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Ter um planejamento estratégico é crucial para o bom andamento de uma academia. Somente dessa forma é possível ter melhores resultados e foco no acompanhamento dos indicadores, que mostrarão se a empresa está indo no rumo certo a fim de atingir seus objetivos.
Neste artigo, vamos falar mais sobre planejamento estratégico e quais fatores devem ser considerados.
Planejamento estratégico para academias
Muitos empreendedores enganam-se quando pensam que o planejamento estratégico envolve apenas a apresentação de resultados rápidos. A concentração deve estar nos resultados consistentes e sustentáveis, que são de longo prazo. Assim, não se deve apenas pensar em ter lucro, mas também em conquistar e fidelizar clientes, de forma a manter o seu negócio com sucesso.
Mas o que deve ser feito para criar um plano estratégico eficaz? É necessário considerar o fator sazonalidade e acompanhar alguns indicadores, que indicarão se o negócio é sustentável.
Sazonalidade
Todo negócio passa por períodos de sazonalidade, ou seja, meses em que os resultados não são maximizados. Portanto, é necessário estar preparado para os meses de queda, tendo reserva de recursos financeiros para esses momentos e também para situações de imprevistos.
Para academias, esse período de escassez costuma ocorrer nos meses de outono e inverno, quando a frequência dos alunos tende a baixar devido ao frio. Assim, todo investimento deve ser realizado considerando essa questão e pensando que o retorno pode vir somente a longo prazo.
Além disso, outros fatores podem ajudar na questão da sazonalidade. Uma delas é analisar a região em que a academia encontra-se e verificar o perfil dos alunos. Com essas informações, pode-se pensar em ações estratégicas para driblar os efeitos dos meses de baixa. Por exemplo, se for identificado que o período de férias é o que apresenta menor número de alunos, uma possibilidade é oferecer planos que não terminem nesse período do ano.
Visão e perspectiva
Para construir um bom planejamento, é essencial conhecer todos os processos do negócios, as tarefas realizadas pelos colaboradores, o fluxo de caixa, ou seja, ter uma perspectiva ampla e abrangente sobre a academia. Afinal, a sinergia entre diferentes áreas e equipes é essencial para mover e impulsionar a sua academia rumo ao sucesso.
O acompanhamento do gestor pode ser feito com a ajuda de softwares de gestão e controles de acesso, como veremos mais adiante neste post.
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ROI
É importante considerar diversos tipos de indicadores, mas um dos mais importantes é o Return on Investment(ROI), ou seja, retorno sobre investimento. Esse indicador tem por objetivo apresentar em quanto tempo cada investimento traz retornos para o seu negócio. Assim, é possível verificar se o investimento foi viável e se valeu a pena ser realizado.
Além do resultado do ROI mostrar em quais elementos deve-se investir, esse indicador possibilita encontrar falhas no processo de gestão, permitindo ao empreendedor traçar estratégias mais assertivas. Por exemplo, se o ROI do investimento em determinado equipamento foi baixo, o empreendedor pode avaliar quais os motivos possível para aquele resultado: qualidade do aparelho, perfil dos usuários, etc. Dessa forma, evitam-se investimentos similares futuramente e desenham-se novas estratégias.
Dicas para implantar o planejamento estratégico em academias
Considerar informações de clientes internos e externos
Os clientes sempre podem trazer grandes informações para as empresas. No caso das academias, os clientes internos e externos podem ajudar a identificar em que áreas é possível investir mais e quais são necessidades e demandas ainda não atendidas, mas que poderiam trazer resultados bastante positivos.
Definir ações
A ideia do planejamento estratégico é mostrar que ações devem ser adotadas para atingir os objetivos esperados. Entre os elementos que devem ser listados estão a previsão de aquisição de novos equipamentos, campanhas para atrair novos clientes, ideias para retenção de alunos, implantação de um software de gestão para facilitar o acesso às informações, formas de controle e acompanhamento, etc.
Preparar-se para eventualidades
É claro que a ideia do planejamento estratégico é que tudo dê certo. Mas sempre pode acontecer algum imprevisto. Neste caso, é preciso ter alternativas e flexibidade para adaptar-se a novas situações. A reserva de recursos para casos não previstos no plano é uma boa opção para contornar uma situação de emergência sem prejudicar os negócios.
Utilizar a tecnologia a seu favor
Vivemos em uma era repleta de facilidades, com recursos que podem nos ajudar a alcançar a excelência nas mais diversas áreas, e o planejamento estrátégico é uma delas. São diversas as opções disponíveis no mercado.
É possível, por exemplo, utilizar ferramentas para realizar a Análise SWOT, que verifica os pontos fracos e fortes da empresa bem como as ameaças e oportunidades apresentadas pelo mundo dos negócios. Há ainda recursos para utilizar a Matriz BCG, que avalia quais produtos e serviços são os mais lucrativos para você, relacionando-os com variáveis externas e internas. Uma boa forma de analisar os profissionais da sua academia é realizar uma Avaliação 360°, que considera a opinião de múltiplas fontes para verificar as competências de professores, funcionários e gestores.
Além de ferramentas para ajudar a implementar essas diferentes formas de análise, existem ainda softwares de gestão que envolvem o acompanhamento, controle e análise dos diversos dados e indicadores do negócio, essenciais para um bom planejamento estratégico. A Pacto é um exemplo! Os softwares da Pacto permitem controlar desde a entrada de alunos na academia e suas respectivas frequências até as pendências dos clientes, grupos de risco (ou seja, alunos que tendem a cancelar o contrato), análise do índice de conversão de vendas (ICV) etc. O empreendedor ainda tem a possibilidade de escolher quais indicadores quer analisar, pode gerar relatórios e verificar a movimentação de contratos, por exemplo.
Use os recursos para o seu sucesso!
Vimos assim que para o empreendedor construir uma estrutura de sucesso e satisfazer clientes, é essencial definir metas, conhecer seu negócio e planejar suas ações. E vale a pena usar os recursos disponíveis no mercado a seu favor!