Incentivar a equipe é uma tarefa diária que envolve não apenas um ambiente interno agradável mas também se tem algum retorno no que se refere à rentabilidade. É aí que entram as comissões.  Estabelecer metas de vendas pode parecer fácil, mas o que vem depois é a grande dúvida dos gestores de academia: como pagar comissão para os consultores? 

A comissão é uma das melhores formas de manter os colaboradores motivados e empenhados em atingir melhores resultados. É importante frisar que o comissionamento de vendas deve manter o foco em premiar os melhores consultores.  Aqueles profissionais que atingem as metas e vendem para seus clientes qualificados, sem interferir no seu churn – que nada mais é que a taxa de cancelamento. Isso se torna mais um motivo para incentivar os outros colaboradores.

 

Como pagar comissão na academia da maneira correta?

Por mais que o comissionamento seja um bom atrativo, é necessário estudar o mercado, seu produto ou serviço e principalmente o público com o qual se trabalha, para que então as vendas por comissionamento sejam vantajosas tanto para a empresa quanto para o colaborador. Caso contrário, o que deveria ser um estímulo poderá se tornar fonte de desmotivação. 

Assim, separamos as principais maneiras que você pode aplicar no processo de pagamento de comissão na sua academia. Olha só:

 

1. Comissão com percentual fixo por venda (sobre o preço do plano)

 
Uma dos modelos mais adotados pelas empresas quando o assunto é pagamento de comissão, a remuneração fixa por venda dá ao vendedor o direito de uma porcentagem fixa sobre o valor de cada venda efetuada. Uma grande vantagem desta modalidade é a implementação facilitada, uma vez que os valores não correm perigo de oscilar e você tem um controle mais preciso do que será comissionado. 

O ponto ruim é que o seu time pode correr o risco de ficar acomodado, que não tem nada a perder se as metas não forem atingidas.

 

2. Comissão de acordo com a margem de lucro

Na hora de pagar a comissão com base na margem de lucro, o empresário já tem a ciência do que pode oferecer a equipe de vendas sem afetar a saúde da sua academia. Nesse tipo de comissionamento, a remuneração também é fixada por venda realizada. Porém o cálculo é realizado sobre a margem de lucro e não sobre o valor de venda do produto.

 

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3. Comissão de acordo com o faturamento

 A comissão baseada no faturamento remunera o consultor com base no valor total que a sua academia recebeu no mês anterior, independente se as vendas foram à vista ou parceladas.


4. Comissão em função dos recebimentos

Diferentemente da comissão de vendas com base no faturamento, nesse caso, o consultor  recebe apenas quando o dinheiro entra no caixa da empresa. Assim, se uma venda for realizada a prazo, o vendedor receberá apenas quando as parcelas entrarem no caixa.

A vantagem dessa modalidade é um melhor controle do fluxo de caixa, já que o pagamento das comissões ocorre apenas quando o dinheiro entra para a empresa.

 

Evite erros

Quando se trata de pagamento de comissão na academia, é importante que você esteja atento ao seus limites enquanto negócio. Obviamente, você não deve pagar mais do que o seu orçamento permite, ao mesmo tempo que não deve pagar menos se o seu faturamento for maior, levando desmotivação para a equipe.

O objetivo de todo dono de academia é fazer com que sua academia prospere, e não tem a menor possibilidade de fazer isso se não começar olhando o próprio ambiente interno, para os colaboradores que fazem o negócio acontecer. Se você procura pessoas boas no que fazem, não tenha medo de pagar o que elas merecem.

Como pagar comissão na Academia

 

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Ingridy Scartezzinni
Autor

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Copywriter na empresa Pacto Soluções.


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