Toda empresa precisa gerar leads para sobreviver no mercado. De forma resumida, podemos dizer que leads são pessoas que possuem interesse nos produtos e serviços oferecidos pela sua marca. Pois saiba que você pode conquistar mais leads para academia. Saiba mais.

Leads para academias

No caso das academias, os leads são os potenciais alunos, que entram no site ou vão ao estabelecimento perguntar quais são as atividades oferecidas e os horários delas, por exemplo. Para conquistar mais leads e ter mais sucesso, existe o follow-up, uma técnica de vendas que sugere o acompanhamento do potencial cliente.

Mas como o follow-up pode ser aplicado na sua academia? Entenda melhor e conheça 9 dicas que vão ajudá-lo a fazer um follow-up eficiente.

O que é follow-up?

Tendo uma academia, você sabe que o seu negócio só sobrevive se tiver clientes, ou seja, alunos. No entanto, um dos grandes problemas desse negócio é a desistência dos matriculados, já que é bastante comum que alguém comece a fazer academia e desista depois de um mês ou pouco mais. Então, o que fazer para atrair mais alunos e continuar tendo lucratividade?

A resposta é o follow-up dos interessados em ingressar na sua academia. Por meio dessa técnica, a empresa entra em contato com um lead ou até mesmo com uma pessoa que já é cliente, mas não consome o produto/serviço da empresa há algum tempo. No caso de uma academia, você pode fazer o follow-up tanto para aquela pessoa que ligou ou mandou e-mail perguntando sobre os horários das aulas quanto para aquele aluno que começou a malhar, mas está faltando há algum tempo (o que indica uma possível desistência).

Por que é importante realizar o follow-up para o seu negócio?

O follow-up é uma técnica essencial para o seu negócio, já que, a partir dessa estratégia, você poderá identificar quais as demandas e as necessidades dos leads, oferecendo a eles o que é necessário para que se matriculem e mantenham-se inscritos na academia. O resultado disso é ganho de competitividade e de lucros, além de também existir a possibilidade de aumentar o ticket médio e outros indicadores. Aliás, pesquisas realizadas em academias dos Estados Unidos apontam que o ato de nutrir os leads e fazer o follow-up aumenta em até 47% o total de compras desses alunos, em outras palavras, o ticket médio tende a se elevar.

Assim, se a sua ideia é conseguir fechar mais contratos, o follow-up é imprescindível. No entanto, é preciso saber que o follow-up é um trabalho de longo prazo e não se pode desistir diante do primeiro obstáculo.

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Dicas de follow-up para leads e clientes da sua academia

1. Estabeleça o primeiro contato

Para fazer o follow-up, o primeiro passo é entrar em contato com o lead ou o cliente e estabelecer uma comunicação. Mostre que ele é importante e que você vai ligar e por que vai ligar. Alguns dos motivos que podem ser usados são uma promoção ou desconto, uma degustação de uma aula especial ou uma novidade em primeira mão.

2. Defina um plano

A estratégia de follow-up deve ser estabelecida logo no primeiro contato com o lead, que é a fase de prospecção. Nesse momento, é possível saber o que esse lead espera, quais são suas expectativas, seus desejos e demandas. Por exemplo, quais aulas espera fazer na academia, se o foco está na musculação ou em exercícios aeróbicos etc. Também é importante observar quando deverá ser realizado o próximo contato. Ou seja, se o lead informa que só vai começar a fazer academia após o carnaval, esse é o momento que você deve entrar em contato com ele novamente. Caso o lead não dê essa dica, o ideal é perguntar.

3. Nutra os leads

Os leads devem ser nutridos para estarem sempre atualizados sobre como a academia funciona e de que maneira ela pode ajudá-los a atingir seus objetivos (melhorar a forma física, o bem-estar, diminuir as dores no corpo, ter mais qualidade de vida etc.). Por isso, o site da academia deve conter diversos conteúdos que atraiam o lead para a empresa. Assim, é possível inserir cases, pesquisas, blog posts, e-books e uma série de outros tipos de conteúdo.

Também é importante intercalar e-mails e ligações, evitando tornar-se repetitivo, mas mostrando ao lead que o seu objetivo é fazê-lo ter sucesso em sua empreitada.

4. Convide o lead a conhecer a academia

A chance de o lead se tornar um cliente e se matricular na academia aumenta se você convidá-lo a conhecer o estabelecimento. Mostrar os equipamentos, a qualidade deles, a quantidade de halteres e barras, as salas destinadas a outras atividades, o total de esteiras e elípticos é uma boa oportunidade de conquistar o lead.

5. Ofereça uma aula gratuita

Se o lead conheceu a academia e gostou do ambiente, convide-o a fazer uma aula gratuita. Para que ele se sinta melhor, você pode indicar uma aula em grupo ou oferecer a possibilidade de o lead convidar um amigo. Quem sabe, você conquista não apenas um, mas dois clientes.

6. Conheça os leads

Evite falar muito ao entrar em contato com o lead. É melhor fazer mais perguntas, tentando entender o que ele deseja, quais são seus objetivos e metas ao entrar em uma academia. Assim, será mais fácil oferecer exatamente o que ele quer.

7. Preocupe-se com a satisfação do cliente

O follow-up não deve focar-se somente na oferta de produtos e serviços, mas também verificar se o cliente está satisfeito com o serviço. Nesse caso, a técnica é parecida com o pós-venda, ou seja, a empresa entra em contato para saber tem algo que poderia ser melhorado e verificar se as expectativas do cliente foram atendidas.

8. Permaneça fazendo o follow-up

O momento certo de parar de fazer o follow-up é quando o cliente pede. Do contrário, deve-se continuar acompanhando-o, oferecendo informações interessantes e possibilidades de fechar negócio.

9. Use um software de gestão

Utilize a tecnologia a seu favor. Com a adoção de um software de gestão para academias, você  poderá controlar melhor os dados dos seus clientes, as estatísticas do seu negócio e saber quando um aluno está faltando bastante. Assim, o follow-up torna-se mais fácil de ser realizado, porque todos os dados estão sempre à mão.

Seguindo essas 9 dicas, você conseguirá fazer um follow-up mais eficiente, tendo mais vendas e bons resultados para o seu negócio. Gostou de ver como o follow-up ajuda a conquistar leads para a sua academia? Então, deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

2 comentários
  1. Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

    1. Olá Hermes, claro. Você é dono ou gestor de academia, estúdio personal ou box CrossFit? Todas as dicas citadas aqui nesta matéria são válidas.
      Obrigado pela audiência.
      #AGenteSeEnvolve

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