Ouça este artigo (você pode alterar a velocidade):

Controlar as receitas e despesas da academia pode ser o motivo da dor de cabeça de grande parte dos gestores que não conseguem ter uma visão ampla das movimentações da academia. A falta de organização deixa muitos perdidos quando o assunto é saber o saldo de gastos ou qual a margem de lucro, por exemplo, o que resulta em vários problemas. 

Outros inclusive têm medo de lançar as despesas no sistema com medo de ver o quanto estão gastando (qual a lógica?), e mais tarde, quando as contas começarem a não bater, o desespero toma conta. Mas a realidade precisa ser encarada. Sabe aquela máxima “ o que os olhos não veem o coração não sente”? Pois é. No caso desses gestores ela não pode ser aplicada, a não ser que eles queiram fechar as portas. 

Então comece a fazer o  simples sem medo! Só assim você conseguirá ter um parâmetro sobre a saúde do seu negócio e planejar os investimentos necessários para seu crescimento no mercado. 

 

Como fazer o controle?


Todos os dias, é indispensável que você registre os seguintes itens em seu controle financeiro:

1. Saldo inicial

É o valor que inicia o controle financeiro. Esse valor é o quanto você tem disponível no início do dia, sem contar com os valores que irão entrar ou serão reduzidos.

2. Entradas

É o que você recebe pela venda do produto ou serviço. Aqui você precisa descrever a data de recebimento, a origem de cada receita e registrar qual foi a forma de pagamento (dinheiro, cheque pré-datado, depósito ou cartão de crédito) bem como o valor de cada entrada.

3. Saídas

São os valores que você irá pagar. Não deixe de registrar o destino das despesas e de que forma foram feitos os pagamentos. Classifique entre custos (que podem ser fixos ou variáveis) e a despesas.

Com isso você terá algumas informações úteis ao final do controle.

  • Saldo operacional – É o resultado financeiro das movimentações diárias. Corresponde à quantidade de dinheiro que entrou durante um período estipulado (mês, semana ou dia) e é obtido através do saldo entre gastos, entradas e saídas da empresa durante o tempo estipulado.
  • Saldo final – É a soma do saldo inicial com o operacional. Esse valor define quanto de receita foi acrescido a um negócio, ou caso feche em margem negativa, quanto será reduzido do saldo inicial.

Leia mais:

Como pagar comissão na academia?
Descubra e copie o poderoso segredo das low-costs
Como otimizar custos na academia? Veja 5 ações estratégias

Qual a diferença entre receita, custo e despesa?

Para ter um bom controle financeiro é fundamental você saber a diferença entre esses conceitos. Olha só:

Receitas são toda a renda gerada por uma empresa. Ela pode ser através de sua operação, como a venda de produtos e serviços, financeira com o recebimento de juros em suas aplicações ou ainda com a venda de itens de investimento, como máquinas e equipamentos.

Os custos estão relacionados à produção, ou seja, são gastos que têm a ver com a atividade fim da empresa. Os custos têm entendimentos diferentes de acordo com cada segmento de negócio. Sendo:

Comércio: valor gasto na aquisição de mercadorias.

Serviços: valor gasto relativo à execução do serviço, compreendendo os materiais, componentes, peças, mão de obra interna e externa, etc.

Indústria: valor gasto na fabricação, podendo ser a matéria prima, insumos, mão-de-obra interna e externa, etc.

Vale ressaltar que não existe um modelo específico, portanto, cabe ao gestor analisar seu próprio negócio para classificar que assim consiga classificar seus gastos de maneira eficiente.

Já a despesa nada mais é que um gasto utilizado para a manutenção da empresa. Aqui podemos citar contas de energia, água, telefone, aluguel, impostos, salário dos funcionários, gastos com marketing, materiais para escritório, internet, dentre outros.

Qual a diferença entre Receita, Faturamento e Competência

 

Alguns cuidados

Alguns cuidados para você levar em consideração na sua rotina:

  • Separe o controle financeiro da empresa de suas finanças pessoais.
  • Não contabilize como saldo positivo cheques devolvidos ou a serem compensados.
  • Contas em atraso devem ser cobradas com rapidez para não prejudicar o capital de giro.
  • Faça uma anotação das movimentações bancárias, como recebimento de depósitos, transferência e saques.
  • Mantenha a disciplina em dia: não deixe de anotar e fazer atualizações periódicas no seu controle financeiro. Isso é fundamental para o sucesso da sua gestão financeira.
  • Busque fazer sua projeção financeira anual. Isso facilita a projeção de despesas e receitas, evitando surpresas desagradáveis.

 

Anotar tudo é a maneira mais fácil de organizar as despesas e receitas de uma empresa. Com organização e um sistema eficiente, é possível ver à quantas caminha o destino financeiro da sua academia – e assim, pensar qual é o próximo passo a ser tomado!

 

Se você é cliente  Pacto e quer aplicar o passo a passo em seu sistema, baixe o e-book gratuito de Como ter uma rotina financeira com foco em resultados clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Demonstração Gratuita - Sistema Pacto - Sistema Para Academias
Você poderá gostar também: