O mercado fitness tem grande potencial para aumentar seu crescimento no Brasil com o incentivo constante para que as pessoas comecem a praticar atividade física. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos são sedentários, chegando a 23%, e entre os adolescentes de 11 a 17 anos, quatro em cada cinco são sedentários, com índice de 81%.

Ainda de acordo com a pesquisa, apesar dos benefícios da atividade física, o mundo está se tornando menos ativo, pois a medida que os países se desenvolvem no aspecto econômico, os níveis de inatividade aumentam.

Se tratando de Brasil, o país está entre os mais sedentários, com 47%, superando os Estados Unidos (40%) e Reino Unido (36%). A América Latina também é a região do mundo com mais sedentários. Esses dados nos mostram que ainda há muitas coisas a serem exploradas para estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável, e claro, isso é uma grande oportunidade em termos de mercado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD), o número de academias no Brasil aumentou no ano de 2017, com 34.509 unidades, em comparação com o ano de 2013, que tinha em torno de 23 mil, sendo assim o segundo maior mercado de academias do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.


Já em 2013 o faturamento no setor gerava cerca de 2,4 bilhões, e em 2017 o valor foi para 2,1 bilhões, perdendo espaço para os mercados da Itália e Espanha, que lhe tiraram a 10ª posição e agora fica em 12º lugar no ranking dos maiores faturamentos.

 

O Brasil também apresenta uma receita média anual inferior aos mercados líderes com US$60 mil, ficando atrás de México e Argentina, com US$145 mil e US$126 mil, respectivamente.

Fonte: Revista ACAD. Ed: 82. Relatório IHRSA

                                     

Porém, o número de clientes também aumentou, de 7.2 milhões em 2013 para 9.6 milhões em 2017, ocupando o 4º lugar na lista com maior número de clientes, o que significa que mais pessoas estão correndo atrás de uma vida saudável, mas ainda há um longo caminho a percorrer, visto que a metade da população do país ainda é sedentária.

Esta situação do sedentarismo dá ao Brasil a 27ª posição no ranking de taxas de penetração com 4,62%, e fica atrás de mercados como Egito, que possui pouca tradição fitness. Países como a Noruega e Suécia são os líderes do ranking, com uma taxa de penetração superior a  20%. Aqui também entra questões de desenvolvimento do país como o PIB e o IDH, por exemplo, o que reflete bastante no resultado.


O cenário político – econômico do país foi um dos fatores que contribuiu para a queda no faturamento. Outros novos modelos de negócios que adentraram o mercado fitness nacional também contribuíram para a queda, levando as academias a diminuírem seus preços devido à concorrência.

Com todos esses dados, o gestor precisa ter uma visão mais analítica para a tomada de decisões. Como sempre falamos, é indispensável estudar o mercado para tentar prever futuros impactos e amenizar os efeitos diretos ao negócio. Além do mercado é necessário também que o próprio gestor se aprofunde em questões sobre gestão e administração, por exemplo, para potencializar suas ações.

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Número de academias por região no Brasil 

Apesar das nuances no mercado brasileiro, é notável que há muitas oportunidades para quem quer investir neste meio. Dados do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) mostra que atualmente o Brasil conta com 42.360 academias. Um número expressivo para um mercado emergente, e que tem grande potencial para crescer ainda mais.

Abaixo você pode conferir a quantidade de academias por cada região e estado, bem como a quantidade de habitantes por unidade:

numero-de-academias-no-brasil-por-estado

FONTE: CONFEF OUT/2018

Os dados deste gráfico foram obtidos mediante registro de pessoas jurídicas ativas no sistema CONFEF/CREFs

Ingridy Scartezzinni
Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


8 Comentários

  1. Avatar

    Muito bom o conteúdo! Só uma dúvida, achoq ue tem um erro: o Brasil é o 12o em número de cientes? Não é o 4o? Obrigada!

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      Olá Camila, isso mesmo. Somos o 4º em número de clientes e o 12º em faturamento global. Já estamos com o IHRSA Global Report 2019 e preparando uma nova matéria atualizada, infelizmente os números não mudaram muito. As posições continuam as mesmas. Obrigado por contribuir com a gente 🙏🏼

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    😍É muito Bom ver o envolvimento e esforço para se produzir um conteúdo de tão alta qualidade #Parabéns

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    Perfeito o texto.. Quem não conhece o mercado e suas tendencias, tem grande chance de não prosperar. Obrigado Pacto pela contribuição!

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    Guilherme Borges Responder

    É de suma importância que estejamos antenados ao mercado, e que entendamos o nosso cenário. Que os gestores se mobilizem e possam buscar diferenciais, para atrair o publico que ainda está no sedentarismo… O Potencial é enorme!
    Parabéns pelo artigo, excelente conteúdo!

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    Delcio Luís Pinto Responder

    Muito bacana a análise das academia e população por região. Com esses dados fica fácil perceber a possibilidade de crescimento das academia.

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    Juliano Angelo Responder

    Informações muito relevantes que contribuem para o planejamento estratégico de qualquer academia.

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    Excelente análise, principalmente no número de academias/habitante de cada estado. As regiões Norte e Nordeste nos mostra um potencial grandioso de crescimento ainda, tendo os maiores números de hab/academia. Que os empreendedores fitness motivem e encontrem o caminho de trazer os famosos 95% da população ociosa de academias pra dentro👊🏻

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