CRM para academia: tecnologia que fortalece laços e fideliza clientes

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Como fidelizar clientes e estreitar laços com o CRM para academia? O cliente é o foco principal de uma empresa! Sem ele, não existem vendas, não existe lucro, não existe negócio. E, no mundo de hoje, eles exigem muito mais do que apenas um produto ou serviço, sua demanda é o atendimento de excelência.

Por isso, todo gestor precisa usar a tecnologia a seu favor, com soluções rápidas, modernas e especializadas.

CRM para academia

Para as academias, ter uma estratégia focada em CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, em português) é essencial, pois os usuários necessitam acompanhamento constante para que fiquem satisfeitos e permaneçam clientes fiéis. Mas como é possível ter a dedicação necessária a tantos alunos, captar clientes potenciais e administrar a estrutura interna da sua academia?

A resposta está na tecnologia. Neste post, vamos mostrar a importância de utilizar sistemas de CRM na sua academia!

Vantagens de fazer CRM

O relacionamento entre a academia e seus alunos deve ser o mais próximo possível. O cliente deve sentir-se seguro para assinar um plano, começar os treinos e seguir as recomendações repassadas pelos profissionais.

Mas como o processo de fidelização do cliente pode ser implantado? A partir da adoção de um sistema CRM. A ideia do CRM é coletar dados, integrar as áreas de marketing, vendas e serviços e trabalhar para atender às necessidades do cliente.

Para fazer isso, todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o atendimento devem estar comprometidas com a meta de satisfazer o cliente. Portanto, muito mais do que uma estratégia, podemos dizer que o CRM é uma cultura, que deve ser repassada a todos os funcionários e colaboradores da equipe da academia.

Vá além da comunicação, construa relacionamento

Além do atendimento aos alunos, o sistema de CRM também auxilia a organização das informações. Na verdade, a tecnologia automatiza esse processo, que se torna simples, completo e centralizado, disponível e atualizado para todos os envolvidos, facilitando a tarefa de acompanhamento pelo gestor.

É importante ressaltar, porém, que apenas ter o sistema de CRM não é suficiente. Apesar do sistema gerar os dados necessários à tomada de decisão, cabe ao gestor interpretá-los corretamente, compreendendo quais são os pontos fracos e realizando o planejamento de forma a obter resultados ótimos.

Assim, o CRM ajuda a conhecer os hábitos e o comportamento dos clientes, suas expectativas e suas reclamações. Além disso, é útil para planejar campanhas bem como para aprimorar o processo de marketing e vendas da academia.

Algumas ações que podem ser feitas com base no CRM e que permitem estreitar os laços com o cliente são: envio de e-mails de aniversário e promoções, contato para tirar dúvidas ou realizar o acompanhamento de clientes que estão ausentes da academia, atendimento personalizado entre professor e aluno, entre outros.

Leia mais:
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Como fidelizar o cliente no pós venda da sua academia?

CRM Social

Um dos meios mais utilizados para difusão de opinião são as redes sociais. Por isso, o CRM social é uma forma de relacionamento com o cliente concentrada na web. Atendimento, solução de problemas, divulgação de promoções e recebimento de feedback são algumas ações que podem ser realizadas por meio de redes sociais.


PACTO CRM para sua academia

O PACTO CRM foi desenvolvido especialmente para auxiliar a gestão de relacionamento das academias. Dentro do software, é possível encontrar diversos itens direcionados a fidelização e vendas. Confira alguns:

  • Metas de relacionamento: baseando-se nos dados que gera, o sistema indica automaticamente quais alunos precisam ser comunicados para manter um bom relacionamento com eles.
  • Índice de retenção e grupo de risco: enquanto o primeiro mostra a porcentagem de alunos que começam a fazer academia e permanecem, o segundo mostra os alunos que sua academia está prestes a perder.
  • Mobilidade: pelo sistema, o aluno consegue acessar o seu treino pelo dispositivo móvel. Assim, pode verificar o treino em qualquer momento e em qualquer lugar.
  • Agenda: professor e aluno compartilham a agenda, o que permite mais sincronia entre eles.
  • Notificações: o sistema notifica o professor sempre que ele precisa entrar em contato com algum aluno, parabenizar pelo aniversário ou mesmo revisar o treino repassado.
  • Integração com o Whatsapp Web (1º sistema do mercado fitness a fazer esta integração): Em poucos cliques seus consultores e professores se conectam ao seu aluno, através do WhatsApp Web, para uma comunicação mais direta e assertiva. E o recurso é válido tanto para a versão pessoal, quanto para a nova versão Business! Saiba mais aqui.

Tibério Lemes Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções
Tibério Lemes Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções

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