O tour na academia é um dos principais meios para mostrar ao seu cliente quais benefícios  ele terá se te escolher. Mas antes, tudo começa pela sua equipe, o que resulta em treinamentos para que todos estejam alinhados com o propósito da sua empresa. Por mais que seja o recepcionista ou o professor quem estão na linha de frente para apresentar a academia, o papel de toda a equipe é estar ciente do seu objetivo e do que você entrega, já que a construção do valor do seu negócio começa a partir daí.

 

Como saber qual é o seu propósito?

O propósito nada tem a ver com a sua missão e valores. Propósito nada mais é que um propósito verdadeiro dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas, auxiliando também as tarefas a serem executadas. A missão descreve a empresa; a visão diz onde o negócio quer estar em alguns anos; os valores descrevem a cultura; e o propósito traz inspiração e orientação prática.  

Sendo assim, se você não tiver com seu propósito bem definido, dificilmente conseguirá agregar valor aos seus serviços durante uma visita. Então, se faça a pergunta: o que eu quero oferecer para o meu cliente? 

Aqui voltamos mais uma vez ao clichê de que você, como gestor, precisa ter sempre em mente: saiba quem é o seu público e o que ele espera. Não adianta atirar para todos os lados porque, além de ficar sem identidade, você não conseguirá atender às necessidades dele, logo, seu serviço não terá valor e você será só mais um no mercado.

Então, levando em consideração que o tour da academia é um dos principais meios para você encantar o visitante, aqui vão alguns pontos a serem discutidos do porquê você está fazendo a tour na academia da maneira errada:

1- Falta de planejamento

O erro de grande parte das academias é não ter um planejamento do que fazer com o potencial cliente que vai até a academia. É um erro grande porque a sua equipe vai fazer sempre a mesma coisa, não dando a devida atenção que o cliente precisa neste primeiro momento.

A questão é: crie um plano de atendimento que abranja desde o primeiro contato, ou seja, se o cliente marcou uma aula experimental pela internet ou mesmo por telefone, você pode fazer com que o próprio professor o ligue depois para se certificar de que ele tem tudo que precisa para a aula, e também para confirmar o horário, por exemplo.

Não se esqueça: você precisa encantar o seu cliente, sempre! Mostre que você se importa com ele, e se ele vai ter tudo que precisa na sua academia.

2- Estrutura não é diferenciação

Foi-se o tempo em que ter uma megaestrutura era garantia de alguma coisa. Mostrar os aparelhos, a sala de musculação ou onde fica o banheiro não é novidade para o cliente. O que ele quer saber é: o que a musculação vai trazer de benefício pra ele? Ou quantas calorias as aulas de Zumba vai queimar? Troque esse velho discurso para:

” Vi aqui que seu objetivo é ganhar massa, e nossa sala de musculação combinado com a experiência de nossos professores e sua dedicação vão trazer resultados de no mínimo X tempo..”

“pra você que quer emagrecer e não gosta de pegar peso, as nossas aulas de Zumba são ideais pois você consegue trabalhar todo o seu corpo e ter um alto gasto calórico, e o melhor é que você ainda se diverte!”

Consegue perceber a diferença? Ao invés de só mostrar as coisas para o visitante, diga como isso o beneficiará de acordo com o objetivo que ele busca.

3- A equipe não é treinada

Até o recepcionista precisa saber qual a finalidade das atividades que sua academia oferece, pra quê ela serve e todos os benefícios. A regra é simples: sua equipe é a primeira quem tem que querer comprar o que você vende, e isso implica, obviamente, em saber todos os detalhes do serviço e como ele agrega valor para o aluno. Aqui mais uma vez vale lembrar a importância de ter bem definido o propósito da sua empresa.


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4- Qual é a música?

Pode não parecer, mas a música pode ser um fator de incômodo para alguns alunos. Fique atento ao volume, e se as músicas não estão sendo muito repetitivas, além do tipo de música escolhida. Não são todos que curtem música eletrônica, por exemplo, então, para tentar agradar ao máximo que puder, você pode fazer uma playlist colaborativa que agrade a todos os gostos, ou então, contrate um serviço especializado, como a Rádio Academia.

5- Vestiário

Muito além de dizer “aqui fica o banheiro/vestiário” e ficar por isso mesmo, diga ao visitante coisas que mudem a percepção dele como:

“A limpeza é feita todos os dias, então você não vai encontrar o vestiário sujo.”
” A manutenção dos vestiários está sempre em dia. Trocamos torneiras, chuveiro ou secador de mãos sempre que necessário..”

Este tipo de informação muda a visão do visitante de uma simples apresentação de vestiário, e mostra que sua academia é séria e se preocupa em manter a organização em todos os aspectos.

6- Tecnologia

Digitar senha na catraca, imprimir ficha de treino… essas ações já estão ficando ultrapassadas! A tecnologia está cada vez mais presente dentro das academias, e você precisa se adaptar para não ser facilmente trocado pela concorrência. Tecnologia também está atrelado a entrega de resultados, facilidade para o cliente, e principalmente, valor agregado! Com isso, já surgiram no mercado o reconhecimento facial, aplicativos de treino, substituindo a impressão dos treinos e economizando papel, além de ter vários outros recursos como dietas, etc; As catracas também estão ficando mais modernos, já que existem aplicativos onde o cliente aproxima o smartphone e tem seu acesso liberado.

Portanto, fique atento às mudanças que acontecem no mercado fitness! A tecnologia, por menor que seja, pode fazer a diferença no valor percebido da sua academia!

 

Tudo isso faz sentido pra você? Não deixe nunca de estudar o seu público a fundo e sempre planejar e revisar suas ações para sair do comum e potencializar ao máximo seus resultados!

 

 

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