Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Ter um negócio fitness de sucesso é o grande sonho de todo empreendedor que possui uma academia. 

Para conquistar isso, sabemos que existem muitos desafios. Se você é empreendedor já deve estar consciente disso. 

Para ter uma academia bem-sucedida você precisa fazer um plano de negócio, criar uma marca, estudar seu público, ter uma estratégia de marketing, comprar equipamentos, montar a academia, contratar pessoas e outras coisas mais.

Diante disso, o maior erro de um empreendedor fitness é investir somente na construção do seu negócio e não aprender como administrar uma academia. 

Uma academia, por exemplo, sem metas, sem planejamento de negócios, sem gestão financeira eficiente ou sem um sistema de gestão não tem clareza e direcionamento. 

Isso é o mesmo que comprar um carro, sair pela estrada afora, sem um mapa ou GPS, sem saber para qual destino deseja chegar. Uma hora sua gasolina acaba, você fica sem recursos e não chega a lugar algum.

Deu para notar como é algo indispensável você saber como administrar uma academia? 

Se você não quer correr o risco de ter um negócio que poderá quebrar em poucos meses, então, é urgente você aprender como fazer a gestão correta da sua academia. 

Quais são as principais áreas de gestão de uma academia:

Uma academia como qualquer outro empreendimento também é um negócio. Profissionalizar sua empresa ajudará, como você já percebeu, a saber como administrar uma academia e transformá-la em uma empresa lucrativa.

Muitos empreendedores começam uma academia por paixão. Porém, desconhecem como administrar uma academia, quais são as áreas que devem ter atenção e como fazer uma gestão de sucesso.

E por esse motivo, você precisa saber quais são as principais áreas de gestão desse tipo de negócio. 

As principais área de gestão de uma academia são:

Gestão estratégica: cuida da gestão da academia de modo geral, tendo um olhar estratégico sobre o negócio, atuando desde a elaboração do plano de negócio, missão, visão, valores, quanto na gestão de processos que envolvem o dia a dia da academia, como planejamento de treinos, rotinas, controle de alunos e turmas, dentre outros. 

Gestão técnica: é o setor responsável pela área técnica da academia, desenvolvendo as metodologias e os treinos, tem como missão principal criar um serviço de qualidade que atenda todas as necessidades do seu público-alvo, fazendo com que os alunos tenham a melhor experiência de treino possível e desejem frequentar a academia fielmente. 

Gestão Financeira: área responsável por todas atividades relacionadas às finanças da academia, tais como: planejamento financeiro, compra de equipamentos, locação de espaço, pagamento de pessoal e fornecedores, entradas e saídas, fluxo de caixa e muito mais. 

Gestão comercial: focada em fazer a academia atingir e melhorar sempre seus objetivos comerciais. Esse setor inclui todas as atividades relacionadas à área comercial, como: marketing, CRM, vendas, relacionamento e fidelização do cliente, dentre outras. 

Gestão de Pessoas: setor que cuida da seleção e contratação de talentos, gestão de colaboradores, atua no treinamento e desenvolvimento de talentos, elaboração de folha de pagamento, cultura e clima organizacional, dentre outras áreas. 

Gestão de Experiência: área destinada a planejar e proporcionar a melhor experiência para o cliente, tornando ele um fã e promotor da sua marca, aumentando o nível de satisfação do cliente na academia. Esta área envolve desde a construção da experiência do cliente no ambiente da academia, o relacionamento com os pontos de contato da marca, o pós-venda, pesquisa de satisfação, dentre outras coisas. 

Agora que você já conhece quais são as áreas estratégias que envolvem como administrar uma academia, que tal aprender como se tornar um gestor de sucesso do seu negócio?

Para isso, preparamos nesse super guia definitivo, dicas essenciais que todo gestor deve saber para se tornar o melhor e mais preparado gestor fitness do mercado. 

Empreender é se desenvolver

O primeiro passo para você aprender a como administrar uma academia é saber que por trás de todo negócio existem pessoas. 

Desenvolver pessoas é essencial para realizar a gestão de um negócio fitness. E isso inclui, especialmente, além do seu time, você empreendedor. 

Investir no seu desenvolvimento é o que te ajudará a guiar seu negócio e o seu time para vencer todos os desafios comerciais da sua academia. 

Então, empreendedor, foque no seu desenvolvimento. Invista em cursos, eventos, network, imersões, livros e tudo que ajudar você a se tornar um gestor de alta performance. 

E não se esqueça, também dedique-se ao desenvolvimento de sua inteligência emocional. Isso fará toda diferença no seu negócio. 

Investindo em suas habilidades emocionais, você aprenderá a se tornar mais resiliente, ser mais capaz de administrar dificuldades e conflitos, gerir pessoas e se sentir mais seguro para enfrentar os desafios. 

Foque na gestão estratégica e de processos

Você tem cuidado da gestão estratégica da sua academia ou tem deixado isso em segundo plano? Um negócio sem estratégia e posicionamento correto, infelizmente tenho que te dizer, terá dificuldade em sair do lugar e crescer.

É através da gestão estratégica que você define o posicionamento correto do seu negócio, seu modelo de negócio, missão, visão e o que precisa ser feito para atingir seus resultados.

Nesse contexto, utilize um sistema de gestão poderoso, como o sistema Pacto, para ter uma visão completa do seu negócio, utilizando ferramentas como o Game of Results, para analisar seus indicadores e construir suas estratégias de negócio. 

Uma academia com posicionamento e estratégia forte é capaz de atrair e fidelizar melhor alunos, nesse mercado altamente competitivo.

Desse modo, tenha suas estratégias definidas, assim você terá mais clareza e direcionamento do que precisa ser feito para conquistar seus objetivos e metas.

E para alcançar seus resultados, claro, você sempre deve cuidar da gestão de processos, do dia a dia do seu negócio. Para isso, invista em sistema de gestão, como o sistema Pacto

Ao automatizar sua gestão com um sistema, você tem total controle de todos seus processos, desde controle de estoque, controle de alunos, cadastro de equipamentos, prescrição de treinos até vendas, emissão de relatórios de gestão e muito mais.  

Assim, foque também em fazer uma boa gestão dos seus processos, tendo controle e eficiência das suas rotinas, para que sua academia entregue sempre a melhor experiência para os alunos e conquiste melhores resultados.

Invista na estrutura da sua academia

Para administrar uma academia com sucesso você precisa investir na estrutura do seu negócio e na qualidade do serviço. 

Será que você está entregando uma estrutura e serviço de qualidade que atende as expectativas dos seus clientes? O seu cliente está satisfeito com os equipamentos e modalidades oferecidas na sua academia? Isso são tipos de perguntas que você deve se fazer.

Faça o controle da administração dos seus equipamentos. Você pode fazer isso numa planilha ou com o auxílio de um sistema de gestão, como o sistema Pacto. Planeje ações como: investir na compra de novos equipamentos, sempre que preciso, e na manutenção de aparelhos.

Tenha também um ambiente agradável, que gere uma experiência incrível para seus clientes. 

Atenção a aspectos na sua academia, tais como: cores, iluminação, piso, recepção, banheiros e vestiários, som ambiente, temperatura, cheiro, dentre outras coisas

Todos os detalhes da estrutura do seu negócio são essenciais para atrair e fidelizar clientes, que atualmente buscam não apenas frequentar uma academia, mas viver uma experiência de treino extraordinária.

Desenvolva um time de sucesso

Ter um time qualificado é uma necessidade essencial para ter uma academia de sucesso. Pois é o seu time que vai ajudar seus alunos a conquistar os objetivos deles e também transmitir a cultura e os valores da sua marca.

Você deve investir no desenvolvimento constante do seu time, liderando ele, oferecendo cursos de desenvolvimento, planos de carreira, infraestrutura e suporte para que seus colaboradores desenvolvam um excelente trabalho, dentre outras coisas.

Transforme seus colaboradores em fãs da sua marca. Crie uma cultura em que eles se tornam evangelizadores do seu negócio. 

Ter um time apaixonado pela sua marca faz também ele contagiar todos os seus clientes, entregando sempre o melhor serviço e experiência.

Isso inclui todos os seus colaboradores, sem exceção: recepção, manutenção, administrativo, professores, dentre outros. 

Tenha um sistema de gestão de alta performance

Utilize a tecnologia a seu favor para a gestão e crescimento do seu negócio. Investir em um sistema de gestão de alta performance fará você ter uma gestão completa, inteligente e ágil da sua academia. 

Com um sistema de gestão você tem ferramentas completas para gestão da sua academia, ajudando você a cuidar de todas áreas estratégicas do seu negócio e saber tomar as melhores decisões para sua academia crescer. 

Hoje com um mundo altamente tecnológico, já pensou em você ter que fazer a gestão do seu negócio tudo à mão, sem agilidade, dados e controle eficiente da sua academia? 

Não ter um sistema de gestão pode ser o que fará você não conseguir alavancar o crescimento do seu negócio.

Então, para conquistar a alta performance da sua academia, conte com o sistema Pacto, o sistema de gestão fitness e bem-estar mais elogiado do mercado.

O sistema Pacto foi construído baseado numa metodologia completa, com todas as ferramentas que uma academia necessita para ter alta performance e sucesso.

Desse modo, através do sistema Pacto você tem ferramentas, tais como: administrativo, financeiro, controle e gestão de alunos, treino, pagamento, CRM, construtor de site, vendas, aplicativos para alunos, gestor e colaboradores e muito mais! 

Tenha um sistema de gestão completo e veja seus resultados crescerem rapidamente.

Invista em marketing e vendas

Você já possui o time dos sonhos, uma infraestrutura completa, mas sem investir na área de marketing e vendas sua academia não vai decolar. 

Por esse motivo, investir em marketing e vendas será decisivo para o sucesso do seu negócio. 

Estruture um planejamento de marketing e estabeleça metas de vendas semanais e mensais. Defina elementos importantes, tais como: público-alvo, objetivos comerciais, estratégias, verba de investimento, plano de ação, dentre outras coisas. 

Atualmente, é muito importante investir no marketing digital. Sua academia precisa estar na internet, para ser facilmente encontrada e para você realizar suas campanhas de vendas online.

Investir em anúncios online, produção de conteúdo de valor nas redes, parcerias, eventos, tudo isso pode ajudar seu negócio a bombar. 

Você pode ainda fazer prospecção direta pelo whatsapp, telefone, ações locais, como modo de captar novos clientes. Lembre-se sempre: tenha um time de vendas ativo, focado em atrair e converter novos alunos. 

Tenha, especialmente, um CRM poderoso. Uma ferramenta de relacionamento, vendas e fidelização. Através de aulas experimentais e do Boletim de Visitação (BV), você pode, por exemplo, utilizar isso para se relacionar e converter clientes através de mensagens direcionadas utilizando um excelente CRM, como o do sistema Pacto.

Tenha uma gestão financeira eficiente

Ter o foco em uma gestão financeira eficiente da sua academia é essencial para a sustentabilidade e o sucesso dela. 

Um negócio sem controle, previsão e gestão eficiente das finanças está destinado a não dar certo. E muitos empreendedores fitness infelizmente negligenciam essa área da sua empresa, fazendo uma gestão sem controle, dados corretos, deixando o dinheiro ir pelo ralo.

É através da gestão financeira que você administra a entrada e saída de recursos, sua receita e lucro, cuida de gastos e investimentos, capital de giro, otimiza seus resultados e ganhos. 

Então, sempre é importante contar um excelente sistema de gestão, onde você pode ter as melhores ferramentas de gestão financeira, indicadores e relatórios sempre à mão para planejar e gerir seu fluxo financeiro. 

Nesse sentido, você pode utilizar o sistema Pacto, que tem as melhores ferramentas para gestão financeira de negócios fitness e bem-estar. 

Com um sistema de gestão você ganha mais eficiência, tendo consequentemente melhores resultados. Isto porque, você tem controle de todas suas finanças, podendo inclusive, gerir cobranças e pagamentos, como o PactoPay, no caso do sistema Pacto.

Não se esqueça. Ter eficiência significa ter processos, informações seguras e clareza para tomar decisões. E tendo um sistema de gestão, você profissionaliza seu negócio e acompanha todos seus processos financeiros em tempo real. 

Então, cuide da saúde financeira da sua academia, acompanhando e administrando suas finanças, com foco em eficiência.  

Entregue uma experiência encantadora 

Sabe qual é a melhor forma de se tornar único no mercado e não perder clientes da sua academia para a concorrência? Se diferenciando e criando uma experiência encantadora para seu cliente.

Os clientes procuram atualmente numa academia mais do que apenas aparelhos funcionando e um espaço para atividade física, eles desejam viver uma experiência prazerosa de treino.

Desse modo, faça da sua academia um lugar onde as pessoas querem estar sempre, que são apaixonadas por ela, pelo seu serviço, pela sua marca e que se tornem fãs da sua academia.

Utilize o Costumer Experience (CX) para desenhar a jornada do cliente, mapear os pontos de contato com sua marca e planejar como criar a melhor experiência de treino que ele possa viver.

Criar uma experiência incrível envolve ter um ambiente bem planejado, uma comunicação poderosa, cuidar de detalhes como: limpeza, iluminação, som, cheiro, atendimento, montagem de treino, banheiros e vestiários, dentre outros.

E na era digital, utilize aplicativos, como o Treino, da Pacto, para ter um aplicativo personalizado da sua academia, com suas cores e logo.

Através de um aplicativo, você gera maior nível de envolvimento e experiência para seu aluno, onde ele tem tudo à disposição: treinos, agenda da academia, rede social, contrato, nutrição, vídeos de exercícios e muito mais.

Fique de olho na concorrência

Monitorar a concorrência é um tipo de ação importante para qualquer negócio, isso inclui academia.

Acompanhe seu mercado, fique ligado nos lançamentos e tendências. Observe o que a concorrência tem feito, tipo de serviços, abordagens, estratégias de campanhas e demais coisas. 

Estudar seu mercado é uma ótima iniciativa para você se manter sempre competitivo, estar alinhado às expectativas dos clientes. E o mais importante, estar um passo à frente, inovar quando notar uma oportunidade. 

Você pode utilizar ferramentas de pesquisa e monitoramento digital, quanto também ferramentas de negócio, como a famosa ferramenta de SWOT, conhecida como FOFA, em português. 

Através da ferramenta FOFA você mapeia o ambiente interno e externo, suas forças e fraquezas. Faça uso dela para ter clareza estratégica sobre você e seus concorrentes, descobrindo qual melhor maneira de agir para estar na frente.  

Independente do tamanho do seu negócio, pequeno ou uma grande rede, torne-se um expert no seu mercado para liderar sua academia com sucesso.

Mentalidade de crescimento: expansão da academia e rede

Ser empreendedor não envolve apenas ter um negócio, quem decide escolher essa missão também precisa desenvolver sua mentalidade.

E algo importante que irá diferenciar um empreendedor com pouco resultado de um empreendedor de sucesso é ter mentalidade de crescimento.

É importante encarar os desafios não como obstáculos, mas sim como oportunidades de aprendizado e de crescimento. 

Para investir na sua academia, oferecer sempre o melhor serviço para seu cliente, você precisa ter uma mentalidade de crescimento, ou seja, estar constantemente comprometido em entregar o melhor.

Esse é um componente importante para o crescimento e expansão da academia ou para transformação de sua marca em uma rede de academias. 

Se você deseja ter sua rede de academias, aprenda que é importante focar em construir uma marca de sucesso, com uma identidade e comunicação forte, serviço de qualidade e com metodologia própria.

Fique atento a esses aspectos, em transformar seu negócio em algo único, em uma marca desejada, de valor e trace seu planejamento estratégico de crescimento de curto, médio e longo prazo.

Exercite a mentalidade de crescimento, trabalhe sua marca, tenha foco e persiga seu sonho, com certeza isso ajudará você a expandir sua academia ou ter sua própria rede. 

Agora é com você: rumo ao sucesso

Pronto! Agora que você tem as melhores dicas sobre como administrar uma academia de sucesso, está na hora de começar já a implementar essas ações. 

Para isso, faça uma avaliação de cada área do seu negócio e dê notas para cada um delas, com notas variando de 0 a 10.

Observe como está cada área da sua academia, quais você precisa prioritariamente reforçar ou desenvolver, para, assim, obter um negócio de sucesso. Trace um plano de ação e execute!  

E se você precisa de ajuda e deseja conversar gratuitamente com um especialista em gestão de academias, tenho uma boa notícia para você.

Fale agora com um especialista da Pacto, receba um diagnóstico do seu negócio e descubra como o sistema mais elogiado para negócios fitness e bem-estar pode ajudar a alavancar nesse mês ainda o crescimento da sua academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: