Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):
|
Índice
- Principais motivos que fazem alunos desistirem da academia:
- Construa uma jornada do cliente
- Crie um ambiente motivador e encante seus alunos
- Proporcione uma experiência de treino incrível
- Faça pesquisas periódicas de satisfação do cliente
- Tenha uma gestão eficiente e descomplicada
- Faça campanhas temáticas e invista na sua comunicação
- Utilize o CRM para fidelizar clientes
- Crie um Clube de Vantagens
- Invista na qualificação do seu time
Para você que é dono de academia e trabalha com gestão fitness já deve saber que esse mercado tem grandes oportunidades, mas também muitos desafios.
De acordo com dados oficiais da IHRSA, o Brasil possui o segundo maior mercado do mundo em número de academias, tendo mais de 35.000 academias, obtendo um faturamento de US$ 2,1 bilhões em 2019.
Isso demonstra o gigantesco potencial do nosso mercado, que apesar de estar no topo desse ranking fitness ainda tem muito a ser explorado. Isso especialmente porque, de acordo com pesquisa da McKinsey & Company feita em 2021, 75% dos brasileiros afirmam que o bem-estar tornou-se uma prioridade em suas vidas, revelando assim as grandes oportunidades desse mercado.
Diante disso, quem trabalha com gestão fitness possui grandes desafios. Sendo os principais deles: conquistar alunos e, especialmente, motivar e fidelizar clientes.
Você talvez já tenha se deparado com esse tipo de realidade na sua academia, né? Alunos entrando, porém muitos desistindo de frequentar com o passar do tempo.
Mas, e aí, será que é possível mudar essa situação através de uma boa gestão fitness e ter uma academia com alunos engajados, fiéis e que não desejam deixar sua academia de jeito nenhum? Claro que sim! E vamos te ensinar hoje a fazer isto.
Principais motivos que fazem alunos desistirem da academia:
Para você que trabalha com gestão fitness, vamos listar agora os principais motivos de desistência dos alunos em academias e depois disso apresentar para você as melhores estratégias de como mudar totalmente esse cenário.
18 principais motivos de desistência dos alunos em academias:
- Metas idealizadas e frustração por não atingi-las;
- Ansiedade para ter resultados rápidos e não fazer os treinos corretamente;
- Ambiente da academia pouco motivador, não desenhado para o cliente ter uma boa experiência;
- Professores pouco capacitados e sem treinamento contínuo;
Experiência de treino ruim; - Poucas opções de aparelhos e equipamentos sem manutenção;
Atendimento ruim; - Gestão desorganizada e ineficiente;
- Academia sem metodologia personalizada;
- Autoestima baixa e excesso de comparação;
- Falta de motivação e de estímulos positivos;
- Dificuldades financeiras;
- Lesões e acidentes;
- Poucas opções de horários para treinos e para aulas coletivas;
- Comunicação ruim e falta de CRM eficiente;
- Academia sem diferenciais;
- Falta de campanhas temáticas e de ações personalizadas para os alunos;
- Academia sem modernização;
Pronto. Você já conhece os principais motivos que levam a desistência de alunos de frequentarem a academia.
Agora que você entende o real motivo de não conseguir reter e fidelizar clientes, está na hora de aprender definitivamente como evitar isso e guiar sua academia para o crescimento através de uma gestão fitness de sucesso.
Construa uma jornada do cliente
Você sabia que o seu cliente constrói uma jornada que vai desde o momento que descobre o problema até o instante da compra e da fidelização? Sim. Isto mesmo.
É muito importante você desenhar essa jornada do cliente, mapeando as dores e as necessidades que ele possui em cada etapa da jornada.
Conhecer seu cliente, saber realmente o que é importante para ele e criar ações estratégias para cada etapa da jornada, sejam elas estratégias de comunicação, de experiência ou de gestão é muito importante para motivar e fidelizar o aluno.
Para isso, você pode utilizar a ferramenta 5As, de Philip Kotler. Cada letra A refere-se a uma etapa da jornada do cliente. Sendo elas:
1) Assimilação;
2) Atração;
3) Arguição;
4) Ação; e
5) Apologia.
Busque mapear esses pontos de dores e interesses que conectam seu cliente desde o momento da descoberta do problema, ativação do interesse, até a pesquisa, avaliação da sua academia, ação de compra e defesa dela, como cliente fiel.
Utilize o sistema Pacto, para te ajudar em todas essas etapas, seja através de dados dos seus alunos, CRM para academia e negócios fitness, construtor de site, aplicativos e muito mais! E crie ações personalizadas para cada uma das etapas.
Crie um ambiente motivador e encante seus alunos
Vivemos atualmente na Era da Experiência. Os clientes das academias buscam não apenas consumir serviços, mas viver uma experiência de treino incrível.
Para isso, invista em conhecer seu cliente e criar um ambiente que seja atrativo e encantador para ele. Isso vai desde a arquitetura do espaço, a escolha de cores, iluminação, o som ambiente, o cheiro, dentre outras coisas.
Criar espaços temáticos ou instagramáveis tem sido uma boa opção. Faça seu aluno desejar viver plenamente a experiência de estar na academia e compartilhar sobre ela com outras pessoas.
Proporcione uma experiência de treino incrível
Você precisa proporcionar uma experiência de treino incrível para seu aluno. Isto é um fator decisivo para motivar e fidelizar seu cliente.
Essa experiência deve ser construída desde a criação de um ambiente de treino motivador, bons equipamentos, quanto na avaliação, prescrição de treino, atendimento, comunicação, serviços complementares, aplicativos, metodologias próprias, dentre outras coisas.
O sistema Pacto, com certeza, é sua melhor opção para criar uma experiência encantadora para seu aluno. Através dele você tem uma gestão mais eficiente, ágil, facilitando a vida do seu aluno e entregando uma experiência incrível de ponta a ponta, desde atendimento, prescrição de treino, aplicativos, CRM e muito mais.
Conte ainda, com o App Treino para personalizar ainda mais a experiência de treino do seu aluno e encantá-lo, com o aplicativo mais bem avaliado nas lojas de aplicativos.
Faça pesquisas periódicas de satisfação do cliente
Para entregar um serviço de qualidade, motivar e fidelizar seu aluno é extremamente importante você conhecer os desejos e necessidades dele.
Para isso, invista em pesquisas periódicas de satisfação do cliente, como o NPS, por exemplo, para que ele possa avaliar sua academia, dar sugestões e feedbacks.
É possível deixar isso ainda mais fácil e envolvente, utilizando o Ranking de professores, do sistema Pacto. Através dele seu aluno avalia os professores, dá notas para serviços, realizando tudo isso de modo gamificado através do App Treino ou Meu Box.
Assim, você tem professores mais empenhados e produtivos, conquistando, consequentemente, uma comunidade mais engajada de alunos.
Tenha uma gestão eficiente e descomplicada
O aluno busca praticidade no dia a dia. Quanto mais você tiver uma gestão fitness ágil, descomplicada e eficiente melhor será a experiência do seu cliente na academia.
Por esse motivo, é essencial você investir em um excelente sistema de gestão fitness para ter melhores resultados, bem como para motivar e fidelizar seu aluno.
Utilize o sistema Pacto para gestão da sua academia, através dele você tem processos mais eficientes, uma gestão descomplicada, ferramentas completas e entrega uma experiência de treino e serviço incrível para seu cliente.
O sistema Pacto é o mais elogiado do mercado, ele ajuda em todas as áreas do seu negócio: administrativo, financeiro, treino, pagamentos, CRM para academia, vendas, aplicativos para gestão e treino, construtor de site e muito mais!
Faça campanhas temáticas e invista na sua comunicação
Utilize sua comunicação para atrair, relacionar e engajar seus alunos. Você pode fazer isto tanto através da comunicação interna da academia, quanto por meio da comunicação pelo meio digital.
Tenha uma presença ativa nas redes sociais, utilizando estratégias de marketing de conteúdo, anúncios online, email marketing, dentre outras.
Faça seu cliente se conectar com o propósito e a mensagem da sua academia, demonstrando o quanto é vantajoso e positivo para ele ter um estilo de vida saudável.
Faça campanhas temáticas na academia, desafios e concursos para envolver seus alunos e atrair também novos clientes. Criando aulas temáticas, como: dia do amigo, festa junina, carnaval, dentre outras.
Criando, com essas campanhas, estratégias de conexão com sua marca e integração dos alunos, fazendo da sua academia um espaço amigável e acolhedor.
Utilize o CRM para fidelizar clientes
O CRM é a melhor ferramenta de relacionamento e fidelização de clientes para as academias. Através dele você envia mensagens personalizadas para o cliente, mantendo uma comunicação contínua e eficiente.
Para ter melhor resultado utilize o CRM do sistema Pacto, o mais completo do mercado. Com ele você mapeia toda jornada do cliente, têm scripts de mensagem prontas para serem enviadas e faz a automação do envio de mensagens personalizadas por email, SMS e Aplicativo.
É através de uma comunicação eficiente, mostrando que o seu cliente sempre pode contar com a sua academia e por meio de campanhas temáticas que você irá fidelizar ele, enviando mensagens que o motive a ser um aluno ativo da academia.
Dica: se você desejar se tornar um expert em CRM e vendas, ainda pode aprender tudo isso no E-book CRM para academias e negócios fitness: um guia prático e completo para otimizar resultados.
Crie um Clube de Vantagens
Que tal ter um Clube de Vantagens exclusivo da sua academia? Esta é uma excelente opção para você engajar e proporcionar ainda mais benefícios para seu cliente.
Através do Clube de Vantagens é possível dar prêmios para seus alunos, descontos e muitos outros benefícios, mantendo ele mais engajado e motivado.
E com o sistema Pacto, você consegue criar seu próprio Clube de Vantagens, tudo digital e com um sistema de pontuação onde o seu aluno tem todos os benefícios do clube de maneira acessível e personalizada.
Invista na qualificação do seu time
Para entregar uma experiência e serviço de qualidade é importante você ter um time competente e sempre atualizado.
Invista na qualificação do seu time, tanto do atendimento, comercial, administrativo, quanto técnico.
Promova formações na sua academia para seu time ou financie para eles cursos, eventos, dentre outras opções. Assim, com um time qualificado, você tem alunos mais satisfeitos e engajados.
Conte ainda, com o sistema Pacto, para te ajudar nisso. Através da Universidade Pacto você e todo o seu time podem receber treinamentos gratuitos em uma plataforma online no segmento fitness e bem-estar com foco em alta performance.
Pronto. Você agora tem as melhores estratégias de gestão fitness para motivar e fidelizar os clientes da sua academia.
Espero que esse conteúdo tenha colaborado na sua jornada como gestor fitness. Coloque ele em prática e comece já a ver os resultados aparecerem.
E se você deseja conhecer o sistema Pacto, que possui a melhor metodologia de retenção e fidelização de alunos para negócios fitness, fale agora gratuitamente com um especialista e descubra como podemos ajudar você a performar seus resultados.