A importância do treinamento e capacitação para o sucesso da academia

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Pense bem: o que está por trás das estratégias de marketing, das análises dos dados, do estudo do público alvo, das adaptações do produto ao gosto do consumidor, da construção e consolidação da marca, da fidelização do cliente? O ser-humano! Hoje, por mais que a tecnologia propicie o desenvolvimento de dezenas de ferramentas eficientes, ainda é homem a manipulá-las, seja para a sua elaboração, seja para o seu aperfeiçoamento. Por isso, elas terão tanto valor e capacidade para criar diferenciais quanto quem as manipula. Daí a importância do treinamento constante e da capacitação nas empresas. Uma equipe bem preparada é a melhor forma de ter sucesso nos negócios.

Ofereça oportunidades

Da mesma forma que se espera de um bom profissional a iniciativa de ter uma educação contínua, de estar em constante aperfeiçoamento, cabe também à empresa oferecer a seus funcionários oportunidades de aquisição de conhecimento e qualificação. Uma vez que toda corporação é voltada para o lucro – seja econômico ou social –, e todos seus esforços, desde o planejamento estratégico, são direcionados para isso, o investimento no treinamento e engajamento da equipe é essencial.

O crescimento de um negócio está diretamente relacionado ao aumento das vendas de seus produtos ou serviços, mas não é dele exclusivamente dependente. Além da fidelização dos consumidores, a empresa deve ter a preocupação também em fidelizar seus clientes internos, os funcionários e colaboradores. Além de refletir no crescimento do negócio, o investimento em treinamento e capacitação de funcionários cria identificação e motivação, funcionando como uma excelente ferramenta também para conquistar os melhores funcionários.

Movimento holístico empresarial ganha cada vez mais força

Focar no todo, e não em suas partes, é a grande tendência da gestão corporativa. O movimento holístico empresarial gera toda uma reorganização corporativa voltada para o treinamento, visando à qualidade dos serviços e à motivação dos funcionários. A organização orientada por processos em substituição à organização funcional, orientada por tarefas, propicia que gestores e funcionários tenham mais dinamismo e afinidade com os assuntos que impactam diretamente a geração de valor.

Além disso, um bom treinamento ajuda a identificar e solucionar aspectos negativos encontrados na equipe, como falta de comprometimento, perda de qualidade e de produtividade, lentidão no tempo de execução das tarefas, perda da autoestima e da motivação, acomodação, atrasos e faltas no trabalho, falta de sintonia com avanços tecnológicos e científicos, danos de ferramentas e máquinas e até gastos inúteis de materiais.

Dessa forma, o processo de capacitação da equipe deve abranger alguns aspectos fundamentais:

1) Conhecimento profundo sobre o produto ou serviço

Os funcionários devem conhecer a fundo o que estão produzindo/vendendo, ajudando-os a sentir interesse pela sua área de atuação e provocando novas reflexões, sugestões e ideias que podem gerar ações assertivas.

É interessante também apresentar dados estatísticos sobre o mercado em que estão inseridos e incentivar o acompanhamento de informações sobre as vendas. Os vendedores, por exemplo, devem ser encorajados a buscar conhecimento como forma de crescimento dentro da própria corporação.

2) Gamificação

Criar métodos criativos de engajamento, como jogos e exercícios, estimulam a competição saudável e a cooperação entre as equipes. A gamificação é uma ótima forma de criar motivação entre os funcionários, incentivando-os a “vestir a camisa” para obter recompensas ou mesmo aprender uma nova tarefa. O processo, no entanto, deve ser bem explicado a todos e fazer parte do treinamento para aumento da qualidade no atendimento e nas vendas.

3) Bom relacionamento com o cliente

A excelência no atendimento ao cliente é essencial para qualquer negócio, portanto, o treinamento deve estar sempre direcionado ao usuário do produto ou serviço. Lembre-se que cada funcionário chega à corporação com sua bagagem de experiências, procurando dar o melhor de si, mas é o treinamento que o fará assumir a cultura da sua empresa, fortalecendo a marca no mercado.

4) Mostre as vantagens de permanecer na empresa

É preciso também que o treinamento colabore com a identificação e o aproveitamento de talentos, uma vez que os profissionais mais valorosos buscam um significado para o trabalho, não apenas uma relação econômica com a carreira. Mostre que, com capacitação e treinamento constantes, assim como com um estudo contínuo, a empresa abre um leque de oportunidades de crescimento e desenvolvimento de novas funções.

5) Continuidade e interatividade

Para alcançar os melhores resultados, o treinamento deve ser contínuo, despertando a participação e o interesse por meio da interatividade. Incentive a criação de novas reflexões, ouvindo a opinião dos envolvidos sobre o produto vendido ou serviço prestado. Outra forma de atrair o funcionário para a participação efetiva do treinamento é investindo no e-learning, que, além de baratear custos, também proporciona a possibilidade de fazer o treinamento em casa ou usando diferentes dispositivos.

É essencial também que os gestores saibam analisar os resultados, receber feedback e avaliar o processo de capacitação, completando, assim, um ciclo de desenvolvimento constante da empresa e dos funcionários.

Seguindo essas dicas, sua empresa terá as chances de crescimento multiplicadas e seus funcionários formarão uma equipe muito mais unida e eficiente.

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