A porta de entrada de seus clientes e visitantes, também deve transmitir a segurança de que seu aluno está no lugar certo. Assim deve ser a recepção da sua academia! Um ambiente convidativo, engajador, que influencie positivamente na tomada de decisão do cliente. Algo difícil, sim… Possível, com certeza! Veja 7 dicas para colocar em ação e atingir sucesso já na recepção de academia.

7 dicas para a recepção de academia


1- Impressione pela beleza e pela forma

O cliente entende que o serviço é bom quando o seu ambiente é bem montado, portanto, não desperdice a oportunidade de dar uma boa primeira impressão ao seu cliente ou visitante.

Vale ressaltar que a arquitetura é uma estratégia de negócio, e também tem um papel decisivo na renovação do plano do seu aluno, portanto, é importante que você tenha em mente que fazer mudanças na academia como uma reforma, por exemplo, precisa ter um objetivo, por exemplo, aumentar o ticket médio, ou aumentar a capacidade de receber alunos, etc.

Liste quais são as suas necessidades para fazer as mudanças necessárias. Busque superar o modelo “balcão e computador”. Aposte em elementos de design e em cores que reflitam a imagem da sua marca. Recomendamos sempre que nossos clientes falem com um arquiteto.

E o mais importante de tudo: pense em soluções inteligentes originais e que surpreenderão seus alunos.

2- Seja uma academia “instagramável”

As pessoas gostam de lugares criativos para tirar fotos ainda mais quando fazem parte da rotina delas. É por isso que pensar em como sua academia pode ter um ambiente convidativo não apenas na recepção é o ponto chave.

É uma forma perfeita de você ser divulgado pelos seus alunos de maneira espontânea e atrair ainda novos clientes. Afinal de contas, quem não quer treinar em um ambiente bonito e postar nas redes sociais, não é mesmo?

No final das contas, tudo se trata do cliente se sentir bem na sua academia.

3- Vendas

Uma recepção convidativa é o primeiro passa para que você consiga fechar novas vendas já que pode atrair novos clientes, por isso,  vale repensar se não seria válido para seu negócio mudar, quem sabe, sua fachada, por exemplo.

Lembrando que toda mudança deve ser feita a partir de uma necessidade, objetivo, como citado no primeiro item, além de seguir sempre o conceito da sua marca, ou seja, a imagem que você quer passar para seu público.

4- Atendimento

É indispensável que seu atendimento seja excelente. É importante ter em mente que ter um bom atendimento não é diferencial. Isso é premissa básica se você pretende manter seu negócio aberto por muito tempo.

De nada adianta ter uma linda estrutura se o atendimento da sua academia é ruim. Imagine um potencial cliente chegando na sua porta e a primeira experiência dele é negativa porque ele não teve a devida atenção; não foi esclarecido todos os serviços que a academia oferece; ninguém o levou para uma tour para conhecer a academia, e ele sai de lá frustrado.

Você perde um cliente e ainda corre o risco de ser mal visto por outras pessoas pois com certeza ele irá comentar a impressão que teve de você.

Claro que o professor também não está de fora dessa lista, considerando que ele é um dos principais fatores de fidelização, e quanto mais atencioso e prestativo ele for, melhor para o seu aluno e para sua academia.

5- Boletim de Visita

O BV é essencial para auxiliar no atendimento dos recepcionistas -se a academia for pequena-,  e principalmente para os professores! Com ele é possível extrair os principais dados sobre a procura do aluno pela sua sua academia, seu objetivo, necessidades e expectativas.

Assim, personalizar o atendimento torna-se mais fácil, agrega valor ao seu serviço e o aluno atinge seus resultados com eficácia. Tenha sempre um profissional de prontidão para atender o visitante e encantá-lo neste primeiro contato.

6- Pontos de distração

Sabemos que o ambiente da academia geralmente é permeado por música alta. Mas para favorecer uma melhor experiência durante a espera e o atendimento, ofereça pontos de distração relevantes para seus clientes. Pode ser uma televisão com programação segmentada, por exemplo, contendo mensagens promocionais, informações sobre a sua academia, dicas saudáveis, etc.

7- Equipe treinada

Equipe em constante treinamento e reciclagem de conhecimento também é a base do sucesso de muitas empresas e sinônimo de motivação. Muito além do mobiliário e artigos de decoração, a alma da sua recepção são as(os) recepcionistas, por isso, capacite sua equipe para um atendimento cortês e personalizado, e incentive-os sempre a praticar o over delivery, que é ir além e surpreender o seu cliente.

 

Leia mais:
Recepção virtual na academia: o autoatendimento no relacionamento com o cliente
Como tratar as reclamações dos alunos?

Gostou das dicas listadas acima? São ideias bem simples, mas que podem fazer uma diferença boa no engajamento e retenção de alunos. Teste e comprove!

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Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.

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