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O ano de 2020 virou todo o mundo de cabeça para baixo com a pandemia do Coronavírus forçando os mercados a se reinventarem. O isolamento fez com que o meio digital ganhasse mais força, mas mesmo assim não foi o suficiente para impedir que muitos negócios fechassem suas portas.
Porém, no que diz respeito ao ano de 2019, o novo IHRSA Global Report 2020 aponta um dado interessante: o número de academias no Brasil que era de 34.509 unidades, caiu para 29.525, o que representa uma queda de 15%. Contudo, ainda continua sendo o segundo maior mercado em número de academias no mundo.
Se tratando de América Latina, o Brasil segue em primeiro lugar, com um mercado que acumula mais de $2.168.412 bilhões de dólares. Em 2018, o faturamento era de $2.100.000, o que significa que houve um crescimento de 3,2%.
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O país também continua ocupando o quarto lugar no ranking mundial de número de membros, com crescimento de brasileiros que frequentam academias, que antes eram 9,6 milhões, e agora atingimos a marca de 10.334.000 clientes, o que representa um crescimento de 7,6% comparado a 2018.
Também a nível global, o Brasil segue ocupando o terceiro lugar em número de receita, o que mostra que mesmo com queda no número de academias, o mercado continua estável.
Mesmo com a queda no número de academias em 2019, o mercado continua estável e promissor, com mais pessoas procurando melhorar a qualidade de vida. Ainda que 2020 tenha sido um ano fora do normal para todo o mundo, há muito espaço para que mais negócios possam crescer, e ainda muitos clientes para conquistar em 2021.
É bem provável que este ano também tenha uma queda significativa no número de negócios que fecharam, mas ainda assim os dados deixa um sentimento de esperança para um futuro mais forte e consistente.
2020 foi o ano para que muitos donos e gestores de academia percebessem também a força do mundo online. Com a pandemia do Coronavírus, muitos negócios tiveram que adaptar seus serviços para o meio digital, e o que era tendência agora virou realidade que veio para ficar. Academias que agora oferecem seus serviços através de aplicativos, têm muito mais chances de fidelizar o aluno que ainda tem receio de frequentar os espaços físicos novamente, e além disso, atrair novos clientes se torna muito mais prático, levando apenas alguns cliques para o cliente tomar a decisão.
E não podemos esquecer que o Brasil está entre os países mais sedentários, com 47%, superando os Estados Unidos (40%) e Reino Unido (36%). A América Latina também é a região do mundo com mais sedentários. Esses dados nos mostram que ainda há muitas coisas a serem exploradas para estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável, e claro, isso é uma grande oportunidade de ainda mais crescimento futuro.
Números disponibilizados no último IHRSA Global Report 2020.
Você pode ter acesso ao relatório completo em: https://www.ihrsa.org/publications/the-2020-ihrsa-global-report/
6 comentários
Essa postagem foi realizada no ano de 2020 ou 2021?
preciso dessa data para colocar nas referências de um trabalho acadêmico, se poder me ajudar fico muito grato.
Olá, Lucas! Em 2020.
Muito obrigado!!!
Quando foi publicado esta mataria ?
Olá Lays, em 11/2020.
É incrível ver como a indústria de academias se adaptou e manteve sua resiliência, apesar dos desafios impostos pela pandemia em 2020. O Brasil continua sendo um mercado significativo em termos de número de academias e receita na América Latina, o que demonstra o interesse crescente das pessoas na busca por um estilo de vida saudável. O aumento no número de clientes também é um indicador positivo do compromisso das pessoas com sua saúde e bem-estar.