Um processo simples mas que é de extrema importância nas academias é a gestão de carteira de alunos. Muitos não dão a devida importância para isso ou acham que é só colocar o aluno sob a responsabilidade de alguém e manter contato só no período de renovação de contrato. Mas não é assim que as coisas funcionam, não é?!

Por que uma gestão de carteiras é importante para sua academia?

A resposta é direta: fidelização. Quem quer sobreviver no mercado tem que se atentar para o fato de que agregar valor ao serviço é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, além de fazer com que o cliente perceba este valor no serviço oferecido. Tudo isso é indispensável para que se atinja um bom resultado, começando pelo atendimento, onde entra a gestão de carteiras para academias.

Um bom sistema de CRM é essencial para que você consiga acompanhar dados concretos sobre o quanto você está conseguindo reter seus alunos e captar novos, e a partir disso criar ações para potencializar a produtividade da sua equipe e, consequentemente, das suas vendas.

Carteira por consultor ou por professor?

As carteiras são um recurso que permite a organização do relacionamento entre colaborador e aluno, fazendo com que o contato ocorra de forma mais direta e simples, onde será trabalhado a retenção dos alunos dentro das metas do CRM para os colaboradores responsáveis pelo aluno, que consta em uma determinada meta. Possibilita, além do agrupamento de clientes na carteira de um colaborador, a transferência de clientes de uma carteira para outra, objetivando melhorar a organização de acordo com as necessidades de sua empresa.

E fazer a separação de carteiras por aluno e professor é tarefa básica. Por que? Porque ambos os profissionais possuem papeis diferentes. O papel do consultor é mais voltado para a venda, renovação de planos,  além de, claro, manter um relacionamento com o aluno.

Mas é no professor que está o grande fator de fidelização de alunos na academia, e é por isso que a atenção aqui deve ser redobrada! O professor é quem sabe dos objetivos do aluno, quem acompanha a evolução dos treinos, portanto, nada mais que lógico que ele vá atrás daqueles que não estão indo na sua academia com frequência.

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E mais uma vez, o CRM para academia vai te mostrar todos os dados concretos para que você veja de perto se o serviço que está entregando está atendendo as necessidades do seu cliente e se sua equipe está sendo eficiente.

Sempre importante ressaltar também que você deve ter ambas as carteiras bem estruturadas, seja de consultor ou professor, e gerir de acordo com a atividade de cada um. Isso também te ajuda a ver quais clientes estão no grupo de risco da sua academia, podendo assim estabelecer ações para retê-los.

Portanto, se as vendas na sua academia não estão indo muito bem, observe a maneira com que está lidando com seus clientes e como a sua equipe está trabalhando. O seu grande potencial de vendas está dentro do seu próprio negócio! Estabeleça processos de atendimento, alinhe com toda sua equipe e acompanhe os resultados!

Ingridy Scartezzinni
Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


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