No final do ano a procura por academias tende a aumentar. As pessoas desejam emagrecer, definir o corpo e aumentar a massa muscular para curtir o verão em plena forma.

Mas a prática de atividades físicas é muito mais importante que apenas manter a beleza. Afinal, um corpo bonito é assim por estar saudável e saúde é a consequência mais valiosa de manter uma rotina de exercícios físicos em uma academia. E falando de saúde, vamos entrar no assunto da postura corporal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, dores nas costas afetam 85% da população mundial. Mas essas dores não são as únicas coisas que podem acontecer quando você tem má postura.

Vamos explicar rapidamente o porquê. Os ossos do seu corpo, além de te sustentarem, são responsáveis por deixar os seus órgãos nos seus devidos lugares, com espaço suficiente para o bom funcionamento. Dessa forma, eles também distribuem e esticam suas veias de maneira que a circulação ocorra corretamente.
Quando você tem má postura, seu corpo se curva de modo a restringir o espaço que seus órgãos precisam para cumprir suas funções do modo ideal, e até sua circulação fica prejudicada. Por exemplo, com os pulmões comprimidos, sua respiração fica restringida, sua concentração diminui, sua circulação é prejudicada, podendo causar varizes e dores nas pernas, entre outras coisas que abordaremos abaixo.

Você já tinha imaginado a extensão do problema? Agora está na hora de mostrar aos seus alunos a importância de uma postura correta para a saúde geral do corpo e que isso pode ser feito com sua ajuda e os treinos certos na sua academia. Vamos lá?

As consequências da má postura

Um incentivo para que seus alunos comecem a trabalhar para resolver este problema é a informação. Conte para eles as consequências de não cuidar da postura e como você pode ajudá-los.

Falamos acima como a má postura comprime seus órgãos e demos exemplos como o seu pulmão funcionado mal. Bem, isso é grave e não afeta somente o pulmão. O seu estômago também se comprime, e não consegue funcionar como deveria. Isso significa que o seu corpo não absorverá os nutrientes necessários e estará com menos oxigênio. Logo, seu sistema imunológico é afetado e você ficará mais suscetível a doenças diversas.
Nada passa a funcionar direito, essa é a consequência da postura incorreta. Vamos te dar mais detalhes:

Você terá dores. Você poderá desenvolver dores nas costas, pescoço, articulação e pernas.

Estará mais suscetível a lesões. Quando a postura não está bem, pessoas podem sofrer com degeneração de hérnia de disco.
Sem energia. Os seus músculos podem ficar fatigados. A má postura prejudica a sua quantidade de energia e concentração.

Flacidez. Uma vez que você está curvado, com a má postura, sua barriga acaba sendo projetada para a frente. Isso causa flacidez abdominal, ou a famosa “barriguinha”.

Soluções que sua academia pode oferecer

Muita coisa, certo? Mas também não é preciso se alarmar! Esses problemas acontecem a longo prazo. Basta se cuidar, com as orientações certas. E a academia é o local ideal, com equipamentos e profissionais que podem recomendar atividades específicas para cuidar da sua postura.

Geralmente as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando em uma mesma posição, sentados em frente ao computador, por exemplo. É muito difícil manter a posição ideal na cadeira, como sabemos. Nesse caso, o mínimo que se deve fazer é levantar a cada 50 minutos e se alongar, andar um pouco, pegar um café e uma água para fazer o sangue circular.

Mas isso é o básico. Vamos às soluções para quem já está com coluna prejudicada ou para quem quer se prevenir de verdade.

Práticas recomendadas:

Musculação
A prática da musculação vai fortalecer o seu corpo, deixando seus ossos e músculos mais fortes para sustenta-lo. Com os aparelhos e exercícios certos, passados por profissionais, você pode corrigir os problemas de postura.

Pilates
Fazendo Pilates você aumenta a sua flexibilidade, equilíbrio e força, trabalhando todo o seu corpo de modo completo.

RPG
A Reeducação Postural Global é uma prática específica para problemas de postura, como o nome já revela. Você irá educar o seu corpo, revitalizando e fortalecendo os músculos responsáveis pela sua postura.

Yoga
As posturas da Yoga favorecem o alongamento e equilíbrio para o seu corpo, além de trabalhar para desenvolver uma respiração perfeita. Quando você desenvolve uma consciência corporal, passa a prestar melhor atenção em sua postura, corrigindo-a. A prática também reduz dores musculares e estresse.

Você pode usar essas informações para educar seus alunos ou possíveis novos frequentadores e ajudá-los com esse problema. Mostre seus equipamentos, seus profissionais capacitados a orientá-los e mantenha sua academia cheia e ativa!

Este artigo é em parceria com a Total Health.
Artigo original aqui.

Tibério Lemes
Autor

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


1 Comentário

  1. Avatar
    Maria Rita Cavalcanti Campos Responder

    Muitas das vezes procuramos a academia pra milagres, mais é isso ai, é muito mais hábito e disciplina . Excelente artigo e vamos melhorar nossa postura !!!!

Deixe sua opinião e enriqueça o debate!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.