Como pagar comissão na academia?

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Incentivar a equipe é uma tarefa diária que envolve não apenas um ambiente interno agradável mas também se tem algum retorno no que se refere à rentabilidade. É aí que entram as comissões.  Estabelecer metas de vendas pode parecer fácil, mas o que vem depois é a grande dúvida dos gestores de academia: como pagar comissão para os consultores? 

A comissão é uma das melhores formas de manter os colaboradores motivados e empenhados em atingir melhores resultados. É importante frisar que o comissionamento de vendas deve manter o foco em premiar os melhores consultores.  Aqueles profissionais que atingem as metas e vendem para seus clientes qualificados, sem interferir no seu churn – que nada mais é que a taxa de cancelamento. Isso se torna mais um motivo para incentivar os outros colaboradores.

 

Como pagar comissão na academia da maneira correta?

Por mais que o comissionamento seja um bom atrativo, é necessário estudar o mercado, seu produto ou serviço e principalmente o público com o qual se trabalha, para que então as vendas por comissionamento sejam vantajosas tanto para a empresa quanto para o colaborador. Caso contrário, o que deveria ser um estímulo poderá se tornar fonte de desmotivação. 

Assim, separamos as principais maneiras que você pode aplicar no processo de pagamento de comissão na sua academia. Olha só:

 

1. Comissão com percentual fixo por venda (sobre o preço do plano)

 
Uma dos modelos mais adotados pelas empresas quando o assunto é pagamento de comissão, a remuneração fixa por venda dá ao vendedor o direito de uma porcentagem fixa sobre o valor de cada venda efetuada. Uma grande vantagem desta modalidade é a implementação facilitada, uma vez que os valores não correm perigo de oscilar e você tem um controle mais preciso do que será comissionado. 

O ponto ruim é que o seu time pode correr o risco de ficar acomodado, que não tem nada a perder se as metas não forem atingidas.

 

2. Comissão de acordo com a margem de lucro

Na hora de pagar a comissão com base na margem de lucro, o empresário já tem a ciência do que pode oferecer a equipe de vendas sem afetar a saúde da sua academia. Nesse tipo de comissionamento, a remuneração também é fixada por venda realizada. Porém o cálculo é realizado sobre a margem de lucro e não sobre o valor de venda do produto.

 

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3. Comissão de acordo com o faturamento

 A comissão baseada no faturamento remunera o consultor com base no valor total que a sua academia recebeu no mês anterior, independente se as vendas foram à vista ou parceladas.


4. Comissão em função dos recebimentos

Diferentemente da comissão de vendas com base no faturamento, nesse caso, o consultor  recebe apenas quando o dinheiro entra no caixa da empresa. Assim, se uma venda for realizada a prazo, o vendedor receberá apenas quando as parcelas entrarem no caixa.

A vantagem dessa modalidade é um melhor controle do fluxo de caixa, já que o pagamento das comissões ocorre apenas quando o dinheiro entra para a empresa.

 

Evite erros

Quando se trata de pagamento de comissão na academia, é importante que você esteja atento ao seus limites enquanto negócio. Obviamente, você não deve pagar mais do que o seu orçamento permite, ao mesmo tempo que não deve pagar menos se o seu faturamento for maior, levando desmotivação para a equipe.

O objetivo de todo dono de academia é fazer com que sua academia prospere, e não tem a menor possibilidade de fazer isso se não começar olhando o próprio ambiente interno, para os colaboradores que fazem o negócio acontecer. Se você procura pessoas boas no que fazem, não tenha medo de pagar o que elas merecem.

Como pagar comissão na Academia

 

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6 comentários
  1. Ótimo conteúdo. No caso, seria correto pagar comissão apenas em cima dos planos de longo prazo? E o valor dessa comissão teria que já está inserido no markup correto?

    1. Bom dia Jesse. Se sua estratégia focal for planos de longa duração, para “motivar” e incentivar o time a se esforçar para vender esses planos, o ideal seria ter comissão apenas em cima dos planos de longo prazo. Sim, a comissão deve estar inserida no markup.
      Obrigado pela visita.
      Abração.

  2. Minha maior dificuldade em comissionar é porque as vezes a recepcionista que efetuou a venda não é a que conquistou a venda (As vezes a venda já foi conquistada via telefone ou rede social com uma colaboradora, porém a pessoa foi fechar a venda na academia com outra pessoa)

    1. Olá Erick. Veja, para resolver esse problema é necessário ter um cadastro vinculado ao consultor que atendeu primeiro. A comissão será sempre de quem atendeu primeiro. Com o sistema Pacto, por exemplo, o consultor(a) cadastra o Boletim de Visitas e ele fica atrelado a ele(a). Isso é padrão de mercado, não apenas no segmento fitness, e deve ser alinhado com todo o time. Assim como o Fulano pode atender cliente do Ciclano, o Ciclano também pode atender cliente do Fulano, é um trabalho em equipe, em conjunto e pela empresa. O cliente é da empresa, da marca. Isso deve ficar claro.
      Espero ter ajudado. Abração.

  3. Ótimo conteúdo …..
    Tibério lemes , gostaria de saber se hoje em dia o profissional de educação física , seja em uma academia de musculação ou em uma escola de natação.
    Ele tem uma bonificação ou comissão por manter os alunos renovando as matrículas. Pq sabemos que quem fideliza os alunos nas academias boa e menores são os professores.

    1. Olá Bruno, muito pertinente seu questionamento! O ideal é que tenha sim, visto que o professor é o principal agente de fidelização e renovação, mas é relativo à estrutura e capacidade do negócio.
      Abração.

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