Por mais que os tempos sejam incertos, os momentos de não saber o que fazer já passaram. Com decretos de alguns estados do país autorizando as academias a abrirem, chegou o momento para pensar em quais estratégias devem ser adotadas para reter e conquistar novos alunos para melhorar a receita. 

Antes de mais nada é interessante que você pense na reabertura como se fosse uma inauguração. É muito trabalho e planejamento a ser feito, e agora, com mais algumas medidas que estarão presentes por algum tempo na nova realidade das academias. 

E como não se pode ficar parado esperando a pandemia passar, listamos 8 estratégias essenciais para você começar a se planejar o quanto antes para a sua nova re-inauguração. Mãos à obra!

1- Estimule a consciência

Todos nós estamos vivendo as consequências da pandemia e ainda continuaremos a sentir os efeitos por muito tempo. Neste contexto o ideal é que você então estimule a consciência de seus clientes sobre o porquê de continuar com as atividades físicas, qual sua importância no atual cenário, e qual a responsabilidade da sua academia nesse papel. 

Adote uma comunicação positiva para estimular seus alunos! Os exercícios ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, fator essencial de resistência ao coronavírus. Relembre seus alunos desse e de outros benefícios para que ganhem mais confiança em voltar. 

Esteja também preparado para aqueles que não acharão a reabertura uma boa ideia. Tenha uma boa base de argumentação que sustente a sua decisão de reabrir e mostre que está trabalhando para que tudo seja feito da melhor forma possível para gerar confiança para aqueles que estão inseguros. 

2- Adapte-se ao novo perfil de público

Você agora vai se deparar com comportamentos diferentes. Isso quer dizer que muitos dos seus clientes não voltarão a treinar tão facilmente porque veem uma grande necessidade em um retorno a curto prazo; outros não poderão voltar porque fazem parte do grupo de risco; outros não voltarão porque também estão com medo de contrair o vírus, etc. 

Por outro lado terão aqueles que só estão esperando você anunciar a abertura para voltarem a treinar o quanto antes e aqueles que perceberam a importância dos exercícios durante a quarentena e logo buscarão uma academia para se manter ativo. 

É necessário que você esteja atento a essas mudanças para que suas ações sejam assertivas para a realidade de cada público. Muitas coisas que eram feitas antes da pandemia não valerão mais, portanto, observe os novos clientes para criar novas estratégias que atenda a essas demandas.

3- Produto digital

Muitas academias que ainda operavam de forma tradicional sem levar em consideração o poder do ambiente online se viram perdidas em meio a pandemia sem saber o que fazer para não perder os alunos.

Os treinos online viraram a nova realidade de praticamente todos os negócios fitness e devem permanecer mesmo após a reabertura como uma alternativa de gerar mais receita em tempos de pouco faturamento. 

Com isso, você pode então oferecer um aplicativo de treinos para seus alunos e potenciais clientes com treinos personalizados feitos pelos seus professores e cobrar uma mensalidade por esse serviço. Assim você consegue retê-los e atrair novos clientes que não precisam mais treinar diretamente na sua academia. 

4- Atendimento

Para seguir as recomendações dos órgãos de saúde, as academias terão de diminuir o fluxo de alunos para evitar ao máximo aglomerações. Como ficará então a nova rotina? Você deve pensar em como conciliar o atendimento presencial, e principalmente online para aqueles que não poderão voltar ou estão com receio de retomar as atividades, evitando assim muitos cancelamentos. 

Deixar de vender no ambiente digital não é mais opção. Sua academia precisa criar uma presença digital forte para sobreviver daqui para frente, o que significa que seus serviços precisam ser adaptados para o mundo online. E aqui entra o planejamento, pois você terá de estruturar a sua equipe para atender essas duas opções de acordo com a sua realidade.

E quanto cobrar?

É importante que você estude como essa nova forma de prestação de serviço ficará viável comercialmente tanto para você quanto para o cliente. Novos planos, valores, descontos e condições de pagamento precisarão ser analisados para traçar uma estratégia eficaz para ambas as situações. 

Em todo caso, lembre-se de sempre humanizar o seu atendimento, aplicar a empatia e criar uma ponte entre o seu serviço e a real necessidade do aluno. Este é o momento para se diferenciar. 

5- Adapte seu serviço

Com a ocupação reduzida será necessário entrar em contato com seus clientes para confirmar presença antecipadamente, facilitando seu controle sobre cada horário. A atenção precisa ser redobrada também para aqueles que oferecem aulas coletivas. 

Uma forma de administrar as aulas coletivas são pelos aplicativos Treino/Meu Box da Pacto, que permite que seus professores tenham controle sobre as turmas e possibilita seu aluno a desmarcar presença com maior facilidade. Este recurso funciona de forma independente também através do módulo Aula Cheia, na versão web.

Aqui é importante criar ações de comunicação para educar o cliente sobre a nova rotina da academia e o que ele precisa fazer para continuar os treinos sem também afetar outros clientes caso não puder comparecer. 

E como fica a espera?

Com alunos treinando com horários marcados, pode acontecer de alguns esperarem do lado de fora até entrarem na hora combinada. Para evitar esse tipo de problema, reúna-se com sua equipe e avalie quais as melhores maneiras de atender os clientes caso isso aconteça. Você pode colocar um professor a disposição para realizar aulas mais dinâmicas do lado de fora – caso tenha espaço- por exemplo, para diminuir a percepção de tempo do aluno. 

E se o aluno não quiser esperar? 

É preciso ter uma alternativa preparada para essa situação e é por isso que ter uma solução online é uma ótima alternativa para evitar possíveis insatisfações. 

Leia mais:
Manual de boas práticas para a reabertura de academias
Boas práticas de utilização Reconhecimento Facial para academias
Coronavírus: 5 dicas para superar a crise na academia

6- Comunicação

A comunicação neste momento precisa de muito cuidado e atenção. Lembre-se que terão pessoas que irão apoiá-lo e outras não, desse modo é importante ter uma comunicação clara e saber o quê dizer e como dizer. 

Primeiro, comece explicando o motivo pelo qual você está reabrindo e qual o seu objetivo com isso, sempre citando referências dos órgãos de saúde e do seu próprio mercado como a ACAD, por exemplo.

Separe conteúdos diversos para estimular os alunos a voltarem a treinar; reforçar as medidas de segurança que serão adotadas; a preparação e cuidados com sua equipe; os cuidados da academia em relação à limpeza e higiene; seus novos horários de atendimento; cuidados dos clientes, etc.

Faça vídeos reforçando o seu posicionamento e não tenha medo de aparecer. Um negócio é feito de pessoas para pessoas e nada melhor que humanizar sua comunicação com você mesmo falando diretamente com o seu cliente, não é? Assim você gera empatia e passa segurança para quem estiver te assistindo. 

Distribua seu conteúdo em vários formatos (vídeos, posts, cartilhas, flyers, adesivos) e canais (e-mails, whatsapp, SMS, notificações, redes sociais). 

Reforce sua comunicação interna com cartazes, adesivos e flyers para que os clientes tenham contato a todo o momento com as novas recomendações a serem seguidas.

7- Prepare e envolva o seu time

Todo esse trabalho não se faz sozinho e, assim como seus clientes, a sua equipe também precisa sentir confiança em você, por isso, se faça presente e espalhe o sentimento de união. 

Neste primeiro momento o ideal é começar com o time reduzido até que o movimento se estabeleça por completo. Vale ressaltar a importância do planejamento para atribuir as funções nas áreas específicas da academia (recepção, vendas, professores, etc).

Separe seu time por cada área, já tenha pronto e alinhado suas estratégias de vendas e retenção com o time responsável  e simplifique seus processos deixando-os mais rápidos e fáceis de serem executados para agilizar o atendimento da academia como um todo. 

As medidas de segurança, claro, não podem faltar, por isso comunique a todos sobre as recomendações a serem seguidas; disponibilize máscaras, talheres e luvas descartáveis; meça a temperatura de cada um, faça um checkup  diariamente com sintomas e deixe registrado como uma maneira de precaução. 

Reforce quais são as medidas obrigatórias e quais são as recomendáveis para que não haja nenhuma dúvida. Se possível, produza um vídeo explicando todos os passos.

E já que é para se preparar para uma reabertura, então faça o mesmo com o seu time! Que tal elaborar um kit de boas vindas? Você pode montar kits com garrafinhas personalizadas, carta de boas vindas, camisetas… seja criativo!

Faça vídeos também com seus colaboradores falando sobre todas as medidas de segurança adotadas com a equipe e divulgue. Essa também é uma forma de reforçar o seu posicionamento e mostrar que todos estão alinhados em um propósito, além de transmitir confiança aos seus clientes. 

8- Clube de vantagens

Para estimular a frequência dos alunos você pode usar um programa de recompensas, ou seja, pontuar alunos de acordo com as ações que você determinar que são importantes na sua academia.
Assim, o aluno acumula pontos podendo trocar depois por algum prêmio que você definir.
O Sistema Pacto conta com essa funcionalidade e se você é cliente e quer saber como funciona e como ativar em seu sistema, é só clicar aqui. 

2 comentários
  1. Muito bom, valeu pela dica eu quero virar cliente de vcs, a muito tempo só não estou conseguindo por causa da adesão, quem sabe agora começando tudo novamente vcs tem uma nova proposta.

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