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Artigo atualizado em 25/11/2020.
2020 ficará para sempre na história da humanidade moderna. Reinventar foi crucial para a maioria dos negócios sobreviverem. O mercado fitness, juntamente com outros mercados de serviço e experiência, sofreu muito.
Sem público presencial, o jeito foi migrar para o digital, disponibilizando os serviços de várias maneiras, mas principalmente via aplicativo, para que os alunos dessem continuidade nos treinos. Mesmo com todo o esforço e soluções tivemos, o mercado já vinha sofrendo com uma queda no número de academias desde 2019, que chegou a 15%, segundo o IHRSA Global Report 2020.
No momento que escrevo este artigo, a esperança de um “normal à moda antiga” está muito viva. Primeiro, pelas possibilidades de vacinas que estão em fase final ou já publicadas e com cronograma de início de vacinação da população. Segundo, por uma análise que fizemos com nossa base, onde mais de 2000 unidades de negócio fitness foram analisadas.
Os números são animadores e mostram tendências de futuro que você, dono, gestor, coordenador ou consultor de academia, box ou estúdio Cross/Funcional deve ficar atento. Confira os gráficos e pontos analisados a seguir.
1) A conquista de novos alunos é animadora!
Veja como a população tem se comportado após o pico do lockdown. Praticamente todas as regiões seguiram a mesma tendência. Talvez muito se deva à conscientização e campanhas de incentivo a atividade física como fator crucial no combate a COVID-19. Sedentarismo e obesidade são os dois grandes fatores agravantes da doença.
Além disso, devemos nos atentar para o aumento das compras online durante a pandemia, e ter um aplicativo é se adaptar a esse comportamento latente dos clientes em potencial, que estão descobrindo coisas novas e se inclinam a resolver tudo em apenas alguns toques.
2) Os ex-alunos estão voltando!
O índice de rematrículas mostra que os ex-alunos estão dispostos e voltando as atividades in loco nas academias. A região Sudeste, talvez a mais afetada e que teve o lockdown mais rígido de todo o país, apresenta uma variação interessante, ultrapassando os patamares antes da pandemia.
3) Academias com aplicativos tem maior poder de renovação
Não é novidade que gadgets (relógios inteligentes de monitoramento, por exemplo) e aplicativos são mais que uma tendência no fitness. A pandemia acelerou esse processo tecnológico. Academias que utilizam/utilizaram aplicativos antes/durante o pico de lockdown tiveram, em média, aproximadamente 20% mais renovações frente as academias que não utilizaram.
Se sua academia, box ou estúdio ainda não mergulhou neste mundo, não há mais tempo de negar a importância e a diferença que isso faz com a sua marca, ganhando na prestação de serviço, seja no modelo híbrido ou 100% digital.
Leia também:
– O mercado fitness no Brasil segundo o Report Global IHRSA 2020
– Como conquistar a posição nº1 na mente do seu cliente?
– LGPD: tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa
4) Renovações: Outubro praticamente retornou os patamares de renovação de alunos de Fevereiro
Na maioria das regiões o mês de outubro foi o mês para respirar. Isso porque o movimento teve uma tendência de voltar ao normal com renovações de alunos em patamares próximos aos de fevereiro.
E você? O que achou desta análise? Como você tem planejado seu 2021? Conta pra gente nos comentários.
2 comentários
Boa noite, sou o Jean Machado do Studio VIP Treinamento Funcional e Academia VIP, sinceramente não sei como vai terminar esse ano de 2020, está muito complicado manter os negócios, as academias deviam se juntar para crescer juntas e não competir entre si por preço, espero que 2021 venha com essa vacina e que tudo volte ao normal.
Verdade Jean, está bem desafiador. Concordo demais com você na questão da união.
Que 2021 tenhamos um ano melhor e “normal”.
Forte abraço.