Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Se você é dono de um negócio fitness, já conseguiu reparar que nos meses que antecedem o verão seu espaço fica mais cheio e quando chove ou as férias escolares estão acontecendo, ele fica mais vazio?

Datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal também movimentam o mercado, principalmente o varejo, onde as vendas do comércio aumentam significativamente.

E se você quer utilizar as várias datas comemorativas ao longo do ano para incrementar as vendas do seu negócio, separamos 8 dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Vem com a gente!

1 – Conheça o seu público-alvo

Você conhece as pessoas que frequentam o seu espaço? Fazer pesquisas com os alunos que contratam seus planos logo no início do contrato pode ser uma boa opção para conhecê-los.

Através de um sistema para academia como o sistema Pacto é possível criar pesquisas personalizadas para saber mais sobre o gênero, idade, objetivos e outros comportamentos dos seus alunos que podem te ajudar a identificar as datas mais importantes para eles e montar campanhas específicas.

Dados de publicações em redes sociais e de tráfego no seu site também podem ajudar, além de pesquisas de como o segmento funciona nessas datas.

2 – Planeje com antecedência

Escolher quais as datas fazem sentido para o seu negócio fitness e por quanto tempo você irá fazer a sua campanha é essencial depois de definir o seu público-alvo. Isso porque o planejamento não passa apenas pela definição da data, mas também por situações como o desconto ou brinde que será oferecido, preparação dos funcionários, ações de marketing e organização administrativa/financeira.

Para facilitar seu planejamento, você pode utilizar uma tabela como essa:

Mês Nome da ação Objetivo da ação Materiais Necessários Ações de Marketing Verba Disponível
01 Projeto Verão Divulgar descontos exclusivos para aumentar a quantidade de alunos que adquirem planos no começo do ano Adesivos, folder, artes para redes sociais e e-mail, banner de site, banner físico na porta da academia, mensagem via WhatsApp, camisetas. Divulgação nos espaços físicos da academia, uniformização dos colaboradores, publicações nas redes sociais, contato ativo com clientes, aulão especial, envio de e-mail marketing, criação de plano especial no Vendas Online e site. R$2.000,00

3 – Faça promoções especiais

Oferecer descontos ou brindes especiais de acordo com a época do ano pode ser uma boa ideia para utilizar a sazonalidade ao seu favor.

Por exemplo: pessoas que contratam um plano de inverno (nos meses com mais frio ou chuva) podem ganhar um desconto especial no pagamento ou um brinde que possa ser usado durante esse plano, como uma blusa de frio ou guarda-chuva.

4 – Organize eventos temáticos

Aulões com tema de carnaval, verão e dia das bruxas podem ser uma boa opção para quem quer atrair a atenção de novos alunos ou relacionar-se com os existentes. Além de conseguir apresentar a estrutura da sua academia e a forma como as suas aulas são oferecidas, você pode criar condições especiais para quem comprar um plano ou fizer rematrícula após o evento.

Aulas ao ar livre também são uma excelente opção para mostrar as atividades que o seu negócio oferece.

5 – Programas de incentivo

Que tal fazer um pequeno jogo com os seus alunos atuais e premiá-los por ações especiais como estar na academia nos dias de chuva, frequentar uma aula específica ao longo da semana ou participar de uma campanha de arrecadação de alimentos ou roupas?

Os pontos acumulados ao longo desse período podem ser convertidos em descontos ou brindes que façam sentido para os seus alunos, como algo que possa ser utilizado na renovação de um plano ou algum produto diferente que você ofereça como complemento em sua academia.

Lembrando que com o sistema para academia Pacto você consegue criar esse programa de incentivo e registrar os pontos dos seus alunos de acordo com os objetivos cumpridos por eles.

6 – Decoração

Decorar sua academia pode trazer um clima especial e deixar os seus alunos e colaboradores ainda mais engajados com as datas comemorativas do mês. Que tal pensar em algo especial para o carnaval com máscaras e itens coloridos ou bandeirinhas e uniformes diferenciados para as festas juninas?

Outros itens que você pode usar além da decoração são músicas temáticas e aromas específicos.

Mudar as cores da iluminação ou acrescentar itens específicos de cada época ajuda a trazer o clima festivo para sua academia

7 – Personalize seu marketing

A divulgação da sua academia é parte importante da estratégia de aquisição de novos alunos. E nas datas comemorativas, essas campanhas podem ser ainda mais personalizadas, tanto nas redes sociais quanto no seu ambiente físico.

Além das postagens e de itens físicos como cartazes e panfletos, você pode fazer e-mails marketing personalizados para a sua base de alunos, ex-alunos e interessados pelo seu produto.

Ações de relacionamento com empresas próximas da sua academia também podem ser uma boa opção, assim você consegue apresentar o seu negócio e oferecer condições específicas para o público desses locais.

8 – Faça parcerias

Parcerias são importantes em qualquer segmento, principalmente no mercado de academias. Você pode oferecer pacotes específicos para funcionários de empresas com descontos atrativos, serviços de outros profissionais como nutricionistas e fisioterapeutas e também descontos em produtos como roupas e suplementos.

Lembre-se que essas parcerias trazem o famoso “ganha-ganha”, onde não só você enquanto dono de uma academia tem vantagens, mas todas as outras pessoas que participam dessa parceria, sejam alunos, profissionais e outras empresas.

Principais datas comemorativas para fazer campanhas em sua academia ou negócio fitness

Mês Data Ação Materiais necessários
Fevereiro ou Março Carnaval Decorar a academia, criar uma playlist com marchinhas ou músicas dançantes, aulões temáticos, divulgação via WhatsApp e redes sociais, uniforme. Camisetas, itens de decoração, artes gráficas.
Março ou Abril Páscoa Aula de comidas saudáveis com nutricionista ou chefe de cozinha, desconto em restaurante, decoração da academia, divulgação via WhatsApp e redes sociais, distribuição de chocolate zero açúcar. Voucher de restaurantes, parceria com nutricionista ou chefe de cozinha, artes gráficas, item de decoração, compra de chocolates.
Junho e Julho Festa Junina Decoração do espaço com bandeirinhas, aulão temático, quadrilha coletiva, desconto especial, uniforme, divulgação via WhatsApp e redes sociais. Itens de decoração, uniforme (camiseta xadrez e chapéu de palha), animador, artes gráficas.
Janeiro e Julho Férias Criação de plano com desconto especial, sorteio de viagem para quem comprou/renovou o plano dentro dos meses, uniforme, divulgação via WhatsApp e redes sociais. Camisetas, parceria com agência de viagem, artes gráficas.
Outubro Dia das Crianças Decoração do espaço, aulão especial para crianças e adultos, divulgação via WhatsApp e redes sociais. Camisetas, itens de decoração, artes gráficas, parcerias com empresas como berçários e escolas de educação infantil.
Dezembro Natal e Réveillon Decoração do espaço, gravação de treinos em casa, uniforme, divulgação via WhatsApp e redes sociais. Camisetas, itens de decoração, artes gráficas, equipamento de gravação e iluminação.
Dezembro a Março Verão Divulgação nos espaços físicos da academia, uniformização dos colaboradores, publicações nas redes sociais, contato ativo com clientes, aulão especial, envio de e-mail marketing, criação de plano especial no Vendas Online e site. Adesivos, folder, artes para redes sociais e e-mail, banner de site, banner físico na porta da academia, mensagem via WhatsApp, camisetas.

E para te ajudar ainda mais, você pode ver esse bônus exclusivo com 32 ideias de marketing para academias.

Com o sistema para academia Pacto você consegue organizar as suas campanhas sazonais e ter ainda mais resultados durante todo o ano! Clique aqui para falar com um especialista e conhecer o ecossistema de soluções que vai mudar o seu negócio fitness.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: