Uma das grandes tendências para este ano de 2018 é o uso de tecnologia na academia. Desde a venda até as atividades na sala de treinamento, existem muitas possibilidades em aliar soluções tecnológicas para potencializar os resultados dos alunos.

No entanto, muitos ainda enxergam a tecnologia na academia como um vilão afirmando que os aparelhos eletrônicos podem tirar o foco da atividade física e até mesmo representar perigo quando figuram como substitutos de profissionais na montagem de treino. Vejamos a seguir 3 exemplos onde a tecnologia pode ser uma oportunidade na sua academia, pontuando também os riscos para que você fique atento e não cometa erros.

Tecnologia para vendas online

Oportunidade: Imagine poder vender mais através do seu site, dando ao seu aluno poder para adquirir seu plano ou renovar de onde ele estiver? O ecommerce já é uma realidade para muitas academias que conseguem alto índice de conversão através de vendas online. Então, sim, consideramos como uma oportunidade.

Risco:  A modalidade de venda atrelada ao seu site se torna perigosa quando você não conta com um sistema que garanta segurança de dados e de operações. Logo, fique atento ao contratar um módulo de ecommerce para integrar com seu site. Outro ponto é não permitir o cancelamento diretamente pelo seu site, deixar esta opção desabilitada é crucial para diminuir as desistências.

Solução: O Pacto, sistema de gestão, possui inteligência de Vendas Online para transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas. Quer saber mais? Leia o artigo e-Commerce para Academia.

Tecnologia para Autoatendimento

Oportunidade: Nós somos defensores do autoatendimento, tanto na recepção quanto no salão de musculação. Isto por vários motivos:

  •        Com um totem de autoatendimento na recepção você consegue otimizar seu atendimento, dando maior celeridade à operações burocráticas, como renovação de planos, alteração de dados cadastrais e etc.
  •        A partir disto, seus consultores podem focar em mais qualidade de relacionamento.
  •        Também existem outros benefícios, como redução de custos com mão de obra na recepção, redução de filas no atendimento e uma experiência tecnológica para seus alunos.
  •        PDV móvel, já que se você tiver um totem pode realizar ações em diferentes locais

Risco: neste caso, o perigo está em não dar opção para o seu cliente que prefere um atendimento humanizado.

Solução:  O Pacto Sistema para Academia tem uma tecnologia gratuita para nossos clientes que desejam implantar o autoatendimento em suas academias. Se quiser saber mais sobre as vantagens, leia o artigo: Recepção virtual na academia: o autoatendimento no relacionamento com o cliente.

Aplicativo de Treino para o aluno

Oportunidade: o aplicativo de treino no celular é uma necessidade cada vez mais recorrente na academia. Veja alguns pontos de oportunidade:

  •        Eliminar as fichas de papel e a impressão diária de treinos, o que significa economia de insumos para a academia. O aplicativo também permite uma maior conectividade com o aluno
  •        Agilize a montagem de ficha, com a atualização do treino em tempo real
  •        Esteja conectado ao seu cliente onde ele estiver, por meio de mensagens pushing
  •        Proporcione uma nova experiência de treino, com a ficha de exercícios e vídeos tutoriais dos movimentos

Risco: este é o mais polêmico entre gestores e professores de academia, que enxergam o celular como uma fonte de distração na sala de musculação. E de fato isto pode ocorrer. Outro problema é achar que o aplicativo substitui o professor formado em educação física. Isto é um mito! O aplicativo é apenas mais uma ferramenta para conectar o profissional e o aluno na conquista de resultados.

Solução: Nós da Pacto investimos em uma solução que realmente agregue valor para nossos clientes disponibilizarem para os seus alunos. Veja como lucrar com um aplicativo de treino. Leia o artigo 5 razões para sua academia faturar mais com um aplicativo de treino.

Como está vendo a tecnologia na academia agora?

Sinceramente, acreditamos que a tecnologia sempre é bem-vinda quando se trata de potencializar resultados e especialmente quando utilizada como aliada ao trabalho humano.


E aí, o que achou do artigo? Estes 3 exemplos por enquanto são os mais visados nas academias do Brasil, mas existem muitos outros exemplos, que vão desde de eletroestimulação durante o exercício, até tecnologia de realidade virtual aplicada ao treino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: