O poder do Business Intelligence no CRM

Gráfico em desenho com uma lupa
Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

O nome e o conceito parece complicado, mas na verdade é muito simples: é o CRM que reúne todas as informações sobre cada cliente para apresentá-las de maneira simples e concisa. 

Assim, seu consultor pode agir de maneira direcionada e superar as expectativas do aluno e fortalecendo o relacionamento.

E qual o resultado disso?

Clientes satisfeitos, redução da taxa de cancelamento, aumento na aquisição de clientes, aumento da produtividade, ganho de eficiência da equipe que passar a trabalhar com dados estruturados e um histórico de interações que permitirá tomar decisões mais acertadas em relação a produtos, serviços, marca, marketing e vendas.

Bem, nem precisamos reafirmar aqui que tudo isso pode facilitar a escalabilidade do seu negócio, não é verdade?

Com os dados armazenados no CRM você identifica cada uma das oportunidades de venda com mais facilidade e ainda cria uma proximidade com seus clientes, gerando mais benefícios a cada novo contato.

Porém, só dados não bastam se não forem bem interpretados. Nosso CRM é estruturado por fases, que geram metas diárias a serem cumpridas.

Exemplo: um lead que chegou através de um formulário do seu site será direcionado de forma automática para a fase “Leads Hoje”.

Quando é realizado o contato com esse lead, ele muda de fase de acordo com o resultado do contato, e seu consultor tem um direcionamento para tratar o aluno de acordo com a fase em que ele está.

O Business Intelligence (BI) é fundamental nesse processo. Além de eliminar o problema da dispersão de informações, concentrando todos os dados adquiridos no mesmo local e no mesmo software, o BI possibilita a criação de relatórios que são úteis para a busca de oportunidades e identificação de problemas.

Saber interpretar o BI dará autonomia para você fazer os seguintes questionamentos: 

  • A ferramenta de captação de leads que contratei está sendo efetiva?
  • Quantos leads eu tenho para trabalhar na fase “leads hoje” por mês?
  • Minha landing page está atingindo meu público?

Leia mais
++ Como aumentar o engajamento da academia nas redes sociais?
++ Como criar valor na academia para não baixar o seu preço?
++ 10 estratégias utilizadas por grandes redes para aumentar as vendas

Com base na interpretação dessas perguntas, você saberá qual medida tomar: trocar a ferramenta de captação de leads, reestruturar sua landing page, investir em marketing digital, etc.

A gestão da sua equipe também poderá ser feita de maneira mais efetiva ao analisar esses dados.

O CRM da Pacto conta também com um BI de Análise de Desempenho do Consultor, no qual é possível identificar as dificuldades de cada um, os erros e acertos, direcionando-os para melhores resultados.

Enquanto o Business Intelligence apresenta as oportunidades a partir de uma avaliação mais aprofundada dos clientes alinhada às métricas do negócio, o CRM maximiza os resultados por meio de ações específicas. Portanto, ambos devem evoluir juntos dentro da empresa.

A oferta de um tratamento personalizado

Com o Business Intelligence é possível obter um perfil do cliente e utilizá-lo para a criação de programas de fidelização. A partir das preferências, dos hábitos e padrões de compras, é possível ofertar ao cliente exatamente o que ele precisa.

Isso é especialmente útil para iniciativas de marketing e de venda direta, essenciais para a criação de um relacionamento de longo prazo. Programas de fidelidade podem se beneficiar muito dessas informações.

BI não é importante apenas para manter os atuais clientes, mas também para entender como atingir novos prospects e gerar leads.

Você poderá entender melhor o perfil (ou os perfis) dos seus alunos, ficando muito mais fácil analisar quais canais deverá buscar para conquistar novos clientes com características semelhantes.

Além disso, o cruzamento destes perfis com informações sobre o mercado é crucial para questões como precificação e identificação de novas oportunidades.

Use o Business Intelligence  para se destacar da concorrência com resultados sólidos!

Também é importante que essas informações sejam acessadas rapidamente e sejam confiáveis. Por isso, a integração do BI no CRM é superimportante para que você crie um relacionamento personalizado com o aluno, entender como funciona seu próprio mercado e identificar oportunidades de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: