Talvez, você pense que vamos falar sobre o atendimento em uma academia que chama Oficina do Corpo ou algo assim. Nós já atendemos academias com esse nome, mas hoje vamos falar de uma oficina mecânica mesmo. O que isso tem a ver com a excelência no atendimento das academias?

Você já vai entender.

Eu precisei fazer a limpeza do radiador e não é qualquer oficina que faz.

O que eu fiz?

BUSQUEI NO GOOGLE

Encontrei um site de oficina que dá dicas sobre os cuidados que nós podemos ter com nosso carro para manter o radiador na sua forma ideal. E, de quebra, em seguida falava que eles faziam esse serviço.  Eu concluí: quem se preocupa em ter um artigo falando dicas para cuidar melhor do carro DEVE SER BOM NISSO. Cheguei na oficina. E não é que não parece uma oficina?

  • A COMUNICAÇÃO é ótima! Eu virei a esquina e já logo vi. Mas não parece oficina, pois é um lugar muito claro, limpo, organizado.
  • A ESTRUTURA é que é diferenciada.
  • Para estacionar, as bancadas na frente são espelhadas para que eu possa ver o carro no espelho e estacionar da melhor forma.

Havia DIFERENCIAIS lá.

As pessoas solícitas, bem uniformizadas.

A primeira coisa que falaram: meu nome é Leonardo e o seu? Eu me apresentei e falei o que estava acontecendo.

Olhei ao redor e tinham outros profissionais. Costumo olhar para todos e cumprimentar. Mas muitas vezes, em outros lugares, eu olho e vejo várias pessoas que não estão olhando pra mim. Todos eles me cumprimentaram. Impressionante.

Havia um PADRÃO no atendimento. Os profissionais VESTEM A CAMISA.

Eu nunca ouvi isso, mas imagino que muitos gestores de oficina devem dizer: essa “raça de mecânicos” é tudo igual, tudo mal educado, tudo desorganizado.

Me falaram às opções que eu tinha e… olha que incrível… me recomendaram a opção mais barata! E me explicaram o porquê aquela opção é a melhor.

E não foi só isso. Eles me ofereceram um café. Eu, com meu preconceito, pensei que seria aquele café na térmica naquele copo plástico que você precisa ficar segurando na ponta em cima, tomando o cuidado para não quebrar o copinho e não queimar a mão. Que nada! Era um café de máquina em copo apropriado.

Ainda me perguntaram se eu queria calibrar o pneu. Nem eu estava pensando nisso e eles nem precisavam oferecer isso. Eles SURPREENDERAM NO ATENDIMENTO.

Como sempre, eu estava preocupado com o tempo e perguntei quanto tempo levava. Eles disseram 25 minutos. E, advinha. Em 20 minutos, estava pronto!

Eles CUMPRIRAM COM AS PROMESSAS.

Quando terminaram, me chamaram para eu olhar, me explicaram muito bem tudo o que tinha sido feito. Na hora de pagar, eles não esperaram eu pedir a nota fiscal, eles já emitiram e me entregaram após me cadastrar no sistema. Eles FAZEM UM TRABALHO CORRETO.

Talvez, os incrédulos pensem… eles devem fazer tudo isso, mas não devem ganhar dinheiro. Bom, não sei quanto eles ganham, mas para treinar a equipe e ter essa estrutura, precisa ter um bom retorno.

E eles tem o foco em vendas. Antes de eu sair, eles reforçaram que eles também trabalham com baterias, com manutenção de ar condicionado. Eles não só querem FIDELIZAR, mas eles querem também VENDER MAIS para os mesmos clientes.

Eu elogiei o atendimento e o agradecimento e olhar do mecânico foi de humildade, como se falasse, “aqui, somos um time e damos nosso melhor”. Eles não faziam tudo aqui porque são supervisionados. Embora, o SUPERVISOR ESTAVA ALI e estava SUPERVISIONANDO TUDO.

Bom, você sabe que não estou falando de oficina, estou falando de excelência no atendimento.

As perguntas são: – quando as pessoas te buscam no Google, o que elas encontram? – se elas buscam como emagrecer, como se alimentar melhor, como ter mas saúde, elas te encontram em primeiro lugar?

– a sua comunicação está clara e atrativa para seu público? – quando elas chegam, elas veem uma estrutura diferenciada? – quais são os detalhes e diferenciais que vão encantar as pessoas? – qual é o padrão de atendimento que elas encontram?

– como você tem supervisionado o trabalho para que tudo isso aconteça?

– de 0 a 10 quanto de profissionalismo e excelência tem sua academia?

Deixe seus comentários. Que fichas caem?

Este artigo é em parceria com a BRANDFIT.
Artigo original aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: