Gestores de academias, estúdios, clubes e escolas já não podem basear-se apenas nas habilidades dos funcionários para garantir a eficiência da gestão do empreendimento. A Gestão Financeira para Academia é um jeito inteligente de alcançar o sucesso. Com uma solução informatizada e confiável, é possível analisar a empresa de maneira sistêmica, abrangendo desde ferramentas de gestão interna ao relacionamento direto com os clientes.

Neste artigo, falaremos sobre como perceber se a gestão da academia têm falhas e como uma solução tecnológica pode auxiliar o gestor a aprimorar o andamento do empreendimento. No entanto, é fundamental mencionar que soluções informatizadas podem ser vantajosas para todos, esteja o seu negócio estável ou não. O bom gestor é proativo, evitando os problemas e dando um passo à frente da concorrência.

A importância da gestão financeira em academias

Já no planejamento inicial, a estratégia da academia nos primeiros anos deve ser descrita em detalhes. Com a estratégia definida, a obtenção, utilização e controle de recursos financeiros e humanos tornam-se fluidos e precisos. Isso garante a estabilidade das operações da empresa e a rentabilidade (ROI) esperada.

Deve-se evitar cometer os erros mais comuns, que estão relacionados a tributos, formas de financiamento e formação de preços de vendas. Esses itens representam problemas que não surgem imediatamente, mas sim com o passar do tempo. É possível evitar isso ficando de olho em alguns detalhes.

Como perceber que sua academia precisa melhorar a gestão

A simples análise da conta do banco não é suficiente para identificar os problemas financeiros de uma academia. O gestor deve ficar atento a indícios de obstáculos, quedas e perdas, ou pelo menos saber por onde começar a procurar as inconsistências no empreendimento.

Essa investigação deve começar por uma análise vertical, que revela os números reais de gastos e despesas da academia. Em seguida, é fundamental observar se a academia não está trocando seu lucro por descontos. É óbvio que um negócio precisa de clientes, mas dar imensos descontos apenas para mantê-los não adianta a longo prazo.

Por fim, deve-se ficar atento ao índice de vendas, renovação e rotatividade. Caso esteja desequilibrado, alguma coisa não está funcionando como deveria, podendo ser insatisfação dos clientes com as aulas, profissionais desqualificados ou gestão ineficiente.

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Como a tecnologia pode auxiliar o gestor de academias

Com uma solução informatizada de gestão, ocorre um controle de acesso à academia mais eficiente, um acompanhamento dos indicadores referentes a tendências e investimentos, a possibilidade de aumento das vendas online e um melhor controle financeiro.

Esse conjunto de facilidades, além de auxiliar o gestor, transmite ao cliente um senso de profissionalismo e dedicação mais forte por parte da academia, ao mesmo tempo em que torna a realização do gerenciamento mais conveniente (como o acesso por dispositivos móveis e a estimulação das vendas por diversos canais).

O sistema ideal, além dessas funcionalidades, possui utilização intuitiva, encontra-se na nuvem (disponível em qualquer lugar e para qualquer dispositivo), abrange diversas filiais, se necessário, e geram relatórios completos e de fácil compreensão. Fique atento a esses itens quando for escolher o seu.

Para auxiliar o gestor, a Pacto oferece soluções informatizadas para academias, clubes, estúdios e escolas. Com elas, o gestor conta com a compatibilidade com dispositivos móveis e sistemas integrados, além de oferecer suporte eficiente aos clientes e tornar a tomada de decisões mais efetiva com ferramentas de Business Intelligence (BI).


Além de facilitar seu trabalho como gestor, os sistemas podem ainda aumentar o número de clientes de sua empresa, trazendo mais satisfação para os usuários e para os negócios!

Tibério Lemes
Autor

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


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