportunidades. Assim, utilizar estratégias de marketing digital é essencial para os resultados da sua academia.

E para ajudar você a dominar as redes sociais e ter mais sucesso nas suas ações, campanhas e vendas pela internet, preparamos 12 ideias de marketing para ajudar a bombar sua academia no digital.

1 – Crie desafios nas redes sociais

Criar desafios nas redes sociais é uma ótima maneira de engajar seus alunos. Você pode fazer isso pedindo tanto para que eles postem e compartilhem conteúdos de treinos nas redes sociais, quanto também fazer concursos com prêmios para os perfis mais engajados nas redes sociais da academia, estimulando seus alunos a comentar, compartilhar e marcar pessoas nas redes sociais.

E ainda, você pode utilizar redes, como: o telegram e o whatsapp para fazer desafios mais personalizados, tais como voltados para atingirem metas de treinos, de emagrecimento, entre outras coisas, com tarefas diárias do desafio compartilhadas nessas redes.

2 – Faça campanhas temáticas

Invista em campanhas temáticas nas redes sociais, destinadas tanto para objetivos como engajamento, envolvimento, quanto, especialmente, para vendas. Faça um planejamento e selecione datas e momentos importantes do ano para fazer campanhas.

Você pode incluir no seu planejamento de campanhas datas como: dia dos namorados, dia do amigo, dia das mães, mês de aniversário da academia, black friday, dentre outras.

Utilize canais de comunicação complementares, como mídias sociais, e-mail, SMS e notificações em aplicativos. Podendo fazer isso com a ajuda do CRM da Pacto, a melhor ferramenta do mercado fitness para relacionamento, conversão e fidelização de clientes.

E também construa um site poderoso para divulgação e vendas, fazendo isso com o Hotsite do sistema Pacto.

3 – Explore conteúdos virais

Sabe o famoso meme que todos na internet amam? Esse é um exemplo de conteúdo viral para utilizar nas suas redes sociais. Faça conteúdos com temas e memes que estejam em alta na semana.

Os memes, devido sua característica lúdica e de fácil consumo, são ótimos para gerar atenção, curiosidade e explorar temas de treinos ou ligados ao dia a dia de um aluno de academia.

Use o poder desses conteúdos virais para engajar e envolver seus alunos.

4 – Venda na internet

Nas mídias sociais você não precisa ser uma marca chata, que fica vendendo a todo momento. Contudo, é muito importante na sua estratégia de marketing você criar campanhas e conteúdos de vendas.

Então, não se esqueça. Explore, claro, as redes sociais para fazer ofertas de vendas, divulgando ofertas, promoções, planos, programas, dentre outras iniciativas. Você pode fazer essas ofertas de venda tanto pelo e-mail, whatsapp, feed, stories, dentre outros.

Nesse contexto, conte com o CRM do sistema Pacto para te ajudar a fazer campanhas campeãs de vendas, enviando mensagens personalizadas para seus clientes de modo automatizado.

Temos também o Link de Pagamento, você negocia pelas redes sociais ou pelo Whats App, faz o pacote negociado no sistema e envia o link para o lead realizar o pagamento, simples e rápido. O próximo passo é marcar a primeira visita dele pra já começar a treinar!

5 – Humanize seu conteúdo

Cada vez mais os usuários buscam marcas que utilizam estratégias de humanização de conteúdo para gerar maior conexão e intimidade com os internautas. Por esse motivo, utilize conteúdos humanizados, como conteúdos orgânicos e do dia a dia da academia para gerar maior conexão com sua audiência.

Crie conteúdos reais de treinos ou de depoimentos de pessoas transformadas pela prática de exercícios, demonstrando que outras pessoas também podem viver essa transformação.

6 – Crie hashtags personalizadas

Que tal você estimular seus alunos a utilizarem hashtags personalizadas? As hashtags são aquelas palavras que vão junto com o símbolo #. Elas são instrumentos para criar uma comunicação única e personalizada, quanto também para rankear um tipo de conteúdo.

Desse modo, você pode estimular seus alunos a fazerem publicações e marcarem a academia utilizando uma hashtag. Como exemplo, você pode estimular uma publicação na quarta como a hashtag #boratreinarna + o nome da academia, ou ainda, #eutreino + o nome da academia. Assim, seus alunos divulgam sua academia e engajam-se nas redes sociais.

7 – Uso o infotenimento para criar conteúdos

A estratégia do infotenimento é um modo de criar conteúdos que atraiam a atenção da sua audiência e a engajem através de conteúdos que combinem informação + entretenimento. Essa é uma forma de deixar seus conteúdos mais ricos e impactantes.

Você pode, por exemplo, falar sobre os benefícios da realização de exercícios para o corpo dando informações científicas combinando com um tom de descontração e leveza. Memes são muito bons para ajudar nisso, onde você pode explorar memes famosos para falar de temas mais educativos.

8 – Crie materiais ricos para suas campanhas

Crie materiais ricos, como testes online, guia de receitas, dicas com curiosidades, dentre outras coisas, para captar e-mails e aumentar sua lista de leads para campanhas na internet.

Você pode criar materiais ricos em pdf, que podem ser baixados em troca do usuário preencher um formulário personalizado, com nome e contato. Dessa maneira, em suas campanhas de anúncios você poderá ter um poder de alcance e conversão maior daquela pessoa que baixou seu material, por ela já conhecer sua marca e ter recebido algo gratuitamente de você.

E para ter grandes resultados nas suas campanhas, construa um site poderoso para captação de leads utilizando o Hotsite do sistema Pacto.

As trends são conteúdos com temas que estejam em alta na internet, sobre os quais todos estão falando. Devido a atenção das pessoas estarem voltadas para esse assunto, você pode inserir temas da academia também nesse tipo de conteúdo.

Se a internet está falando muito sobre uma série nova que foi lançada, explore o tema para abordar sobre situações ligadas ao dia a dia da academia ou, se por acaso, um assunto relacionado a esporte também está bombando, entre nessa trend e use o tema com criatividade para você abordá-lo nas suas redes sociais, gerando atenção, curiosidade e tráfego de pessoas para suas mídias.

10 – Fique atento da LGPD

Você já conhece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Estar com suas mídias sociais e comunicação em conformidade com a legislação digital é importantíssimo para todas as marcas.

Dessa maneira, esse é um assunto que nenhuma marca pode negligenciar. Busque informação e cursos sobre a LPGP, para sua marca não cometer nenhuma irregularidade no digital e não ser punida.

Para isso, clientes Pacto podem contar com curso na Universidade Pacto sobre LPGD para negócios fitness e bem-estar.

11 – Utilize CTAs em seus conteúdos

Você não pode deixar o usuário da sua rede social sem uma tarefa para cumprir. Precisa guiar ele numa jornada que vai desde iniciar o relacionamento com sua academia, interagir com seus conteúdos até aceitar ofertas.

Para guiar o seu seguidor nessa jornada de conteúdo é essencial você utilizar nos seus conteúdos as famosas Chamadas para Ação (CTAs). Isso mesmo. Você precisa dizer o que o seu usuário precisa fazer, coisas como: curta, comente, clique no link, envie para um amigo, responda essa pergunta, dentre outros CTAs.

Faça isso, tenha um seguidor muito mais engajado e pronto para comprar e divulgar sua academia.

12 – Faça colabs com outras marcas e criadores

Uma ótima estratégia para atrair novos seguidores e divulgar sua academia é a realização de colabs com outras marcas ou criadores de conteúdos.

Você pode fazer isso tanto através de conteúdos, criando conteúdos colaborativos, como stories, posts, lives, quanto por meio de ações de marketing em conjunto, como na divulgação de uma nova campanha, serviço ou ofertas.

Isso fará sua academia ser exposta para a audiência do perfil que você está fazendo a parceria, gerando mais atenção para sua rede através da exposição para novos usuários.

Agora está na hora de você começar a bombar as redes sociais da sua academia e começar a atrair mais pessoas e clientes, utilizando todas essas dicas e estratégias de marketing digital que você aprendeu.

Não perca tempo. Comece agora mesmo a colocar em prática essas estratégias para ver decolar os resultados do seu negócio.

E, claro, se você precisa de um parceiro para te ajudar nesse e em outros desafios de gestão do seu negócio fitness, você pode contar com o sistema Pacto. Fale agora gratuitamente com um especialista e descubra como podemos ajudar você a performar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: