Talvez você não tenha ouvido falar muito sobre o sistema TEF, mas ele pode ser um grande aliado durante a administração do caixa, permitindo ao lojista ganhar tempo e ter mais controle sobre as vendas do seu estabelecimento.
Para começar, vamos a definição: TEF significa “Transferência Eletrônica de Fundos”. Sua função é automatizar o processo de captura de dados do cartão, evitando assim, erros de lançamento no sistema da loja e facilitando o processo de conciliação de contas a receber.
Ele é muito comum em comércios que possuem um grande volume de transações como: supermercados, farmácias, vestuários e calçados, academias, depósitos de construção, restaurantes, entre outros.
Para ficar um pouco mais claro, assista o vídeo abaixo:

Mas quais são as vantagens?

Um sistema TEF integrado ao sistema de vendas traz inúmeras vantagens para o estabelecimento, como: agilidade, controle, prevenção contra fraudes e maior autonomia com relação as taxas por transação.

Multiadquirência:

Com um sistema TEF, o estabelecimento pode ter várias adquirentes configuradas em um único aparelho, conhecido como Pin Pad. Além disso, é possível configurar previamente qual adquirente (Stone, Rede, Cielo, Getnet) deve ser acionada para realizar uma transação com um cartão que tem uma determinada bandeira. Assim, é possível garantir que o estabelecimento sempre utilize a menor taxa pré-acordada com as adquirentes conforme a transação.

 Agilidade no atendimento:

Como o TEF é integrado ao sistema de vendas, o lançamento do valor da compra é realizado automaticamente na maquininha de cartão, o Pin Pad. Isso diminui o tempo que o cliente passa no caixa, agilizando o processo, já que o operador não precisará digitar os valores manualmente na maquininha para realizar o pagamento e finalizar a compra.

Maior controle sobre as vendas:

Uma solução de TEF gera relatórios de todas as vendas e operadoras cadastradas em tempo real. Assim, o lojista tem mais conhecimento sobre tudo que está transacionando, conferindo valores e outras eventualidades que podem ocorrer. Além disso, alguns sistemas TEF possuem um portal online que pode ser acessado de qualquer lugar, garantindo ainda mais agilidade e controle sobre as vendas.

Previne fraudes:

O TEF pode ser um grande aliado no combate a fraudes com vendas em cartão, muitas vezes causadas por algum funcionário durante o recebimento do pagamento. O sistema TEF reduz parte da autonomia do operador, pois, realiza muitas das tarefas durante o processo de pagamento de forma automática, o que pode diminuir possíveis prejuízos.
Quer saber mais sobre os tipos de fraude que podem acontecer com as vendas em cartão? Confira o nosso artigo: 6 principais riscos para quem trabalha em cartão e como evitá-los.

Mas e na prática, como é feita uma venda através de um sistema TEF?

Após registrar todos os itens no sistema de vendas. O caixa escolhe “cartão” como sendo a forma de pagamento.
Então, o sistema TEF é acionado e o valor é automaticamente enviado para o Pin Pad para que o cliente confira e insira seu cartão, o que evita erros de digitação de dados. Após o cliente digitar a senha, o aplicativo confere qual adquirente foi pré configurada para realizar essa transação, então, solicita o débito ou o crédito da operação na conta do consumidor. Ao receber a resposta positiva, a transação é aprovada e o TEF envia todos os detalhes desta aprovação para o sistema de vendas, que imprime o documento fiscal e o recibo da transação. Todo esse processo leva em média poucos segundos.
Um Sistema TEF ajuda a melhorar a experiência do cliente durante a compra, dando mais praticidade e oferecendo ao lojista mais controle e eficiência sobre suas vendas, evitando assim, possíveis prejuízos.

Escrito por:
Renan Carvalho
Analista de Marketing na Cappta.

A Cappta é uma empresa especializada na captura de pagamentos eletrônicos e empresa gestora do Blog Capptaí. Nasceu em 2011 como uma solução completa para o varejista e simples para o usuário. Conheça as soluções e diferenciais em: www.cappta.com.br
Se sua empresa também é apaixonada pelo varejo e especialista em alguma área, envie também seu artigo: redacao@capptai.com.br

Este artigo é em parceria com a Cappta.
Artigo original aqui.

2 comentários
  1. Estou cadastrado na Cappta, mas eu não me lembro de ter feito este cadastro, o que aconteceu?

    1. Olá Ronaldo! Seja sempre muito bem-vindo ao nosso blog. Neste caso você precisará entrar em contato diretamente com a Cappta e verificar seu serviço, contrato e configurações.
      Um abraço.
      #AGenteSeEnvolve

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