Que o Marketing Digital é indispensável para praticamente todos os mercados, isso nem precisamos discutir. Mas a dúvida que fica na cabeça da grande maioria dos gestores é de como aumentar o engajamento da academia nas redes sociais. É cada vez mais urgente criar estratégias para consolidar a imagem da marca perante um mercado altamente competitivo, e que a cada momento surgem novos modelos de negócio. Mas, como fazer isso no ambiente online?

Você pode até achar que é fácil; que é só criar um perfil nas redes sociais, postar coisas aleatórias e rezar para que seu público te veja. Quem dera se fosse assim, não é? Acontece que para trabalhar o Marketing Digital da sua academia você precisa traçar objetivos para conseguir atingir resultados, e tudo isso começa com um bom planejamento e, principalmente, saber o que o seu público está buscando!

Nesta perspectiva também não podemos deixar de fora o conteúdo, que é a peça-chave para as suas ações. Uma vez que você entende o que seu público-alvo está buscando e que seu negócio resolve a necessidade dele, então todo o seu conteúdo deve ser focado gerar valor para para ele, com o intuito de gerar engajamento e fortalecer a sua imagem. Ele precisa sentir que você é referência no que faz.

Leia mais:

Planejamento de Marketing para academias
Os 3 piores erros de marketing para academia
Como criar uma campanha de vendas para academia

Como aumentar o engajamento da academia nas redes sociais?

Sabendo então que o conteúdo é fundamental para atrair potenciais clientes, separamos algumas dicas importantes para te ajudar nessa caminhada:

1- Encorajamento

Incentive seu público com uma mensagem positiva de pertencimento. Enconraje-o com sua autoridade.

2- Pergunta

Fazer perguntas incentiva a sua audiência a interagir com você e assim gerar novas ideias para outros conteúdos. Os Stories do Instagram são um bom exemplo para você usar!

3- Tutoriais

Crie tutoriais baseados nas necessidades do seu público. Os professores da sua academia podem fazer vídeos ensinando a maneira correta de fazer os exercícios ou falar de alguma aula específica  e quais os benefícios de praticá-la, por exemplo. Quando você leva algum tipo de ensinamento tende a fidelizar mais a sua audiência.

4- Dica rápida

Dê dicas simples e relevantes que podem mudar a rotina do seu público. Isso faz toda a diferença.

5- Depoimentos

Mostre a todos a transformação dos seus clientes. Nada melhor do que ele próprio para validar sua atuação, não é? Mostre também suas metas alcançadas. Isso aumenta ainda mais sua autoridade.

6- Conteúdo épico

Escolha um assunto popular e escreva sobre ele detalhadamente. Coloque informações importantes que enriqueça o seu conteúdo.

7- Enquete

Pergunte sobre as preferências do seu público. Use e abuse dos vários recursos disponíveis nas mídias sociais. Seja criativo!

8- Cotidiano

Aguce seu olhar para perceber as coisas que passam aos nossos olhos mas poucos percebem. Reflita e analise fatos cotidianos.

9- Controvérsia

Faça uma publicação que confronte algum mito do seu mercado. Sabe aquele mito que muita gente acha que é verdade? Então, apresente fatos concretos que derrubem essa ideia.

10- Objeção

Mate uma objeção comum do mercado, mostre seu ponto de domínio sobre o assunto; sua missão de existir defendendo essa ideia.

11- História

Compartilhe um pouco da sua história. Dê ênfase a algo que conecte com o tema do seu negócio. Contar histórias atrai a atenção do seu público e aumenta seu engajamento, mas desde que seja bem contada e relevante; que tenha um propósito.

12- Datas comemorativas

Crie posts para datas especiais que sejam relevantes para o seu nicho. Datas que não têm a ver com seu negócio não são interessantes.

13- Produto ou serviço

Apresente os seus produtos ou serviços focando no benefício que eles levam para seu público. Quando você apresenta os benefícios e quais mudanças eles podem fazer na vida do potencial cliente, a venda será uma consequência natural.

Conclusão

O mundo das redes sociais pode parecer confuso mas não é tão difícil. São ações simples que fazem toda a diferença! As pessoas buscam coisas reais, que façam com que se identifiquem, portanto, busque mostrar você realmente é, o que o seu negócio pode ajudar na vida deles? Mostre a diferença!

Ingridy Scartezzinni
Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


Deixe sua opinião e enriqueça o debate!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.