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O atendimento na recepção da sua academia não precisa ser complicado! Neste artigo, iremos falar sobre os desafios a serem superados no quesito relacionamento com o cliente e também apresentar as soluções para potencializar a experiência do consumidor na sua academia, destacando tecnologias como o autoatendimento.


A 4ª Revolução Industrial: como a tecnologia elevou o nível dos relacionamentos

A humanidade já está vivendo a 4ª Revolução Industrial* com a Era Digital. O que você e o seu negócio fitness têm a ver com isto? Tudo!

A sua academia agora tem a oportunidade de estar conectada aos seus clientes e prospects 24 horas por dia, 7 dias por semana. O seu site, as suas redes sociais tornaram-se os principais pontos de contato do seu público-alvo com o seu negócio, como fonte essencial de informação para quem deseja conhecer a academia ou até mesmo tornar-se seu aluno.

E isto não é só relacionado à sua academia. Esta já é a realidade de 90% das empresas de varejo e serviços! Veja só: quando você quer comprar algo, quais os primeiros passos que você geralmente dá? Pergunta para os amigos, dá uma busca google, pesquisa se tem perfil no Facebook/Instagram para analisar as postagens e checar notas de avaliação?

As pessoas hoje têm muito mais que poder de compra, têm a necessidade de interagir com as empresas, identificar-se com o conceito da marca e registrar suas experiências através de depoimentos positivos e negativos.

Por isso que você precisa enxergar o seu site e redes sociais como a nova forma de preencher BV na sua academia. Onde seus clientes entram para saber mais sobre o seu negócio, a reputação da academia, o que os seus alunos acham, se é um lugar legal, a infraestrutura, querem ver fotos dos aparelhos, dos ambientes, da galera.

É por isso que você deve estar pronto para aproveitar o melhor que a tecnologia proporciona para a sua lucratividade e presença de marca, transformando estas novas formas de interação em um verdadeiro motor de vendas e fidelização.

Hoje, estar conectado é tudo! Mas engana-se quem pensa que a comunicação deixou de ser um desafio para pessoas e empresas… Leia mais e conheça o Consumidor 3.0 e descubra se a sua academia está pronta para fidelizá-lo.


Apresentamos o seu novo cliente: o Consumidor 3.0

Se você acredita na máxima o “cliente tem sempre razão” saiba que isto nunca foi tão verdadeiro quanto é agora! Hoje, o consumidor está no comando e esta é grande definição do Consumidor 3.0.

A evolução do consumidor e o seu novo poder de decisão

Você se lembra como era a jornada de compra do cliente antes da internet? Resumia-se basicamente às páginas amarelas e boca a boca. Nem sempre o consumidor conseguia encontrar a melhor oferta, nem as informações que desejava.

Logo veio a internet discada e o Consumidor 1.0 já conseguia buscar endereço e telefone, era como uma lista telefônica, mas com possibilidade de armazenar dados e promoções, mas sem espaço para interação.

Até que estes usuários começaram a compartilhar as suas informações na internet através de vlogs, textos e nas primeiras mídias sociais. Este é o consumidor 2.0, mais informado e mais aberto a compartilhar informações, tendo mais poder de decisão e escolha.

E como a sociabilidade da internet evoluiu exponencialmente nos últimos anos, não demorou muito para que o consumidor chegasse ao patamar 3.0. A tecnologia permitiu a estes usuários infinitas possibilidades de expressão na internet: notas de classificação nas redes sociais, avaliação das empresas no google, plataformas renomadas para reclamação, entre outras. Tudo está nas mãos, ou melhor, nos cliques dos seus clientes. A reputação das empresas não está mais blindada e o consumidor agora tem ferramentas suficientes para exigir que as regras sejam cumpridas.

As principais características do consumidor 3.0

Agora que você viu um breve resumo sobre o atual perfil do consumidor, olhe para a realidade da sua academia e reflita: você está preparado para atendê-lo? Para isto é preciso conhecer algumas características do consumidor 3.0:

  • Confia em depoimentos: busca formadores de opiniões, assiste resenhas e lê comentários na rede antes mesmo de experimentar o serviço.
  • Exige seus direitos: utiliza as redes sociais, grupos e sites para reclamar e exigir um serviço de qualidade.
  • Sensível a valor: este consumidor busca o preço baixo, mas pesquisas também indicam que o consumidor 3.0 está disposto a pagar mais por qualidade e excelência no atendimento.
  • Altamente informado e imediatista: este novo consumidor hiper conectado conhece bem a sua empresa e prima pela eficiência no atendimento, não tem paciência para enrolação.
  • Gosta de se autopromover: para o consumidor 3.0, a sua academia é muito mais que um local para exercícios, faz parte do que o define para o mundo. Eles fazem check-in, compartilha fotos do treino nas redes sociais, etc. Por isso, não o decepcione, pois isto é como uma mancha na imagem que ele compartilha com o mundo!

Atenda a este novo consumidor em 3 passos:

  1. Foque na experiência e inove: este novo perfil de consumidor deseja uma relação além da compra. Ele valoriza boas experiências com sua academia, quer tornar-se fã e compartilhar momentos-chave com a sua marca nas redes sociais.
  2. Relacionamento de Excelência: invista em canais efetivos de relacionamento e priorize a celeridade nas repostas. Chatbots personalizados auxiliam muito na interatividade! Muitas empresas também têm adotado o autoatendimento, que traz mais conveniência e assertividade para os processos de compra.
  3. Tenha uma equipe capacitada: treine seus consultores e professores para entender cada consumidor como único. Eles devem saber valorizar a experiência e a resolução rápida de problemas.

Os números não mentem: relacionamento ainda é um grande desafio para as empresas!

Matéria Jornal Nacional

Sabemos que o atendimento é um dos principais pontos de encantamento e fidelização de clientes. Arrisco dizer que por isso alcançar um alto nível de relacionamento com o cliente é algo tão difícil, já que o consumidor 3.0 é cada vez mais informado e exigente.

Leia mais:
Entenda o que é a Experiência do Cliente e aprenda como adotar na sua academia
Retenção na academia: por que os clientes satisfeitos vão embora?

⇐ Falando em atendimento de excelência… Você leu a matéria recente sobre os desafios do atendimento no Brasil?

Veja alguns dados:

Autoatendimento: o digital já é realidade

Você com certeza já conhece tecnologias para autoatendimento. Na verdade esta é a realidade de todos nós! O digital já tem agilizado processos e as experiências entre clientes e empresas.

É ou não é verdade: quantas vezes por dia você usa o celular para resolver questões financeiras ou realizar compras? As novas tecnologias não se limitam apenas aos smartphones e aplicativos. Muita coisa já foi automatizada: idas ao banco, pagamento de estacionamento, check-in no aeroporto, entre outras…

Os terminais de autoatendimento já existem há bastante tempo, mas as suas possibilidades estão longe de ser esgotadas! E o principal trunfo está em que estes totem melhoram a experiência do cliente:

  • Trazem maior comodidade e assertividade
  • Otimiza o processo de recepção e diminuem filas
  • Minimizam a impaciência e ansiedade nos atendimentos
  • Proporcionam maior segurança nos processos

Confira as principais vantagens do autoatendimento levantadas em pesquisas:

Pacto Autoatendimento: conheça esta tecnologia gratuita para clientes Pacto

Inaugure um novo nível de relacionamento na sua Academia, Box ou Estúdio! Com a mais recente tecnologia desenvolvida pela Pacto Soluções, que eleva o seu atendimento ao padrão da excelência. Veja o que o Pacto Autoatendimento faz pelo seu negócio:

Reduz custos e mão de obra
“Recepcionista virtual”, que reduz encargos trabalhistas e otimiza o trabalho dos seus consultores.

Atendimento ágil na recepção
O Pacto Autoatendimento resolve as pendências e seus consultores focam em atendimento de excelência.

BV preenchido pelo visitante
Chega de BVs incompletos! O seu visitante tem plena autonomia para cadastrar os dados.

Tecnologia que conquista!
Modernidade que agrega valor à imagem do seu negócio.

Aumente suas vendas e retenção
Uma experiência gratificante e rápida de atendimento converte e fideliza clientes.

Recepção sem fronteiras com PDV móvel
Implemente estratégias inovadoras de vendas e marketing, deslocando o totem como PDV da sua academia em shoppings, supermercados, parques, entre outros.

O sistema é gratuito para clientes Pacto! Não há custo de implantação e você receberá treinamento online para já começar a utilizar! Recomendamos apenas que você tenha um terminal de autoatendimento, fundamental para experiência do usuário com a tecnologia. Saiba mais aqui!


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