Coronavírus: 5 dicas para superar a crise na sua academia

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A pandemia do coronavírus atingiu o mundo afetando toda a economia. Os governos tiveram que tomar decisões rápidas para evitar ao máximo o colapso de todo o sistema. No Brasil, várias foram as ações foram realizadas para ajudar as empresas a manterem a operação mesmo estando fechadas.

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Como agir diante deste cenário, uma vez que as academias estão fechadas no período de quarentena?  Listamos algumas dicas emergenciais para você adotar na gestão do seu negócio nesse momento crítico:

1- Negocie

Em tempos difíceis, reduzir ao máximo as despesas é a palavra de ordem. Tente negociar seus contratos o quanto puder: aluguel, fornecedores, entre outros. Todos estão passando pela mesma situação, então a negociação é a melhor saída para conter os gastos.

Dê prioridade às despesas mais essenciais que sua academia não pode ficar sem mesmo em tempos de crise. Contas como energia, água e telefonia não poderão ser cortadas neste período por determinação da Anatel, o que significa que as faturas continuarão sendo processadas, mas sem cobranças de multa por atrasos no pagamento.

2- Acompanhe a legislação

Esteja atento para novas legislações tributárias e trabalhistas editadas para que as relações entre empregador e funcionário neste período sejam mais flexíveis.  Muitas regras presentes na CLT, por exemplo, podem ser editadas por meio de convenção coletiva entre os sindicatos da categoria, contribuindo para que a lei atenda aos interesses de ambas as partes.

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3- Continue se relacionando

O momento também pede que você esteja ainda mais ao lado dos seus alunos. Mantenha contato periódico com seus clientes, estreitando o relacionamento e mostrando que você também se preocupa com o que ele está enfrentando.

Oferecer alternativas para que eles continuem treinando em casa por meio de um aplicativo de treino é uma ótima saída. A Pacto Soluções está com o aplicativo Treino com 6 meses grátis tanto para clientes quanto para não clientes. O aplicativo possibilita que seus professores prescrevam treinos e acompanhem seus alunos de perto, além de várias outras funções que os alunos podem ter acesso como nutrição e conteúdos sobre o estilo de vida saudável.

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Veja também:
Coronavírus: Legislação e Direitos Trabalhistas – Consequências no mercado fitness
Como usar a sazonalidade a favor do financeiro da sua academia? (Infográfico)

4- Contrato Academia x Aluno

E se o aluno quiser cancelar? Como proceder?

É recomendável que você negocie com o seu aluno. Qual é uma boa forma de negociar? Abra o jogo. Mande mensagem ou ligue, e conte um pouco sobre o que você está passando sendo bem verdadeiro. Existem casos em que os alunos têm entendido e mantido o plano, mas se ele quiser cancelar, será um direito dele.

De acordo com o advogado Leonardo Tavares, em seu entendimento, o cancelamento pelo menos no período de até 30 a 40 dias, deve ser cobrada a multa se estiver previsto em contrato. Porque neste caso o contrato estaria válido, considerando que seu negócio foi obrigado a fechar pelo decreto do governo, a multa seria válida. Se quiser rescindir, a multa deverá ser paga.

Mas se ele não quiser rescindir mas quiser suspender os pagamentos, também é possível. Você também pode incentivar o aluno a continuar pagando e depois colocar como crédito os dias parados. Por isso é importante negociar!

5- Estude 

O comportamento da grande maioria das pessoas não será o mesmo depois desta crise, por isso, aproveite o período em que estiver parado para estudar novas estratégias para conquistar novos clientes e manter os que você já tem, principalmente no que se refere à fidelização.

É hora de olhar para o negócio como um todo, fazer as melhorias necessárias e traçar estratégias de negócio para estar preparado às novas demandas do mercado que surgirem.

2 comentários
  1. BOM DIA ! TUDO BEM ? ADOREI AS INFORMAÇÕES POIS ESTOU FAZENDO OS CÁLCULOS E ANALISE FINANCEIRO ALÉM DE ESTRATÉGIA EM BASE DAS SUAS ORIENTAÇÕES , POIS ME AJUDOU MUITO PARA MIN MANTER A ESTRUTURA DA MINHA ACADEMIA NESSE MOMENTO DE INSTABILIDADE . QUE DEUS TE ABENÇOE.

    1. Ficamos felizes em ajudar Douglas. Neste momento estamos unidos aos nossos clientes e ao mercado para oferecer apoio e soluções para reduzir os impactos dessa situação única.
      Um abraço, que você e sua família estejam bem e com saúde.
      Obrigado pela visita.

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