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Que o Marketing Digital é indispensável para praticamente todos os mercados, isso nem precisamos discutir. Mas a dúvida que fica na cabeça da grande maioria dos gestores é de como aumentar o engajamento da academia nas redes sociais.

É cada vez mais urgente criar estratégias para consolidar a imagem da marca perante um mercado altamente competitivo e que a cada momento surgem novos modelos de negócio. Mas, como fazer isso no ambiente online?

Você pode até achar que é fácil; que é só criar um perfil nas redes sociais, postar coisas aleatórias e rezar para que seu público te veja. Quem dera se fosse assim, não é?

Acontece que para trabalhar o Marketing Digital da sua academia você precisa traçar objetivos para conseguir atingir resultados, e tudo isso começa com um bom planejamento e, principalmente, saber o que o seu público está buscando!

Nessa perspectiva também não podemos deixar de fora o conteúdo, que é a peça-chave para as suas ações. Uma vez que você entende o que seu público-alvo está buscando e que seu negócio resolve a necessidade dele, então todo o seu conteúdo deve ser focado gerar valor para para ele, com o intuito de gerar engajamento e fortalecer a sua imagem. Ele precisa sentir que você é referência no que faz.

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Como aumentar o engajamento da academia nas redes sociais?

Sabendo então que o conteúdo é fundamental para atrair potenciais clientes, separamos algumas dicas importantes para te ajudar nessa caminhada:

1- Produza conteúdo relevante

A produção de um conteúdo que seja essencial e único para o seu tipo de público demanda tempo, pesquisa e dedicação. Chamar a atenção no meio de tantas outras páginas e conteúdos é um grande desafio, mas você pode começar estruturando um planejamento de postagens para não se perder.

Defina o tipo de conteúdo que será postado em cada dia da semana e quais os canais que você irá usar. Veja o exemplo abaixo:

Como fazer planejamento para redes sociais e aumentar o engajamento

Com esse planejamento em mãos, ficará mais fácil você produzir seus conteúdos sem perder tempo toda vez pensando no que postar. Assim você foca suas energias na parte criativa do processo, ou seja, em como falar sobre o universo fitness de uma maneira apenas sua.

Listamos abaixo algumas ideias de posts para você se inspirar:

  • Controvérsia

Faça uma publicação que confronte algum mito do seu mercado. Sabe aquele mito que muita gente acha que é verdade? Então, apresente fatos concretos que derrubem essa ideia.

  • Objeção

Mate uma objeção comum do mercado, mostre seu ponto de domínio sobre o assunto; sua missão de existir defendendo essa ideia.

  • História

Compartilhe um pouco da sua história. Dê ênfase a algo que conecte com o tema do seu negócio. Contar histórias atrai a atenção do seu público e aumenta seu engajamento, mas desde que seja bem contada e relevante; que tenha um propósito.

  • Datas comemorativas

Crie posts para datas especiais que sejam relevantes para o seu nicho. Datas que não têm a ver com seu negócio não são interessantes.

  • Produto ou serviço

Apresente os seus produtos ou serviços focando no benefício que eles levam para seu público. Quando você apresenta os benefícios e quais mudanças eles podem fazer na vida do potencial cliente, a venda será uma consequência natural.

2- Faça perguntas

Fazer perguntas incentiva a sua audiência a interagir com você e assim gerar novas ideias para outros conteúdos. Os stories do Instagram são ótimos para buscar interagir com seus seguidores, e você pode seguir o exemplo da imagem do item anterior e analisar os resultados para criar conteúdos baseados nas respostas recebidas.

3- Publique tutoriais

Crie tutoriais baseados nas necessidades do seu público. Os professores da sua academia podem fazer vídeos ensinando a maneira correta de fazer os exercícios ou falar de alguma aula específica  e quais os benefícios de praticá-la, por exemplo. Quando você leva algum tipo de ensinamento tende a fidelizar mais a sua audiência.

Se sua academia é focada na musculação, por exemplo, peça para que seus professores gravem vídeos falando sobre os erros mais cometidos durante algum tipo de exercício; mitos e verdades mais falados no meio fitness; dicas de exercícios para aumentar glúteos e por aí vai. Dê dicas simples e relevantes que podem mudar a rotina do seu público. Isso faz toda a diferença!

4- Mostre depoimentos

Ao mostrar depoimentos dos seus alunos você está usando o famoso gatilho da Prova Social. Quem melhor para provar que seus serviços são bons que o próprio aluno falando, não é verdade?

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda

Portanto, mostre a transformação dos seus clientes, suas metas alcançadas, a melhora na qualidade de vida das pessoas. Isso aumenta ainda mais sua autoridade.

5- Faça enquetes

Fazer enquetes é uma ótima estratégia para você entender as preferências do seu público, e assim, reformular seus serviços para atrair cada vez mais clientes.

Estabeleça um ou dois dias da semana para fazer enquetes, sempre lembrando da relevância e qual o objetivo você quer com os resultados.

Você pode fazer enquetes sobre quais aulas eles mais gostam,  ou falar sobre algum assunto específico e colocar uma enquete para interação. Deixe a criatividade aflorar!

6- Mostre a rotina da academia

Aguce seu olhar para perceber as coisas que passam aos nossos olhos mas poucos percebem. Mostrar a rotina da sua academia é uma forma de aproximar ainda mais quem já é seu cliente e despertar a curiosidade daqueles que ainda não são, que podem acabar se tornando um visitante, que se transformam em aluno, que indicam um amigo…

7- Use CTA

CTA é uma sigla em inglês que significa Call to Action, ou seja, chamada para ação. Todo conteúdo que você postar precisa ter um CTA porque você precisa que seus seguidores tomem uma ação a partir do seu conteúdo. Esse CTA pode ser um pedido para comentar, compartilhar, e claro, falar com a sua equipe de vendas para aproveitar uma promoção, por exemplo.

É importante traçar um objetivo para cada post para que não vire apenas uma obrigação de postar por postar sem nenhum propósito.

8- Seja constante nas publicações

Para engajar e se manter presente não vale postar duas vezes na semana e achar que está tudo bem. Você precisa manter uma constância!

O engajamento nas redes sociais depende do contato frequente e contínuo com as pessoas que visitam sua página. Se você dificilmente aparece na linha do tempo de pessoas que gostam ou seguem sua página, como você poderia se destacar?

É por isso que manter uma regularidade de postagem é importante, e você conseguirá fazer isso com maestria seguindo um bom planejamento.

É importante também organizar o agendamento das postagem, e para que você não faça isso sempre manualmente, você pode usar a ferramenta gratuita do Facebook, o Estúdio de Criação, para agendar e fazer postagem automaticamente. Para isso, é só acessar o site business.facebook.com/creatorstudio/home e logar com seu usuário do Instagram e senha.

Essas dicas foram úteis para você? Deixe seu comentário e vamos trocar ideias!

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Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.

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