Ouça este conteúdo

A Avaliação Física para academias é uma etapa essencial antes de começar qualquer atividade. A partir dela é possível saber quais os principais pontos a serem melhorados e elaborar treinos personalizados e voltados para o objetivo do aluno. 

Essa avaliação deve ser feita periodicamente para acompanhar o desenvolvimento do aluno no seu objetivo, e sem isso, não é possível oferecer um serviço bem feito e você ainda corre o risco de perder clientes por não contribuir para o alcance de resultados. 

Uma avaliação bem feita requer conhecimento para aplicar métodos e protocolos bem selecionados, para que esses forneçam resultados quantitativos e qualitativos que indiquem a real situação do avaliado. Uma escolha errada desses protocolos pode alterar completamente o resultado.

Além disso, somente após a avaliação física é possível definir os principais aspectos relacionados ao programa de treinamento, como:

  • Objetivos (metas) individuais do processo de treino, traçados pelo treinador, obviamente, pois ele tem o conhecimento técnico. O aluno relata seus interesses, expectativas;
  • Prioridades individuais do processo de treino;
  • Possibilidades individuais do processo de treino;
  • Prognósticos individuais do processo de treino.

Afinal, como é feita a Avaliação Física?

Um dos principais objetivos da avaliação física na academia é identificar o nível de condicionamento físico, avaliar fatores de riscos para doenças cardiovasculares, bem como possíveis disfunções nos padrões básicos de movimentos, por exemplo.

Neste processo, a anamnese é realizada juntamente com alguns testes para levantar o máximo de informação necessária para que o professor da academia possa montar um programa de treinamento focado no objetivo de cada aluno. 

Conheça alguns testes realizados na avaliação física na academia:

Anamnese: entrevista cuja função é saber os hábitos gerais da pessoa avaliada, como: histórico familiar, rotina, experiências, cirurgias realizadas e lesões anteriores.

Avaliação antropométrica e medição temporal: tem o objetivo de levantar dados relacionados à composição corporal, tais como: peso, altura, IMC (índice de massa corpórea), percentual de gordura e massa muscular.

Para essa avaliação são realizados alguns testes como:

  • Dobras Cutâneas ou Pregas Cutâneas – mede a espessura de sete dobras cutâneas com o auxílio do adipômetro para identificar a quantidade de gordura corporal.
  • Bioimpedância: com eletrodos conectados nos pés e nas mãos, a bioimpedância mostra indicadores como: massa adiposa, massa magra, gordura visceral e composição óssea. 


Testes funcionais: identifica disfunções e compensações no movimento a fim de reduzir riscos de lesões e alcançar um corpo mais equilibrado.  Essas disfunções podem ser geradas por fatores como:

  • Músculos estabilizadores fracos;
  • Músculos com tensão excessiva;
  • Falta de flexibilidade;
  • Vícios posturais;

Avaliação postural: verifica se o aluno possui possíveis desvios posturais como: lordose, cifose, escoliose, entre outros.

Avaliação neuromuscular: busca avaliar a flexibilidade, força e resistência muscular, bem como a amplitude de cada movimento.

Avaliação cardiorrespiratória: pode ser feito de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores.

Teste de flexibilidade:  por meio de testes adimensionais é possível identificar os grupamentos musculares encurtados que podem gerar alterações posturais, alterações em padrões de movimentos e até dores articulares.

Leia mais:

++ O sistema para academias com avaliação física gratuita mais completa do mercado
++ Descubra como lucrar mais e fidelizar seus alunos com a avaliação física

Importância da avaliação física para academias

Como falamos no início deste artigo, a avaliação física é indispensável para traçar objetivos de acordo com as necessidades do aluno, verificar possíveis limitações e   evitar riscos à saúde.

Mas para além disso, um dos principais objetivos da avaliação também está na fidelização, por ser uma ferramenta importante no acompanhamento da evolução do aluno que mostra a efetividade do serviço prestado e a satisfação do cliente por ver seu objetivo sendo alcançado. 

É importante lembrar que a avaliação física não substitui exames médicos, por isso, para quem está saindo do sedentarismo, o ideal é recomendar que o aluno faça um check up antes de iniciar a prática das atividades.

Com que frequência a avaliação física deve ser aplicada?

As avaliações devem ser realizadas periodicamente em um intervalo de 3 meses. Essa periodicidade permitirá ao profissional avaliar pontos importantes como: eficácia dos treinamentos; comparar o desenvolvimento; pontuar onde houve melhora e onde precisa evoluir; estabelecer novos objetivos de treino, entre outros.

Você pode usar a avaliação como um serviço a mais no seu negócio, aumentado a sua receita e garantindo que seus alunos permaneçam satisfeitos recebendo a orientação devida sobre a sua evolução.

Como vender avaliação física na academia?

Para ajudar você nessa, separamos 4 gatilhos para você começar a vender a avaliação física e a atrair o interesse dos alunos. Olha só:

1- Faça avaliação postural com a câmera na sala de musculação

Com um registro biomecânico simples você prova para o seu aluno os benefícios que a atividade física já tem proporcionado para a sua saúde. Assim fica mais fácil convencê-lo de que uma avaliação física mais completa é essencial para a conquista de resultados.

Com a Avaliação Física do Pacto Sistema para Academia você tem acesso a este recurso gratuitamente (e a muitos outros) de um jeito fácil, no tablet (ou smartphone), permitindo que você realize anamneses onde desejar.

2- Venda o combo: Plano + Avaliação Física

Crie pacotes promocionais! Por exemplo: seu aluno poderá adquirir um plano de 6 meses com 3 avaliações inclusas. Esta dinâmica é óbvia, mas pode trazer grandes vantagens não apenas em vendas, mas especialmente no aumento da satisfação do seu cliente.

Com a avaliação física é possível montar treinos mais focados nos objetivos do aluno e comprovar os resultados.

3- Compre o plano anual e ganhe uma avaliação

Com o passar dos tempos a avaliação foi deixando de ser realizada nas academias, com isso, os alunos esqueceram-se da relevância que a anamnese tem para a obtenção de resultados.

Logo, oferecer a 1ª avaliação grátis pode ser uma grande oportunidade de apresentar todos  as vantagens deste serviço para o seu aluno e convencê-lo da importância em associar a análise de evolução física às atualizações do treino.

4- Campanha de comunicação completa para você vender Avaliação Física já!

Preparamos um kit gratuito para você personalizar com a sua marca e começar a vender avaliação física na sua academia, estúdio ou box crossfit. Ainda tem uma planilha de calculadora de metas para você já simular os resultados de vendas. Baixe aqui agora!

  • Cronograma de ações;
  • Posts para redes sociais;
  • Textos para e-mails;
  • Cartaz;
  • Banner;
  • Planilha de Calculadora de Metas.

Como funciona a Avaliação Física no sistema Pacto?

O sistema Pacto conta o sistema de avaliação completa dentro do módulo Treino, no qual você tem um dashboard com os principais indicadores como: avaliações realizadas no período; previsão de reavaliação no período; alunos que perderam % de gordura; alunos com Par-Q positivo e gráfico de objetivos dos alunos, que vai ajudar você a otimizar os seus serviços de acordo com as necessidades mais buscadas pelos clientes.

No sistema você tem a liberdade de criar a sua própria ficha de anamnese de acordo com os parâmetros que considera mais importantes e para públicos específicos.

Além disso, você ainda tem à sua disposição todo o histórico do aluno: programas de treino, avaliações realizadas, indicadores de IMC e muito mais!

E o mais importante: você tem o histórico de toda evolução do aluno a cada avaliação.

Você ainda conta com:

  • Avaliação postural interativa com foto;
  • Perimetria por grupo muscular;
  • Evolução associada aos exercícios realizados;
  • Protocolos com cálculos por idade e gênero.

Tem alguma dúvida sobre como funciona a avaliação física no sistema Pacto? Deixe seu comentário!

 Fale com um de nossos especialistas - Pacto Sistema para Academias

Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.

Opine e enriqueça o debate

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.