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Para obter sucesso nos negócios, utilizar o google ads para academias é uma excelente escolha para a sua empresa ter presença nas primeiras páginas do buscador.

Isso porque, com a ferramenta é possível criar links patrocinados que ajudam na divulgação da sua academia. 

Basicamente, eles funcionam como um tipo de material pago que deixa a academia em destaque nos resultados de busca do Google, em sites parceiros e redes sociais, conforme o modelo de campanha escolhido.

Isto posto, entender como funciona o Google Ads e os seus benefícios são formas de conseguir bons resultados para sua academia, atraindo potenciais clientes no meio digital.

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios que permite criar campanhas com diferentes formatos para divulgar produtos e serviços na internet com rapidez e eficiência, podendo escolher o pagamento por clique ou a cada mil visualizações de conteúdo.

O grande diferencial da plataforma é a possibilidade das empresas anunciarem seus produtos/serviços e assim se destacar para um público segmentado. 

É muito mais do que pagar para anunciar, é um investimento em audiência qualificada e que se interessa pelo seu negócio.

 Afinal, é possível direcionar as campanhas para pessoas que reagiram a sua marca ou que se interessam pelo segmento de atuação, tendo resultados mais efetivos na criação de contatos.

Com base nas palavras-chave utilizadas nas pesquisas, os anúncios elaborados para a academia são exibidos nos resultados de busca.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads se baseia no uso de palavras-chave, por isso é importante escolher as melhores palavras para os links e outros formatos de anúncios. 

As palavras também podem ajudar na otimização de sites para o buscador, de maneira orgânica.

Neste caso, os sites que aparecem nas primeiras posições têm mais chances de acesso e são melhor qualificados pelos algoritmos.

O aumento de acessos ocorre porque a velocidade de informações e hábitos de pesquisa fazem com que os usuários não passem da primeira página. 

Além disso, devido a otimização dos buscadores, os usuários entendem que os primeiros sites são mais confiáveis e tendem a responder seus questionamentos com qualidade.

Contudo, para além disso, o patrocínio permite que a página se coloque em uma posição de ainda mais destaque, sendo sinalizada como anúncio, no caso dos resultados de pesquisa. Aqui as ações podem ser integradas.

O alcance também passa a ser ampliado ao utilizar campanhas em banners de sites parceiros ou em plataformas do Google, por exemplo, como propagandas em vídeos do Youtube.

Canais que podem ser utilizados pelo Google Ads

Os links patrocinados do Google Ads podem ser publicados em gráficos, imagens, textos, vídeos, entre outros formatos. 

Independentemente do formato do conteúdo, é importante que seja elaborado por profissionais de marketing digital, porque o conhecimento em estratégias de inbound marketing e técnicas de posicionamento/impulsionamento, aliando ações de conteúdo às campanhas pagas.

Com isso, é possível alcançar um resultados ainda mais otimizado e qualificado, proporcionando mais chance de sucesso.

Ao traçar as campanhas e estratégias, é importante considerar, também, que anúncios podem ser divulgados em canais como:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • Mobile e aplicativos;
  • Redes sociais.

Em cada um desses modelos, um formato de conteúdo/publicidade é mais indicado para alcançar o objetivo da marca e obter bons resultados.

Investimentos para anunciar no Google Ads

As academias podem utilizar o Google Ads para criar anúncios, pois o baixo custo para anunciar permite que desde academias iniciantes até as de grande porte possam utilizar este recurso.

O orçamento da campanha é definido pelos anunciantes, conforme as opções disponibilizadas pelo Google Ads e se divide em formatos como CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição) e CPM (Custo por Impressões).

No decorrer das campanhas, os anunciantes podem alterar o orçamento, aumentando ou reduzindo os números de lances e custos calculados. Com isso, o orçamento se mostra mais flexível e o resultado pode ser otimizado.

No CPA, o pagamento é definido conforme as taxas de conversão geradas pelos anúncios, como o download de e-books, preenchimento de formulários, vendas diretas, entre outras ações estabelecidas.

Enquanto isso, o CPC calcula o custo conforme os cliques, ou seja, por cada clique que o anúncio recebe.

Já no CPM, o custo é calculado por visualizações. Geralmente é feito considerando grandes volumes de exibição. Assim, a cada mil pessoas que visualizam os anúncios, o pagamento é feito.

A relevância de utilizar o Google Ads para academia

Agora que ficou mais claro o processo de patrocínio e como estimar o custo de uma campanha, é crucial definir porque esse investimento pode ser benéfico para seu negócio.

Confira a seguir as vantagens de criar anúncios no Google Ads para a sua academia:

1. Segmentação

As campanhas podem ser desenvolvidas conforme o público-alvo, interesses e localização geográfica das pessoas, mas sem deixar de lado os principais objetivos do negócio. 

Com isso, os resultados se mostram mais efetivos e os custos reduzidos, afinal, conversa-se com pessoas mais qualificadas para a conversão.

O processo de segmentação é essencial para o marketing digital, pois sem definir o público-alvo é impossível conquistar as metas e objetivos estabelecidos no planejamento ou mesmo se comunicar com qualidade com potenciais alunos.

2. Mensuração dos resultados

A possibilidade de avaliar os resultados em tempo real permite ajustar o que não está dando certo nas campanhas.

A plataforma consegue calcular taxas de conversão, número de cliques e outros dados que ajudam a analisar o desempenho dos anúncios.

Com isso, é possível identificar melhorias que podem ser aplicadas e tornar as ações mais efetivas para o negócio.

3. Visibilidade

Os anúncios podem ser visualizados em mais escala pelo público-alvo, expandindo o alcance. Isso ajuda os anunciantes a ganharem mais visibilidade no mercado. 

Deste modo, os empreendedores podem utilizar o capital destinado ao marketing digital de maneira mais assertiva e obter excelentes resultados.

4. Boa performance

O Google Ads é uma plataforma muito simples e intuitiva para criar campanhas de marketing digital.

Manter uma rotina de otimização das campanhas, por exemplo, é importante para evitar erros, além de ajudar a academia a ter novos clientes.

Portanto, com o público-alvo bem definido, campanhas otimizadas e uma proposta de venda interessante, atrativa e convincente, as academias podem utilizar o Google Ads com excelência e ter cada vez mais melhores resultados.

Este artigo foi produzido em parceria com Jefferson Guimarães da Ideal Marketing

 

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Autor

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

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