Gestão de Academia: 5 vantagens em ter aulas coletivas na academia

3 min leitura

Descubra como ter Lucratividade em sua Academia

Se você resolver deixar de lado as aulas coletivas na academia, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de atrair clientes e lucrar.

Atualmente, muitas academias focam somente a musculação, assim, podem oferecer um preço mais baixo e precisam fazer menos investimentos, já que não há necessidade de tantos instrutores.

No entanto, essas empresas deixam de atender a um público sedento, que não está interessado na musculação — pelo menos não a princípio. Por isso, conheça as vantagens das aulas coletivas para as academias e perceba que vale muito a pena investir nessa modalidade.

Aulas coletivas

As aulas coletivas ou em grupo são aquelas ministradas por um professor e que contam com a participação de vários alunos ao mesmo tempo. Alguns exemplos são a zumba, danças em geral, lutas marciais etc.

Um problema que ocasiona a redução das aulas coletivas na academia é a falta de profissionais qualificados no mercado. Como são aulas bastante específicas, é mais complicado encontrar um professor que tenha conhecimento aprofundado e, claro, didática. Mas com certeza não é impossível, e a busca valerá a pena.

Um dos motivos é o fato de que as aulas coletivas voltaram a estar na moda nos últimos anos. Assim, enquanto a musculação tem um público cativo, as aulas coletivas têm outro e vêm conquistando cada vez mais pessoas.

Então, quais são as vantagens das aulas coletivas? Confira alguns benefícios a seguir.

1. Promover a socialização

As aulas coletivas são realizadas com um número maior de pessoas que estão fazendo a mesma atividade ao mesmo tempo. Diferentemente da musculação, em que diversas pessoas estão concentradas em seus equipamentos e exercícios e, por isso, acabam não interagindo, as aulas coletivas reforçam a socialização e proporcionam aos alunos a oportunidade de fazer novas amizades.

De que forma isso impacta o proprietário? É simples: redução da desistência. Estabelecendo relacionamentos, o aluno sente-se mais motivado para ir à aula e, quando falta, o colega pode entrar em contato e incetivá-lo a ir.

2. Atrair pessoas que não gostam da musculação

A musculação continua atraindo muita gente, especialmente quem quer esculpir um corpo perfeito. Mas as aulas coletivas são mais animadas e trazem muito resultado positivo! Ou seja, quem acha que a musculação é algo chato e enfadonho vai se identificar com as aulas coletivas, que trazem mais variedade de movimentos e permitem mais contato com outras pessoas.

3. Diminuir o fluxo de pessoas nos equipamentos

Nos horários de pico, especialmente final da tarde e início da noite, as academias ficam cheias e é bem difícil encontrar um equipamento livre. É bastante comum que, nesses horários, os alunos fiquem esperando para fazer algum exercício, o que pode desmotivá-los. Com as aulas coletivas na academia, você oferece a oportunidade de eles treinarem naquele período, mas não precisarem esperar por um equipamento. Quando saírem da aula, ficará mais fácil “puxar ferro”. Portanto, a ideia não é acabar com a musculação, mas sim oferecer outra opção para quem já está matriculado e precisa treinar no horário de pico.

4. Aproveitar espaços

Diversas aulas coletivas na academia podem ser ofertadas em um mesmo espaço. Isso reduz investimentos e representa economia para o empreendedor. Por exemplo, em uma mesma sala é possível oferecer aula de zumba, treinamento funcional, judô, karatê e até jump. Assim, o espaço torna-se bastante versátil, o que acaba sendo uma boa forma de conseguir lucrar mais, já que a sala de musculação não deve sofrer mudanças contínuas.

5. Diversificar treinos

A musculação faz bem para o corpo e para a alma e seus alunos parecem estar satisfeitos, certo? Mas você já pensou que, oferecendo aulas coletivas, possibilita uma maior diversificação de treinos e isso pode impactar positivamente nos resultados obtidos por esses alunos? Na verdade, as aulas coletivas podem ser encaradas como uma complementação de exercícios. De toda forma, oferecendo mais modalidades, a tendência é que o aluno matricule-se em mais de uma — e você vai ganhar com isso.


Leia mais:
Aumente a retenção da sua academia com eventos
5 dicas práticas para aumentar as vendas da sua academia

Cuidados com as aulas coletivas na academia

Depois de conhecer as vantagens, é preciso conhecer também os cuidados que se deve ter com as aulas coletivas. É importante fazer um bom gerenciamento de todo o processo para evitar problemas. Assim, a primeira questão a ser gerenciada é a estrutura. Uma sala específica deve ser designada para as aulas coletivas, sendo que ela deve ter um bom tamanho, ser ampla e não ter nenhum obstáculo no meio do caminho.

Em seguida, é preciso gerenciar os professores. Conforme afirmado, os instrutores precisam ser especialistas naquelas modalidades e pode ser difícil encontrar um profissional realmente bom. No entanto, é importante continuar buscando até achar aquele que se encaixa no perfil.

Com as aulas em andamento, o crescimento das turmas é consequência. Mas você precisa estar atento para não lotar a aula demais, porque isso pode causar problemas na movimentação e até acidentes entre os alunos. Por isso, é preciso compreender quantos alunos cabem no espaço disponível e limitar as vagas.

Por fim, devem-se testar os melhores horários de aplicação da modalidade. Uma ideia é pesquisar junto aos interessados quais são os horários que mais os agradam. Outra opção é montar a turma e, tendo reclamações, atender aos pedidos.

Para gerenciar todos esses quesitos, você também pode contar com um software de gestão para academias, como o ZW, que permite a gestão da parte financeira, de treinos, do administrativo, das vendas online e do relacionamento com os clientes em uma única plataforma. Assim, você pode gerenciar melhor as aulas coletivas e a academia como um todo.

Gostou das dicas? Que tal conhecer nossas soluções de gestão para academias? Acesse e saiba mais!

Tibério Lemes Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções
Tibério Lemes Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções
imagem-gestor-duvida2 ×

Como anda a gestão da sua academia?

Tenha uma visão clara e objetiva de todos os setores do seu negócio: Financeiro, Administrativo, Relacionamento, Marketing e outros.

FAÇA O DIAGNÓSTICO GRATUITO