Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

As academias são ótimos lugares para cuidar da saúde e manter-se em forma, mas também podem ser locais onde acidentes podem acontecer se não tomarmos precauções adequadas. Casos recentes como o que aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, nos mostram que a falta de atenção, de manutenção e a sobrecarga em determinados tipos de equipamentos podem causar desde o rompimento de cabos até lesões que podem invalidar os praticantes de atividades.

Neste artigo vamos te dar 7 dicas valiosas para evitar esses e outros tipos de acidentes que podem acontecer em academias.

1. Aquecimento e alongamento adequados

Antes de iniciar qualquer exercício, é fundamental que seus alunos façam um aquecimento adequado e realizem alongamentos para preparar os músculos. Isso ajuda a evitar distensões, lesões e outros problemas como entorses, contraturas e câimbras.

Eles podem começar com aquecimentos em bicicletas estacionárias e esteiras de maneira leve que esquentem a temperatura corporal, além de alongamentos dinâmicos focados nos grupos musculares que serão trabalhados durante o treino e atividades estáticas para encerrar a atividade.

Lembrando que todas essas atividades devem ser prescritas por um profissional qualificado, respeitando as condições físicas dos alunos que irão executá-las.

2. Supervisão de profissionais

Certifique-se de que um profissional qualificado esteja disponível para orientar a execução dos exercícios e a utilização de equipamentos na sua academia. Além de ficarem atentos a questões como a má postura e outros problemas já existentes em seus alunos, eles poderão ajudá-los com conhecimentos específicos sobre os ajustes de determinados equipamentos e também dar dicas de segurança para evitar acidentes.

Isso porque se um aluno não conhece como funciona e qual a carga máxima deste aparelho, a sobrecarga pode causar acidentes como quebras de canos, rompimento de cabos e de soldas. O uso incorreto de anilhas e halteres também pode causar acidentes e também danos à estrutura física da sua academia.

Por isso, é extremamente importante ter sempre um professor em sala para ajudar os alunos e outras pessoas com o ajuste correto de equipamentos e também para previnir acidentes devido ao mau uso dos mesmos.

3. Compra correta e manutenção dos equipamentos

Veja sempre se os equipamentos que você deseja adquirir para a sua academia ou negócio fitness possuem selos de órgãos de controle como o INMETRO. Isso porque eles são exaustivamente testados e possuem uma série de normas técnicas a serem seguidas para que o produto possa entrar no mercado e serem vendidos para o consumidor final, no caso, sua empresa.

Mas de nada adianta comprar equipamentos certificados e não realizar a manutenção deles de forma correta. Por isso, veja algumas situações que exigem atenção:

  • Verifique periodicamente se os equipamentos da sua academia estão em bom estado de funcionamento; fazendo uma inspeção visual para ver se não existem peças soltas ou corrosão;
  • Limpe seus equipamentos com frequência para evitar o acúmulo de poeira;
  • Veja se os cabos e correias não estão desgastados ou enferrujados;
  • Revise se todos os parafusos, pinos e porcas estão bem fixados nos locais onde devem estar;
  • Faça a lubrificação das peças que necessitam dela de acordo com o indicado pelo fabricante;
  • Caso você tenha algum equipamento eletrônico, verifique se os mesmos não estão com fios soltos ou outros itens queimados;
  • Tenha um plano de manutenções preventivas, inclusive com treinamentos para ensinar a sua equipe a identificar problemas nos equipamentos;
  • Documente todas as manutenções realizadas com data de inspeção, peças trocadas e reparos realizados.

4. Uso de itens de proteção

Disponibilize aos seus alunos alguns equipamentos com cintos, luvas, munhequeiras e pó de magnésio, já que eles são essenciais para proteger as articulações e membros. Veja no que cada um pode te ajudar:

  • Munhequeiras: ajudam a evitar lesões por conta do esforço repetitivo dos exercícios de alta intensidade e também com suporte adicional em atividades com grande carga de peso como halterofilismo;
  • Cinto: é essencial para ajudar no suporte e na estabilidade lombar durante a realização de exercícios como levantamento de peso e agachamentos;
  • Luvas e pó de magnésio: melhoram a aderência no equipamento, prevenindo problemas como calos e bolhas, além de absorver o suor das mãos, sendo aliados importantes para práticas onde a precisão e a segurança são essenciais.

5. Lotação máxima e distanciamento

Muitas academias não montam seus espaços pensando na distância correta entre um equipamento e outro, da mesma forma não costumam calcular a quantidade de alunos que podem se exercitar em um mesmo ambiente.

Com isso, você pode enfrentar diversas condições que podem prejudicar o seu negócio fitness, tais como acidentes causados por conta de equipamentos pesados e espaços limitados, diminuição na qualidade do treinamento dos seus alunos e problemas com órgãos legisladores, já que existem leis específicas que determinam a lotação máxima de um espaço.

O ideal nesses casos é consultar um profissional de engenharia e arquitetura para adaptar o seu negócio fitness as melhores práticas e legislações do município ou estado em que você atua, ajudando assim a evitar multas e sanções.

6. Limpeza e Higiene

Reforce a importância da limpeza dos equipamentos por parte dos seus alunos e colaboradores. Isso ajuda a evitar problemas como a propagação de microorganismos causadores de doenças, acidentes devido a sujeira (como pisos e superfícies escorregadias) e prevenção de odores desagradáveis.

A limpeza também ajuda em itens como a melhoria da experiência no uso do seu espaço, aumenta a durabilidade de itens como estofados e antiderrapantes, garantindo equipamentos mais seguros.

Montamos uma lista de cuidados diários, semanais e mensais que podem te ajudar nessa tarefa:

Diário

  • Limpeza de superfícies de toque frequente como maçanetas, interruptores e corrimãos;
  • Limpeza dos banheiros, incluindo as pias e os vasos sanitários;
  • Limpeza de equipamentos sempre após o uso dos mesmos;
  • Limpeza do chão.

Semanal

  • Limpeza profunda dos banheiros;
  • Limpeza de janelas e espelhos;
  • Limpeza das áreas de recepção como armários e mesas.

Mensal

  • Limpeza profunda do espaço, incluindo os cantos e paredes;
  • Limpeza de ar condicionado e outros itens de ventilação;
  • Manutenção de equipamentos, incluindo a substituição de peças.

7. Use um sistema para academias

Ao usar um sistema para academias como o Pacto, você consegue extrair informações que vão te ajudar a entender mais sobre como melhorar a gestão do seu negócio fitness, incluindo dados sobre os horários mais frequentados pelos seus alunos, lista de equipamentos disponíveis, cadastro de vídeos orientativos nas aulas e atividades, acompanhamento na execução de treinos e muito mais.

Isso irá ajudar na sua operação diária, já que com uma análise completa de dados você consegue identificar qual o momento certo para aumentar seu espaço físico, contratar mais professores, produzir campanhas orientativas e muitas outras ações que vão ajudar a tornar a sua academia ainda mais segura.

Lembre-se de que a prevenção é a chave para evitar acidentes em academias. Siga essas dicas e mantenha seu ambiente seguro para oferecer um estilo de vida mais saudável por meio do exercício físico para os seus alunos!

Curtiu esse post? Comenta aqui embaixo pra gente quais são os outros itens de segurança que você acredita serem essenciais para academias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: