É fato que estabelecer metas de vendas na academia é extremamente importante. E, assim como um treino, ter uma direção a seguir é com certeza a chave para o desenvolvimento e sucesso de sua academia. Por isso, as metas de vendas de uma academia precisam ser elaboradas e controladas de forma eficaz!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você ficar de olho nas metas da sua academia. Confira!

Como definir metas de venda na academia?

De início, é importante que saiba que o crescimento de sua empresa está diretamente ligado ao aumento da comercialização e influência no mercado em que atua. E, ao trabalhar com metas de vendas estabelecidas, seus colaboradores saberão o que é esperado e irão trabalhar para atingir as metas e até mesmo superá-las.

Por isso, é essencial que as metas sejam reais, ou seja, possíveis de serem atingidas, gerando motivação e autoconfiança para a sua equipe! É claro que não existe uma fórmula mágica para definir as metas de vendas, mas sim boas práticas a serem seguidas.

Treinar recepcionistas, consultores e todos os responsáveis pelas vendas

Os recepcionistas representam a porta de entrada de um cliente, afinal, é por meio deles que o futuro aluno vai receber o atendimento que será fundamental para sua escolha de academia. Portanto, eles precisam receber um treinamento adequado, possuir conhecimento de todos os produtos e planos da academia, ter estratégia de vendas e um boa capacidade de argumentação. Além dos recepcionistas, muitas academias possuem consultores e departamentos de vendas, portanto, se esse for o caso da sua empresa, todos os envolvidos nesse processo devem ser capacitados!

Oferecer um atendimento de excelência

É claro que todos os profissionais da academia devem proporcionar um atendimento de excelência, mas isso deve ser ainda mais reforçado para os responsáveis pelas vendas! O primeiro contato a gente nunca esquece, por isso, o cliente interessado pelos produtos de sua academia deve sair não apenas satisfeito mas surpreso do primeiro atendimento que recebeu.

Usar uma linguagem adequada, ouvir o cliente e proporcionar uma experiência personalizada são os requisitos básicos para que o cliente sinta-se bem atendido.

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Analisar o mercado em que atua

O primeiro passo para estabelecer metas é conhecer bem o mercado em que atua. É necessário saber o percentual de crescimento do segmento da empresa e, é claro, a previsão de expansão para os anos seguintes.

A partir dessas informações, é possível analisar o percentual do mercado que detém no momento e o quanto sua academia cresceu nos últimos tempos.

Verificar o índice de vendas

É importante sempre fazer cálculos do aumento das vendas nos últimos meses e também anos. É essencial fazer uma análise histórica, caso sua empresa exista há algum tempo no mercado. No caso de uma academia nova, é possível fazer o levantamento por estimativas.


Definir o quanto deseja crescer

Definir as metas de crescimento é essencial para a obtenção de dados conclusivos que vão auxiliar na avaliação mensal do que tem sido feito e o planejamento do que se deve fazer.

Lembre-se de que as metas devem ser específicas, ou seja, estabelecer, por exemplo “devemos crescer 30% no mercado durante o próximo ano”. Com esse índice, é possível calcular o quanto será preciso vender por mês para atingir a meta.

Com as informações em mãos, agora já pode fixar suas metas de vendas. É importante:

  • Fixar metas que possam ser atingidas;
  • Fazer com que os colaboradores participem da definição das metas, pois ficam mais comprometidos com o resultado;
  • Criar programas de incentivo para a equipe;
  • Avaliar sempre as metas fixadas;
  • Fazer adequações das metas quando necessário;
  • Determinar um prazo certo para que as metas sejam cumpridas;
  • Considerar as condições do mercado;

Como controlar as metas de vendas?

Lembre-se de que tão importante quanto definir e planejar as metas de venda de sua academia é o acompanhamento do desempenho de seus colaboradores rumo ao seu atingimento. Para esse controle, é importante comunicar as metas de forma clara e objetiva em todos os canais possíveis.

Também é necessário que cada colaborar faça relatórios frequentes sobre o resultado de trabalho. Além disso, reuniões em grupos e encontros individuais podem trazer ótimos resultados, já que são momentos em que se discute o que precisa ser melhorado na hora da venda para poder atingir resultados satisfatórios.

E a sua academia? Como vem definindo e controlando as metas de vendas nos últimos tempos? Deixe sua sugestão e opinião em nossos comentários!

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