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Engana-se quem pensa que ter novos clientes é a solução para os problemas. A verdade é que essa é apenas um pequena parte do trabalho de qualquer negócio e mantê-los é o maior desafio. A partir daí surge então o grande terror dos gestores das pequenas e médias academias: como trabalhar a fidelização de alunos?

Fidelizar o aluno parece ser muito complexo, mas na realidade você só precisa se planejar, e neste contexto não tem como não citar o CRM. Fazer um bom trabalho de CRM é tarefa básica se o seu objetivo for, obviamente, evitar cancelamentos ou que clientes falem mal de você pela concorrência a fora. 

É importante ter sempre em mente que a base de tudo é relacionamento. Não adianta focar em números e metas se você não ter um atendimento eficaz. Se você não é daqueles que acompanha o comportamento do seu público, provavelmente não verá resultados satisfatórios no decorrer do tempo, por isso, separamos umas dicas importantes para você trabalhar a renovação de alunos na sua academia de uma maneira simples e descomplicada. Olha só:

 

1- Entenda o seu aluno

Para se conectar com o seu cliente da maneira correta você precisa entender que ele passa por momentos diferentes. Desde o visitante que ainda nem comprou com você até o aluno que está prestes a cancelar o contrato, por exemplo. São abordagens diferentes. É indispensável que você acompanhe cada etapa e elabore roteiros de atendimento para auxiliar a sua equipe na hora da ligação ou até mesmo no envio de mensagem via Whats App, portanto, planeje-se!

2-  Crie uma cultura de contato 

Pegando gancho no item anterior, a partir do momento em que o cliente entra na academia é importante criar e manter um relacionamento desde o começo, assim, ele se acostuma com o seu contato e não vai achar que você está só querendo vender quando ligar para renovar.  

É aí que você inicia também sua fidelização com ações simples, como: 

  • Início do aluno: mostre para os alunos que entraram recentemente que você se importa com o desempenho dele nos treinos e principalmente com a assistência que seus professores estão oferecendo. Além disso, você ainda pode enviar mensagem de boas vindas por Whats App parabenizando-o pela escolha.
  • Avaliação Física: a Avaliação Física é essencial para o acompanhamento da performance dos treinos, então, que tal lembrar o seu aluno de realizá-la periodicamente? Chame o professor neste caso para alertá-los. 
  • Data de aniversário: outro momento importante para conseguir firmar ainda mais seu relacionamento com o aluno. Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem por Whats App personalizada desejando felicitações, etc. Solte a criatividade!

3- Promoções e bônus

Muitos gestores acham que fazer promoções e dar algum tipo de bônus resulta em prejuízo. Acontece que para dar resultado eles precisam aplicá-las no momento certo, até mesmo para conseguir reverter uma objeção, por exemplo.

Uma situação comum e ideal é a renovação de contrato. Com o CRM você tem dados que informam todo o histórico do cliente, e com isso você consegue saber a abordagem certa para cada um. Você pode dar descontos para quem renovar com antecedência e até mesmo dar um up no plano do aluno, caso tenha alguma outra modalidade a mais que o interesse.

 

4- Mantenha constância

Não adianta manter contato de vez em quando. Você precisa se manter constante. Além dos canais comuns de comunicação, você pode adotar mais um meio que é o aplicativo para academia, onde o aluno, além de acompanhar o treino do dia, fica antenado em tudo que acontece na sua academia, além de contar com a atenção do professor, uma vez que o aplicativo fornece um chat para que ambos mantenham contato, ampliando a fidelização, pois os professores são os principais responsáveis neste papel.

 

Faz sentido pra você? O que você tem feito para fortalecer o relacionamento com seu aluno e aumentar sua renovação?

 

 

2 comentários
  1. NÃO FALE DE GASTO PARA SEU ALUNO, FALE DE INVESTIMENTO !!! QUEM VEM PELO PREÇO VAI EMBORA PELO PREÇO, MOSTRE O VALOR DO INVESTIMENTO QUE É O RESULTADO QUE ELE VAI LEVAR PARA CASA , E QUE ISSO TEM UM PREÇO , NÃO VENDA PLANOS VENDA RESULTADOS COLOQUE ALGUÉM PREPARADO PARA ENCANTAR SEU FUTURO CLIENTE COM ALGO QUE ELE NÃO OUVIRA EM LUGAR NENHUM ( ESTRATÉGIA) DEIXE UMA MARCA UM LEGADO MESMO QUE ELE NÃO FECHE ….

    1. Falou bonito Paulo! Exatamente essa cultura que temos falado nesses últimos anos. Não é fácil, mas é o que dá resultado consistente.
      Obrigado pela participação.
      Forte abraço!

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