A vida de empreendedor é uma montanha-russa de desafios! Tem até um meme sobre isso e se está na internet é verdade… Veja se você se identifica:

vida-de-empreendedor-no-BrasilBrincadeiras a parte, existem alguns pontos cruciais na gestão que quando ignorados podem levar o negócio fitness à falência! Nós não queremos isso e cremos que você também não… Então, se liga nos 5 principais motivos de falência de academias no Brasil e identifique se há algum ponto de melhoria urgente a ser implementado na sua gestão.

Os 5 principais motivos de falência de academias

1ª Falta de Gestão

Falando de forma bem simplificada, gestão de negócio é ter controle administrativo. Entre as várias ações de gestão em um negócio fitness está o controle de acesso dos alunos, cadastro de clientes e de visitantes separadamente, controle de caixa, registro de pagamentos e muito, muito mais!

Acontece que muitos empreendedores fitness ainda acham seguro fazer esse controle em planilhas de excel.

Para ter um controle da academia compatível com as atuais exigências do mercado você precisa de um software… Para minimizar a possibilidade de erros, fraudes e prejuízos; para emitir documentos e fazer registros seguindo a legislação do segmento; e também para avaliar os resultados do negócio em termos de lucratividade e despesas até mesmo para traçar estratégias de crescimento.

E isto é o básico da gestão que não pode faltar de jeito nenhum!

Quando o gestor associa mais recursos a este controle, como inteligência na montagem de treino, ferramentas de CRM e relacionamento com o aluno, otimização das operações financeiras, as possibilidades de expansão aumentam!

Do contrário, quando o proprietário não abre a visão para a tecnologia, acaba também com uma visão muito limitada do que ocorre dentro da academia… Esta falta de controle pode ser responsável por decisões equivocadas (ou pela falta de decisões acertadas) que levam o negócio à falência.

Quer saber como aliar tecnologia a uma gestão mais eficiente? Conheça o Pacto Sistema para Academia.

2º Falta de planejamento

Você verá que um erro puxa o outro… O Gestor que não se preocupa com o controle, também não fará um planejamento adequado. É aquele empresário que vive um dia de cada vez, mas não se planeja a curto, médio e longo prazo.

Toda empresa pode ser comparada a um veículo. Mesmo que você coloque combustível é preciso ter uma direção, uma rota a ser seguida rumo ao objetivo, senão a trajetória perde o sentido.

Por falta de planejamento, gestores fitness de repente se vêem perdidos no caminho. E muitas vezes não dá pra voltar e aí vem a falência.

É por isso que além da gestão é preciso ter planejamento, analisar os resultados passados e presentes para traçar estratégias de manutenção de resultados e crescimento. Na linguagem da academia, por exemplo, são as estratégias de vendas e fidelização, de comunicação e marketing, de atendimento, de prestação de serviços, de expansão física e inauguração de novas unidades.

A dica é não deixe de sonhar o seu negócio! E não deixe de fazer planos para realizar estes sonhos… Planos de investimento, de economia, de contratação, de expansão!

3º Ignorar o mercado

Vivemos em “tempos líquidos”. Isso significa que tudo muda muito rápido: inovações, tecnologias, novos estudos… A boa notícia é que somos seres adaptativos e com alta capacidade de aprendizado! Sendo assim, não há desculpa para ignorar as mudanças do mercado e muito menos para estacionar no tempo…

Analise as tendências, ficar de olho nos movimentos do concorrente, procurar compreender as oscilações da economia. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de abrir um negócio fitness e também nos momentos de decisão que seguirão, como na hora de realizar uma reforma, na elaboração de uma tabela de planos e preços, por exemplo. E lembre-se: ignorar o mercado é um motivo para a falência.

Fique ligado e mantenha-se otimista! O Brasil é o 2º maior mercado de fitness do mundo, com um enorme potencial de crescimento, já que estimativas indicam que apenas entre 5 e 6% da população se exercitam em academias, o que sinaliza uma fatia grande público a ser prospectado.

Para lhe ajudar com isto, o Pacto Sistema de Gestão para Academias possui uma plataforma que permite comparativo de resultados de mercado a nível regional e brasil, o Game of Results. Neste, você também encontra o recurso de Geolocalização, que além de sinalizar os concorrentes num raio determinado, permite que você pense ações para superar barreiras.

4º Não contar com profissionais capacitados

Este é um ponto que vejo ser debatido por muitos consultores de mercado fitness: é preciso investir em bons profissionais. E isto pede capacitação!

Se o seu time não está capacitado, tanto do ponto de vista operacional, quanto do comportamental, sua empresa pode ter problemas na qualidade do atendimento e da prestação de serviço.

Lembre-se: a falta de qualificação e o baixo nível de competência vão impactar nos seus resultados. E isso pode levar a falência.

Invista na capacitação do seu quadro de funcionários, reforce os comportamentos que deseja e tenha em mente que os seus colaboradores são um dos importantes ativos da sua academia, studio ou box.

A Pacto desenvolveu uma plataforma exclusiva e gratuita para clientes, com conteúdos de capacitação profissional e treinamento de equipes, a UCP. Conte conosco para maximizar os resultados do seu time!

5º Sonegação fiscal

Não emitir nota fiscal de serviço é algo tão sério que pode ocasionar um desfalque no negócio fitness e até a falência da empresa. Isto porque a multa devida à não declaração e falta de pagamento de tributos é bem alta e aplicada sobre cada NFS-e que deveria ter sido emitida e não foi. A multa devido a sonegação pode chegar à 200% para cada nota não emitida, enquanto que o recolhimento é em média 15% sobre o valor do serviço.

Além disso, o gestor pode responder criminalmente, de acordo com a Lei 4.729/1965, que trata sobre a sonegação de impostos: “prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deve ser produzida a agentes de pessoas jurídicas de direito público interno, com intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei”.

Lembrando que toda academia deve emitir o documento, seja de micro, pequeno, médio ou grande porte. Ficou em dúvidas sobre como anda a emissão de NFS-e na sua academia, studio ou box? Converse com seu contador, que lhe dará a solução para regularizar o negócio junto à Receita Federal. 

Quer saber mais sobre o assunto NFS-e? Preparamos um artigo para lhe ajudar, clique aqui.

O que achou do conteúdo? Espero que este conhecimento sobre os 5 principais motivos de falência de academias no Brasil lhe inspire estratégias para continuar fazendo a diferença no seu negócio fitness e também evitar sustos a tempo de reverter qualquer erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: