Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Todo gestor durante a gestão de academia deve ter como meta desenvolver um gerenciamento eficiente para poder conquistar melhores resultados.

Creio que você já deve ter clareza quanto a isto. Porém, você já sabe o que significa ter eficiência na gestão?

De acordo com a Administração, existem dois elementos importantes na gestão: eficiência e eficácia. Ter uma gestão eficiente significa planejar e otimizar seus processos e atividades, com foco em ganho de produtividade e melhores resultados durante o gerenciamento. Enquanto que uma gestão eficaz é aquela que preza pelo atingimento dos objetivos estipulados para o negócio.

Dessa maneira, uma gestão pode ser eficiente sem ser eficaz e vice-versa. Um gestor durante a gestão de academia pode até atingir suas metas, porém não ter eficiência e alta performance, por exemplo.

Verdade seja dita. Para um negócio fitness ter sucesso ele necessita de um gerenciamento que seja eficiente e eficaz.

Sendo assim, no momento de realizar a gestão de academia esteja atento a esses dois elementos.

Agora que ficou claro isso, hoje queremos ajudar você a aprender especialmente sobre como ter um gerenciamento mais eficiente na sua academia, ou seja, que tenha mais produtividade e melhores resultados.

Para te ajudar nessa missão, preparamos 10 dicas sobre como ter um gerenciamento eficiente do seu negócio fitness.

1. Planejamento estratégico com foco em resultados

Ter um planejamento estratégico para gestão de academia é essencial para todo negócio que deseja ter mais eficiência.

Para isso, faça pesquisas de mercados, mergulhe no seu negócio e estabeleça quais são seus objetivos estratégicos, suas metas e desafios, focando sempre na conquista dos melhores resultados. Crie após isso um plano de ação e execute.

Quando você tem clareza e direcionamento para onde você deve ir, isso evita você perder tempo e recursos da sua academia, ganhando mais eficiência no gerenciamento do seu negócio.

2. Envolva seu time no atingimento das metas

Você já possui seu planejamento estratégico definido, quais são as metas e responsabilidades para cada área e colaborador da sua academia.

Agora é hora de envolver seu time na realização das atividades e no alcance das metas.

Defina as atividades a serem realizadas, utilize ferramentas de gestão, controle e produtividade, como as do sistema Pacto, para fazer a gestão e acompanhamento do trabalho da sua equipe.

Foque no engajamento da sua equipe, pois uma equipe motivada, torna-se mais produtiva e eficiente.

3. Selecione talentos para sua academia

E por falar em time, muito importante na gestão de academia, no momento da seleção dos seus colaboradores selecionar pessoas com talento e que estejam conectadas ao propósito do seu negócio.

Durante a seleção de pessoas, avalie desde aspectos comportamentais, histórico do candidato, até sua formação e habilidades técnicas para executar as atividades.

Não negligencie essa área da sua academia, pois isso será fundamental para você ter colaboradores mais comprometidos com o trabalho e uma academia com mais retenção de talentos.

Tendo assim, mais eficiência nos processos e na realização das atividades do seu negócio.

4. Tenha um sistema de gestão eficiente

Tenha um sistema de gestão eficiente para gestão de academia, pois ele te dará todas as ferramentas para fazer um gerenciamento com melhores resultados.

Para isso, escolha o sistema Pacto, o sistema para gestão de negócios fitness e bem-estar mais elogiado do mercado.

O sistema Pacto tem uma metodologia completa com ferramentas construídas para gestão de alta performance de negócios fitness e bem-estar, permitindo você planejar, controlar e administrar todas as áreas da sua academia.

Utilize o sistema de gestão Pacto para fazer a sua gestão: administrativa, financeira, treino, controle de alunos, pagamentos, CRM e muitos mais!

Assim, você terá total controle dos seus processos e ganho de eficiência em todas as áreas da sua academia.

5. Faça uma gestão inteligente do seu financeiro

Quando falamos em gestão de academia eficiente é muito importante você realizar uma gestão inteligente do seu departamento financeiro.

Pois é conquistando uma gestão com planejamento, processos e controle que você garante a saúde financeira da sua academia e evita desperdícios e gastos indesejados.

Nesse momento, conte com o sistema Pacto, com o seu módulo financeiro, para ter total controle, previsão e gestão do fluxo financeiro da sua academia.

6. Modernize seu sistema de controle de alunos

Para ter mais eficiência na gestão de academia é muito importante você modernizar seu sistema de controle de alunos.

Não dá para ter eficiência utilizando sistemas antigos de controle de frequência de alunos. Você precisa investir em catracas integradas a um sistema que permite reconhecimento facial e leitura biométrica, como o da Pacto.

Dessa forma, você terá melhor controle dos seus alunos, com dados precisos e em real do fluxo de usuários da sua academia.

Dando mais agilidade na entrada e saída de alunos, além de, principalmente, ter dados corretos a respeito do seu negócio.

Utilize também Aplicativos, como o Treino e o Meu Box, da Pacto, para também controlar e prever o fluxo de alunos da academia, através de diversos recursos do aplicativos, com o agendamento de aula.

7. Invista em metodologias de gestão ágeis e focadas em resultados

Para ter uma gestão de academia de alta performance, você precisa a partir de agora começar a trabalhar em seu gerenciamento com um modelo de gestão por resultados.

Para isso, você precisa deixar de investir em metodologias tradicionais e engessadas, optar por modelos de gestão ágil, tais como: Scrum, Kanban, Sprint, dentre outros.

Você pode utilizar, por exemplo, o Kanban para gerir as rotinas do seu time. Através dessa metodologia o foco da sua gestão é direcionado tendo como prioridade a execução e conclusão de tarefas, e não apenas em processos.

Através do fluxo de gestão de tarefas do Kanban, que possui três grupos de tipos de tarefas: 1) a fazer, 2) fazendo e 3) feito, você pode controlar, priorizar e ter mais agilidade no gerenciamento da sua academia.

8. Tenha um CRM para potencializar suas vendas

Vamos falar de algo essencial para toda academia: Vendas. Se sua academia não possui uma ferramenta eficiente de gestão de relacionamento com o cliente, você pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas.

Ter um CRM poderoso, como o do sistema Pacto, vai te ajudar a ter mais eficiência no relacionamento, conversão e fidelização de alunos.

Com essa ferramenta da Pacto, você consegue acompanhar toda jornada do seu prospect ou cliente, enviar mensagens personalizadas com scripts já prontos, seja por email ou SMS. E assim, ter mais eficiência e conquistar melhores resultados em vendas.

9. Invista em hábitos sustentáveis

Investir em práticas sustentáveis no seu negócio é importante não apenas para gestão de academia, mas também uma necessidade urgente do nosso mundo atual.

Adotando hábitos sustentáveis no gerenciamento da sua academia você pode ajudar o meio ambiente, quanto também ter mais economia e eficiência no uso de recursos.

Busque diminuir o uso de papel, plástico e de energias não renováveis, por exemplo. Você pode estimular seus alunos a não gastarem copos plásticos, levarem sempre suas garrafas ou até comprar garrafas personalizadas da sua academia, dentre outras iniciativas.

10. Tenha criatividade para criar soluções

Muitas vezes para ter eficiência na gestão de academia a solução para obter isso pode estar bem diante do gestor ou do seu time.

Procure abandonar a mentalidade focada apenas no problema e na limitação, troque por uma mentalidade criativa, de construção de solução para seu negócio.

Estimulando a criatividade do seu time, muitas soluções podem ser construídas para problemas do dia a dia e proporcionar mais eficiência e produtividade na sua academia.

Utilizando a criatividade, podem ser pensados soluções para diversos problemas: 1) Como criar uma experiência de treino melhor? 2) Como economizar insumos na academia? 3) Como atrair mais visitantes neste mês?. Estas e outras perguntas podem ser trabalhadas como desafios e, a partir disso, serem propostas soluções criativas.

Faça um brainstorming ou uma reunião em formato desafio para construção de soluções e encontre respostas junto ao seu time sobre como ser mais eficiente!

Agora que você aprendeu todos os passos para ter uma gestão eficiente na sua academia, você está pronto para mudar o patamar do seu negócio e ter uma gestão de alta performance!

Não deixe de colocar em prática todas essas dicas, pois executando elas logo você terá uma revolução no seu negócio e um grande salto na sua produtividade e resultados.

E se você quer saber mais como ter alta performance e eficiência na gestão da sua academia, tenho um convite para você.

Fale agora gratuitamente com um especialista da Pacto e tire todas suas dúvidas sobre como o sistema Pacto pode ajudar você a ter uma academia mais eficiente e lucrativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: