Com o potencial de crescimento do mercado fitness no Brasil, muitas academias estão surgindo e com isso aumenta também a concorrência, levando os gestores a pensarem em estratégias para se sobressair no setor e garantir seu espaço.

Adotar estrutura e equipamentos como diferencial para sua academia está ultrapassado porque isso é o mínimo que você tem que ter. Então, como se diferenciar? Este é o segredo por trás do sucesso das grandes academias: atendimento.

Sabemos que ter um bom atendimento é requisito básico para qualquer empresa, além de ser também o fator principal na fidelização do cliente. Sendo assim, o que fazer para manter o nível da qualidade no atendimento da academia e conquistar cada vez mais clientes?

Quando falamos em atendimento quer dizer que estamos lidando com pessoas; uma relação entre vendedor e cliente e vice-versa. Até esse contato, há um grande trabalho a ser feito por parte da academia que é, obviamente, o treinamento da equipe. O caminho para a excelência no atendimento está aí. A equipe é responsável por transmitir os valores da empresa.

Porém, para que isso aconteça, entramos em outro pilar básico de todo negócio que é ter um propósito. Para além da obtenção de lucros, qual o motivo ou razão para sua academia existir? Que legado você quer construir na sociedade?

“O propósito tem de ser verdadeiro, algo capaz de transformar o meio em que você vive.”

Então você pode pensar “ ah, mas isso não é o mesmo que ter missão, visão e valores?”

Sim, porém, a diferença é que quando você tem um propósito bem definido, claro e sucinto, fica mais fácil você ter uma visão objetiva da sua empresa e nortear sua equipe em torno dela.

Este seria, então, uma espécie de “resumo” dos três para facilitar o engajamento do seu time em torno dos objetivos da sua academia, onde cada um entenda que seu papel é importante nesse processo, e assim contribua para que a missão seja cumprida.

Vejamos exemplos de algumas redes de academias:

SmartFit

“[…] a Smart Fit foi criada com o propósito de democratizar o acesso à prática de atividade física de alto padrão […]”

BodyTech

Na Bodytech tudo gira em torno de um único princípio: a qualidade de vida.”

Cia Atlhetica

“Praticamos o conceito cia in&out com o objetivo de melhorar a vida de nossos alunos como um todo […] Trata-se de uma linha de pensamento empresarial, do ambiente, do clima, da troca de sorrisos e de energia positiva.”

Runner Academias

“ […] trabalhamos com o propósito de trazer ao nosso público o melhor do mundo fitness […]”

BlueFit Academia

“Defendemos o investimento consciente em saúde e bem-estar”

Com esses exemplos é possível notar a diferença nos propósitos de cada academia, onde missão, visão e valores já estão acoplados a ele. Quanto mais simples for, mais fácil de envolver sua equipe, fazendo com que queiram realmente vestir a camisa da empresa e fazer acontecer.

É importante lembrar que este conceito também está relacionado ao contexto, em que você deve estudar seu público e fazer a comunicação certa para ele, sempre com consistência e deixando bem claro a todo momento o DNA da sua marca.

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Como o assunto é lidar com pessoas, aqui cabe também ressaltar a valorização dos colaboradores. Para que queiram fazer parte eles precisam sentir que são valorizados, que você se importa com eles. Se seu lema é mudar a vida dos clientes, aplique também na estrutura do seu negócio. Equipe valorizada = empresa próspera.

O resultado de tudo isso será percebido pelo cliente. Aqui estamos falando de superar as expectativas. E para que isso aconteça, como já discutimos até aqui, é preciso do propósito bem difundido em todos os setores da academia e principalmente na equipe de vendas.

O inverso dessa história você já deve ter uma ideia: decepção. Só existe decepção quando se quebra a expectativa do cliente, então se você não sabe o que ele procura, não sabe a sua razão de existir enquanto empresa,  e sua equipe não sabe como recebê-lo, você está fadado ao fracasso. Joga dinheiro fora e ainda perde cliente.

O atendimento é o poder de qualquer negócio, portanto, não meça esforços para investir nessa área, principalmente no treinamento da equipe. Assim, gradualmente você colherá resultados consistentes e duradouros.

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