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Coloque em prática 5 estratégias para sua academia vender mais na Black Friday, aumentar a retenção tirar o caixa do sufoco nos meses de maior evasão do ano (novembro e dezembro).

Para aumentar suas visitas e conversões nesta época do ano, a dica é aderir à tradicional campanha de Black Friday, na última sexta-feira do mês de Novembro. Mas se mesmo assim você ainda tem aversão à data, saiba que embora seja uma cultura importada dos EUA, o público no Brasil já está ávido pelas promoções. Então não dá pra ficar de fora, viu?!

Mas para que a campanha tenha um ótimo resultado você deve observar a regra dos 3 Sensos:

Senso de Urgência

Você precisa usar essa promoção de maneira rígida, ou seja, é só um dia!

Senso de Escassez

Número de planos limitados.

Senso de Exclusividade

Para novos alunos e rematrículas.

Por favor, aqui vai um pedido de coração, não faça BLACK WEEK, BLACK NOVEMBER. Se quiser estender a promoção por mais tempo então use outro nome. A BLACK FRIDAY é apenas um dia, só na última sexta-feira de novembro e os descontos devem ser realmente convidativos. Agora veja os passos básicos para ter sucesso com a sua campanha:

Passo 1: Faça uma promessa irresistível

O seu desconto deve ser real, afinal você não deseja que sua marca seja associada a famosa piada “black fraude”, não é mesmo? Então realmente ofereça uma condição especialíssima neste dia único de ofertas. Aproveite para mostrar benefícios além de desconto. Crie argumentos sempre com início, meio e fim, entregando de fato ao seu aluno o resultado esperado, a palavra de ordem aqui é COMPROMISSO. Desafios de verão são excelentes pedidas nesse momento também. Outra campanha atemporal que pode ser explorada aqui são planos do tipo compre 12 treine 15.

Veja algumas dicas que podem te ajudar na criação dessas propostas:

  • Descontos Substanciais: Os consumidores esperam descontos significativos durante a Black Friday, muitas vezes superiores a 50% ou mais. Quanto maior o desconto, mais provável é que as pessoas se sintam motivadas a comprar;
  • Ofertas Especiais: Além de descontos diretos, considere oferecer ofertas especiais, como “compre um, leve outro” ou “leve um brinde com sua compra”. Essas promoções podem aumentar o valor percebido da oferta;
  • Combos e Pacotes: Oferecer pacotes de produtos a preços com desconto é uma estratégia eficaz. Os clientes adoram economizar comprando vários itens juntos;
  • Pré-Black Friday: Muitas empresas começam a oferecer descontos antes mesmo da data oficial da Black Friday. Isso cria antecipação e atrai clientes que desejam aproveitar as promoções mais cedo;
  • Transparência e Honestidade: Certifique-se de ser transparente sobre os preços originais e os descontos oferecidos. Os consumidores valorizam a honestidade e ficarão mais propensos a comprar se sentirem que estão recebendo um negócio real;
  • Segmentação de Clientes: Considere segmentar suas promoções para diferentes grupos de clientes. Alguns podem estar interessados em descontos específicos, enquanto outros podem preferir promoções de frete grátis ou brindes;
  • Lançamento de Produtos Novos: Se você estiver lançando novos produtos ou coleções, a Black Friday é um excelente momento para introduzi-los com descontos atrativos. Isso gera entusiasmo e incentiva os clientes a experimentar suas novidades.

Passo 2: Comunique sua ação com antecedência

O mês de novembro já começou e você também pode começar a comunicar sua campanha. Aproveite para gerar expectativa em torno da sua promoção e vá revelando as informações aos poucos. Um simples cronograma de lançamento é soltar algumas peças teasers falando sobre a data. Como exemplo, você pode utilizar argumentos ao estilo “A Black Friday vem aí – aproveite uma promoção exclusiva. Aguarde”, anunciando que seus clientes não perdem por esperar. Depois disso, o próximo passo é comunicar a oferta. Como a Black Friday sempre cai na última sexta-feira de novembro, já comece na segunda-feira divulgando a condição especial, reforçando que os descontos estarão disponíveis apenas no dia.

No sistema para academias Pacto você encontra uma ferramenta completa para o envio de e-mail marketing e mensagens automatizadas para informar alunos, visitantes e ex-alunos sobre as suas promoções. Clique aqui para saber mais e falar com um especialista.

Passo 3: Entregue um atendimento de excelência

Se você já fez alguma campanha de Black Friday sabe que a procura no balcão da academia aumenta e muito no dia. Sendo assim, prepare seu time com antecedência. O ideal é que você já reúna toda a sua equipe (consultores, professores, recepcionistas) e revele como serão as etapas de comunicação da promoção e também estabeleça metas de atuação de cada um no processo.

Ao instruir o seu pessoal você minimiza o risco de algum colaborador não conseguir passar as informações corretas quando solicitado. Já para o dia da promoção, crie meios de dar mais agilidade aos atendimentos no balcão, para que não haja grandes filas de espera, nem insatisfação por parte dos clientes que desejarem participar.

Você pode usar uma ferramenta de chatbot como o GymBot, que ajudará numa resposta mais rápida para as necessidades mais urgentes dos seus clientes e também contar com o CRM do sistema para academias Pacto para gerenciar os contatos que precisam ser realizados em seu negócio fitness.

Aproveite também para unir todo o seu time no propósito da Black Friday, que tal se todos vestirem preto nesse dia?

Passo 4: Acompanhe os Resultados e Aprenda com Eles

Após a Black Friday, analise os resultados de suas promoções. Identifique o que funcionou e o que não funcionou. Use essas informações para aprimorar suas estratégias no próximo ano. O aprendizado contínuo é essencial para o sucesso a longo prazo.

Veja agora as 5 estratégias para sua academia vender mais na Black Friday

Lembre-se: antes de lançar essas promoções, não deixe de fazer as contas sobre o seu ticket médio para saber qual o real impacto no seu caixa (não queremos ter prejuízo, não é mesmo?). Calcule também quantos novos alunos seu salão de musculação comporta.

Escolha entre as 5 estratégias (ou mescle as opções, por exemplo uma para novos alunos e outra para renovação dos atuais) e monte sua BLACK FRIDAY com ofertas exclusivas. Não deixe de pensar no perfil do seu público:

#01: Desconto no 1º mês (Ex.: 1ª parcela a R$ 19,90 + 11x do valor normal ) Você pode também mudar a duração dos planos para 4/6/9 meses.

#02: Experimente 30 dias com até 80% de desconto válida apenas para novos clientes (não vale atuais clientes, nem clientes antigos) com o objetivo de gerar experimentação. Se sua academia inaugurou a menos de 6 meses essa não é uma opção ideal. Escolha agregar serviços (pacote de Avaliação Física + Parceria com Nutricionista, por exemplo) e não mexer tanto no preço.

#03: Desconto no mensal caso o aluno renove até a data de vencimento todo mês A ideia é você oferecer o plano mensal no mesmo valor do anual com a condição de que o aluno renove a mensalidade até a data de vencimento, ou seja, muitas pessoas querem treinar na sua academia, mas não possuem cheque ou limite no cartão de crédito, então, ofereça essa vantagem para trazer essas pessoas pagando o valor promocional do seu plano anual desde que pague em dia!

#04: Promoção 2 por 1 – a estratégia é 2 alunos = 1 mensalidade, nos 3 primeiros meses (ou apenas no 1º mês, a escolha é sua!).

#05: Leve o plano anual e ganhe 3 meses! aqui você pode conceder 3 meses para o aluno que renovar o plano anual. Outra ideia é conceder 2 meses para a pessoa que adquiriu o plano e 1 mês de bônus para um amigo. Assim você trabalha fidelização e experimentação ao mesmo tempo (lembre-se de excluir a possibilidade de férias desse pacote).

Leia mais:
Aumente as vendas da sua academia com um passo simples
Como entrar na guerra de preço sem se rebaixar?
6 dicas para chamar atenção de quem não pratica exercícios

#DicaBônus para sua academia vender mais na Black Friday

Se você desejar que sua campanha de Black Friday chame ainda mais atenção do que a concorrência, inove no nome da campanha! Faça novas combinações, como Black Fitness, Black GYM, Black Energy, Black Act, ou ainda, mescle com o nome da sua academia (só tome cuidado com a sonoridade para não criar um nome “over”). Essa é uma maneira de ser criativo e criar uma campanha ex-clu-si-va para sua academia.

Lembre-se:

Campanhas como a Black Friday têm um potencial enorme de gerar um marketing boca a boca para a sua academia, studio ou box, além de reforçarem o senso de satisfação dos clientes, fortalecem a prova social (isso acontece quando clientes atestam a qualidade e relevância do seu negócio).

Gostou? Com essas dicas preciosas você já pode criar uma campanha exclusiva para vender mais nesta Black Friday. Aproveite a oportunidade! (Depois conta pra gente o resultado!) 😉

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