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Atenção, gestor(a) da área fitness! Se a sua academia não possui um contato de WhatsApp preparado para atender seus clientes, eu sinto informar, mas você pode estar perdendo dinheiro com isso. Não é de se espantar que em todo mundo o Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo somente para a Índia. Daí, dá para se imaginar o quanto esta ferramenta é essencial para o seu negócio.
É preciso ter claro que o cliente após realizar uma aula experimental ou até mesmo antes, vai buscar um contato para contratar um plano ou mensalidade para seguir realizando o treinamento semanal. Nesse sentido, o WhatsApp entra com tudo como a principal ferramenta para atender e realizar a venda. Mas, como deixar mais eficiente esse atendimento?
WhatsApp Business
Ao baixar na Google Play Store ou no App Store da Apple, o WhatsApp Business oferece a opção para que você configure a conta comercial podendo inserir informações sobre a sua empresa como, por exemplo: endereço, horário de atendimento, catálogo com os serviços ou planos oferecidos, e mensagens automáticas para o cliente que entrou em contato.
Em relação ao catálogo é interessante inserir as informações com preço dos seus planos e serviços, assim, o cliente já entra em contato ciente dos valores e com possibilidade maior de fechar a venda. Já no caso da mensagem automática, uma boa opção é inserir uma saudação e dizer que logo o cliente será respondido ou questionar como a sua empresa pode ajudá-lo. Por exemplo:
Olá! Tudo bem? Agradecemos seu contato e em breve iremos te responder, mas enquanto isso, descreva como podemos te ajudar.
O WhatsApp Business vai fortalecer sua marca com o atendimento rápido e dinâmico oferecido, mas se você quiser saber mais, acesse o outro conteúdo também disponível aqui em nosso blog: Whatsapp Business: 5 provas práticas de que você deve usar na sua academia
Além desta ferramenta gratuita, é possível deixar seu atendimento ainda melhor!
Marketing conversacional
O que estava bom pode ficar ainda melhor com o marketing conversacional, sistema que une tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para atender os clientes em tempo real e de maneira mais humanizada. Dessa forma, quem está em busca de comprar seus serviços e/ou produtos será atendido prontamente sem gerar o tempo de espera que pode fazer a pessoa desistir da compra ou ir para a concorrência.
Um ótimo exemplo de marketing conversacional são os chatbots, ou assistentes virtuais, que por meio da inteligência artificial desenvolvem conversas com os clientes através do WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, sistemas de call center, sites, lojas virtuais, entre outros. Para que o chatbot funcione adequadamente é necessário abastecer o sistema com um banco de dados que direcione a conversa, ou seja, são programadas respostas pré-definidas que serão enviadas conforme o cliente interage no chat da conversa, seja ela via WhatsApp ou por outra plataforma.
Nesse sentido, é fundamental alinhar quais são as principais dúvidas do cliente antes de configurar o chatbot, assim, as respostas serão mais assertivas e o atendimento mais eficiente.
Vantagens do Marketing Conversacional
– Atendimento todos os dias 24h
Diferente do atendimento com horário comercial, no marketing conversacional o cliente pode ser respondido em qualquer horário e dia da semana. No entanto, isso não anula a necessidade de ter uma equipe de pessoas atendendo, pois o cliente pode precisar de informações que não foram configuradas no chatbots.
– Atender mais e em menos tempo
Como já era esperado com o marketing conversacional é possível atender mais leads de forma automatizada e melhorar a eficiência do atendimento.
– Desenvolver campanhas personalizadas conforme a jornada de compra de cada cliente
Quando há programação personalizada é possível enviar a comunicação mais adequada para cada jornada de compra em que o cliente se encontra, por exemplo: para leads que estão no meio ou fundo do funil de vendas, enviar cupons de descontos exclusivos, vouchers, ofertas, etc; enviar pesquisa de satisfação (NPS) para quem já finalizou a compra.
Lista das principais ferramentas disponíveis
Gymbot: integração nativa com o seu sistema Pacto
Clientes do sistema Pacto agora contam com mais uma possibilidade para automatizar o uso do WhatsApp por suas empresas: o GymBot. Feito exclusivamente para o mercado fitness, ele já está integrado de forma nativa com a nossa solução, o que facilita na hora da configuração e do uso por parte de sua equipe.
Com ele você consegue:
- Fazer disparos de mensagens automáticas de acordo com as fases do CRM;
- Criar seus próprios fluxos;
- Ter conversas ilimitadas, sem se preocupar com taxas extras ou cobranças à parte.
Se você já nosso cliente, temos uma condição especial para o seu negócio fitness. Entre em contato através deste link para saber mais e adquirir agora!
Dica bônus
Confira exemplos de frases de chatbot que podem ser utilizadas de acordo com a jornada do cliente:
Conscientização
“Olá! Que bom ter você aqui [fulano]. Qual a sua dúvida?”
“Seja bem-vindo(a) [fulano]! Como posso ajudar?”
Consideração
“Ficou alguma dúvida [fulano]?”
“[fulano] estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre como a nossa solução pode atender às suas necessidades.”
Decisão
“Posso ajudá-lo a comparar diferentes opções de preços e planos [fulano]?”
“Caso tenha alguma dúvida sobre como começar, estou disponível para ajudar [fulano].”
Compra
“Parabéns pela sua decisão [fulano]! Vou te enviar o link para pagamento.”
“[fulano] qualquer dúvida adicional sobre o pagamento me chame.”
“Estou muito feliz que ter você como aluno(a) [fulano]! Vou te passar algumas recomendações básicas e instruções para a sua primeira aula, combinado?”
Suporte
“Sempre que precisar estou aqui para ajudar.”
“Por favor [fulano], me dê mais detalhes sobre sua dúvida. Farei o possível para resolver.”
Retenção
“Me dê uma oportunidade de mostrar que esse não é o nosso padrão de atendimento [fulano]. Vou te presentear com [presente]!”
“Estou aqui para ajudá-lo(a) a aproveitar ao máximo a nossa academia [fulano]. Me deixa te ajudar! [instruções]”
Acho que agora você já está mais do que preparado para implementar o WhatsApp Business e o marketing conversacional em seu negócio e, assim, elevar o nível do atendimento. Espero ter ajudado e continue conferindo as novidades do nosso blog!