Blog da Pacto | Sistema para Academia
  • O que você deseja aprender hoje?
    • Gestão de Academia
    • Marketing e Vendas
    • Gestão de Treinos
    • Fidelização e Retenção
    • Otimizar o Financeiro
  • Conheça o Sistema
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • YouTube

Como usar email marketing para academia? Veja 9 dicas para alavancar resultados

5 Mins de Leitura
Compartilhe
Share on Facebook Share on Twitter Pinterest Email

Vale a pena usar email marketing para academia? Sabe-se que o email marketing é uma ferramenta muito eficaz quando bem utilizada. Em pesquisa realizada pela Serasa Experian a respeito da Performance nos Canais Digitais, constatou-se que o email é utilizado por 90% das empresas e traz um bom retorno sobre o investimento, sendo que 65% dos empreendedores pretendem continuar a utilizar essa técnica para vendas e conquista de clientes.

Mas como usar o email marketing na sua academia? Veja algumas dicas.

Para as academias, o email marketing é uma ferramenta bastante útil, porque é uma ótima forma de entrar em contato com os alunos e informar sobre novos cursos, novos horários, promoções de pacotes e outras ofertas.

Mas, para obter resultados concretos com essa estratégia, é preciso saber utilizá-la. Confira a seguir algumas dicas que todo gestor deve seguir:

1. Coletar dados

Uma das grandes vantagens do email marketing é o fato de que a mensagem está sendo encaminhada para pessoas que realmente se interessam pelo conteúdo. Assim, a chance de sucesso é maior. Por isso, a sua equipe deve estar treinada para coletar os dados dos clientes, organizá-los e usá-los de forma a despertar o interesse dos usuários:

1. Peça ao aluno para preencher um formulário curto sobre seus maiores interesses no momento em que ele se registrar na academia

2. Disponibilize enquetes no site ou aplicativo da empresa.

3. Deixe um formulário na recepção e pergunte se os alunos gostariam de receber atualizações sobre a academia.

2. Possuir um bom prestador de serviço de email

Ter um prestador de serviço de e-mail confiável é fundamental para facilitar e tornar mais eficiente o envio do e-mail marketing. Além disso, um bom prestador garante que as leis anti-spam sejam seguidas.

Também existem prestadores de serviços que fornecem relatórios para acompanhar o desempenho da campanha de email marketing. Assim, é possível identificar os melhores dias e horários para enviar mensagens, quais mensagens foram abertas, etc.

Leia mais:
Indicadores da academia: como os KPIs podem ajudar a medir os resultados  negócio

3. Ser objetivo

Um dos grandes erros do email marketing é a inserção de uma série de informações logo no primeiro email. É mais indicado optar por um único objetivo, inserindo uma informação por vez. Por isso, prefira deixar a mensagem com um layout simples e com uma mensagem breve.

Outro ponto importante a considerar é que deve ser inserido uma call-to-action, ou seja, uma chamada para que o aluno realize uma ação. Assim, se o e-mail for relativo a uma aula nova, coloque um link para a inscrição.

4. Permitir o cancelamento dos envios

Respeite os clientes que desejam cancelar os envios. Obrigar o aluno a receber uma mensagem que não quer tem um impacto negativo – e ele poderá até mesmo desistir de frequentar sua academia.

5. Acompanhar os resultados

Como em qualquer ação de gestão, é necessário acompanhar os resultados. Nesse caso, é preciso verificar o retorno sobre o investimento, identificando futuras ações que podem ser implementadas. Assim, três índices devem ser acompanhados.

Taxa de abertura: Indica o percentual de pessoas que abriram o email. O cálculo é feito pelo total de alunos que abriram o email dividido pela quantidade de emails enviados. O recomendado é atingir 20%.

Taxa de cliques (CTR): É o percentual de pessoas que clicaram e atingiram o propósito do email. O propósito do email pode ser, por exemplo, clicar em um botão de “Inscreva-se”. Um bom índice gira em torno de 2% a 3%.

Opt out: Vale a pena saber quantas pessoas cancelaram o recebimento de emails e o motivo, assim, é possível descobrir se a comunicação ocorre com muita frequência ou se as informações são pouco interessantes. Qualquer valor acima de 1% deve ser avaliado e a estratégia, repensada.

6. Segmentar clientes

O email marketing requer a criação de um banco de dados. Então, aproveite essas informações para segmentar os clientes de acordo com o perfil que possuem. Algumas formas de segmentação são sociodemográfica (idade, sexo, estado civil etc.), geográfica (região ou bairro em que mora), grupos de interesse, data de assinatura, entre outros.


7. Criar um assunto eficiente

Um dos quesitos principais para que um email seja aberto é o assunto que traz. Criar um título assertivo (o campo “Assunto” do email) é fundamental para aumentar a taxa de abertura da mensagem. Nesse sentido, os títulos mais eficientes estão de acordo com as seguintes dicas:

  • Dizer o que a mensagem traz.
  • Criar o título como uma lista (por exemplo, as 10 promoções do dia).
  • Fazer uma pergunta.
  • Ser claro e objetivo.
  • Ser verdadeiro.
  • Mencionar oportunidades (por exemplo, dizendo que a promoção vale apenas por determinado período de tempo).
  • Aproveitar novidades.
  • Oferecer gratuidade (no entanto, é preferível não usar a palavra grátis para que o e-mail não caia na caixa de spam. Por exemplo: “não cobramos taxa de inscrição” em vez de “taxa de inscrição grátis”).
  • Usar uma linguagem pessoal, como se estivesse conversando com o usuário.

8. Principais ferramentas

As principais ferramentas disponíveis no mercado, que tem alta entregabilidade dos e-mails e excelente custo-benefício, são:
1) Lead Lovers
2) RD Station
3) Locaweb
4) Mail Chimp (este com painel apenas em inglês)
5) Get Response

9. Usar um software de gestão

Usar um software de gestão voltado para academias auxilia muito o email marketing desse tipo de negócio. Além de oferecer os dados dos clientes de forma rápida e eficaz, o sistema também ajuda a obter outras estatísticas, que podem ser usadas como tópicos das mensagens. Por exemplo, se o índice de faltas está alto, é possível pensar em e-mails que ajudem a motivar os alunos, mostrando os efeitos positivos dos exercícios frequentes.

Dessa forma, você terá mais sucesso com o e-mail marketing para a sua academia, fidelizando os clientes, que passarão a enxergar o seu negócio como uma referência ao falar em estilo de vida saudável e bem-estar.

Tibério Lemes
Autor Tibério Lemes

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

  • Website
Artigo Anterior

Excel VS Software: o que é melhor para a gestão de academia?

5 Mins de Leitura
Próximo artigo

Gestão financeira para academia: um jeito inteligente de alcançar o sucesso

4 Mins de Leitura

Veja também

ihrsa-global-report-2020-mercado-fitness-brasil-2020

O mercado fitness no Brasil segundo o Report Global IHRSA 2020

23 de novembro de 2020
Lei geral de proteção de dados

LGPD: tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa

27 de outubro de 2020
Como-conquistar-a-posicao-numero-1-na-mente-do-seu-cliente

Como conquistar a posição nº1 na mente do seu cliente?

16 de setembro de 2020

4 Comentários

  1. Avatar
    Rael 1 ano atrás Responder

    Gostei das dicas! Embora seja de outro segmento (trabalho com redes de proteção) vejo que essas dicas podem ser usadas para outras áreas, e como foram explicadas de forma clara e prática, consigo adequar para a minha empresa, mesmo não atuando no ramo de academias.
    Ótimo conteúdo, parabéns pelo blog de qualidade! Muito sucesso.

    • Tibério Lemes
      Tibério Lemes Artigos do Autor 1 ano atrás Responder

      Ficamos felizes em ajudar.
      Obrigado pela visita.

  2. Avatar
    Agência TECHD 1 ano atrás Responder

    O segredo do e-mail marketing está no título. Se for algo que chama atenção, o usuário será tentado a abrir, para isso pode ser usado alguns gatilhos mentais como curiosidade e ganância. O texto deve trazer ao leitor uma conexão, por isso usar exemplos reais sobre o assunto, dados (gatilhos de especificidade) e outros elementos ajudam nesse ponto. É uma estratégia muito poderosa e que dá resultados!
    Parabéns pelas dicas, muito condizentes ao assunto.

    • Tibério Lemes
      Tibério Lemes Artigos do Autor 1 ano atrás Responder

      Valeu pela dica! Obrigado pela audiência.

Opine e enriqueça o debate Cancelar envio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Conheça nossa solução
  • Termos de Uso e Privacidade
  • Fale Conosco

© 2020 Pacto Soluções. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo

    Digite o que deseja buscar e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para sair.