Olá! O 1º Webinar da Maratona Planejando o Sucesso em 2018 foi um SU-CES-SO! Veja mais abaixo e descubra como fazer um Planejamento de Marketing para Academias e mude a realidade do seu negócio fitness!
Nosso Líder Nacional de Marketing, Tibério Lemes, começou fazendo a indicação de dois super livros que todo gestor deve ler. Confira a abaixo:
Livro 1: Planejamento estratégico de Marketing, lançado pela FGV Editora
Livro 2: Marketing 4.0 Philip Kotler
Por que planejar as ações de marketing da sua academia?
Pode até não parecer, mas é uma tendência natural do ser humano buscar se antecipar aos desafios da vida. Isso desde os primórdios dos tempos! Graças a esse instinto, a raça humana foi evoluindo, não buscando apenas preservar sua existência, mas melhorar sua vida, antever os desafios do futuro e obter novas conquistas.
Logo, utilizar este instinto natural a serviço do crescimento do seu negócio é fundamental para:
- Antecipar-se às ações da concorrência e superá-los
- Otimizar investimentos
- Antever-se às tendências de mercado (futuro)
- Definir metas de crescimento
- Controlar as ações do time
- Avaliar resultados
Com isto, o Tibério deixou 8 passos para você realizar o planejamento de marketing da sua academia. Ele explica melhor no vídeo, que você pode assistir aqui (link da gravação), mas vamos resumir para você:
1 – Se encontre: descubra o propósito da sua empresa, o que ela entrega de precioso para seus clientes. Lembre-se que “um bom atendimento” não é diferencial, é obrigação.
2- Defina seu público-alvo: cuidado com a estratégia de atirar para todos os lados, pois você pode não atingir quem realmente trará resultados para sua academia. Descubra quem é seu potencial cliente e foque nele.
3- Observe o comportamento da concorrência: ficar de olho no mercado não significa copiar as ações da concorrência. Pesquise o que as outras academias têm feito e busque superá-las. A dica é fazer uma Análise Swot, analisando as forças e fraquezas do seu negócio perante o concorrente, bem como as ameaças e as oportunidades de mercado.
4- Estabeleça objetivos e metas claras: reúna sua equipe e analise seus números atuais, traçando estratégias para alcançar os resultados que deseja. A dica é responder às 5 questões “O quê (ação)?”, “Quem (responsável)?”, “Quando (data)?”, “Como (estratégia)?”, “Quanto (orçamento)?”.
5- Comunique-se de forma clara: escolha um tema e foque nele. Não tente falar sobre todos os benefícios que você têm sob o risco de muitas informações confundirem seu cliente.
6- Faça eventos, movimente a sua academia: outra dica é “seja criativo”. Para te ajudar, criamos um material fantástico com 32 ideias de Marketing para você usar o ano inteiro. Clique na imagem abaixo e faça o download:
7- Inclua o digital na sua estratégia: todo mundo está conectado hoje em dia. E a sua academia? Não perca mais tempo!
#Dica: Assista à gravação e veja a dica para desenvolver um PRODUTO FANTÁSTICO e veja como melhorar o seu resultado.
8- Ciclo perpétuo de otimização: planeje, execute, acompanhe, analise resultados, melhore, planeje. É um ciclo para sempre melhorar!
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Para finalizarmos este resumo com chave de ouro, queremos deixar duas super informações importantes para você:
1º- Nosso convidado Jorge Gonçalves não pode estar ao vivo conosco.
2º – Saber e não fazer é ainda não saber. Vai ficar parado?
Bora começar a construir o ano que você deseja agora. Lembre-se: você está nesta maratona pra vencer! 🚀