Índice
- Limpeza geral das unidades:
- Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPIs) para funcionários, personal trainers e terceirizados:
- Medidas operacionais preventivas:
- Recomendações para piscina:
- Comunicação com funcionários, personal trainers e terceirizados:
- Comunicação com clientes:
- Veja os Guias disponibilizados pela ACAD-BR (Associação Brasileira de Academias) e pelo CREF-4 SP:
É momento de se preparar e estar estruturado para quando tudo se normalizar. Após os órgãos públicos autorizarem a reabertura, todas as academias precisam seguir alguns procedimentos de segurança durante, pelo menos, as 4 primeiras semanas, com o objetivo de reduzir o risco de contaminação do COVID-19 dentro das unidades.
As informações contidas aqui partem do documento da ACAD, que seguem as orientações de órgãos públicos, como Organização Mundial da Saúde e o Ministério de Saúde. Também foi tomado como base o histórico de regiões onde o pico da pandemia já passou e o processo de reabertura das academias já está sendo realizado, como na China e outros locais da Europa.
Limpeza geral das unidades:
- Disponibilizar recipientes com álcool em gel 70% para uso por clientes e colaboradores em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas coletivas, piscina, vestiários, kids room, etc);
- Durante o horário de funcionamento da academia, fechar cada área de 1 a 2 vezes ao dia por, pelo menos, 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes;
- Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. No mesmo local, deve haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel.
Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPIs) para funcionários, personal trainers e terceirizados:
- Máscaras -por recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes e terceiros. Devem ser seguidas todas as orientações da Organização Mundial de Saúde para uso desse equipamento.
Medidas operacionais preventivas:
- Recomenda-se medir com termômetro do tipo eletrônico à distância a temperatura de todos os entrantes. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, recomenda-se não autorizar a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes, colaboradores e terceirizados;
- Se algum colaborador apresentar febre alta junto com algum outro sintoma de COVID-19, informar imediatamente à gerência local;
- No caso do uso de leitor digital para entrada na academia, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. Além disso, o cliente deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital;
- Limitar a quantidade de clientes que entram na academia: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4m² (áreas de treino, piscina e vestiário);
- Delimitar com fita o espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada cliente deve ficar a 1,5 metros de distância do outro;
- Utilizar apenas 50% dos aparelhos de cardio, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro. Fazer o mesmo com os armários;
- Liberar a saída de água no bebedouro somente para uso de garrafas próprias;
- Realizar o congelamento dos planos de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado;
- Renovar todo o ar do ambiente, de acordo com a exigência da legislação (pelo menos, 7 vezes por hora), e fazer a troca dos filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização nas bandejas do aparelho;
- Comunicar para os clientes trazerem as suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos;
- Expor aos clientes todos os manuais de orientação que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19;
- Capacitar todos os colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção.
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Recomendações para piscina:
- Disponibilizar, próximo à entrada da piscina, recipiente de álcool em gel 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina;
- Exigir o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas;
- Disponibilizar, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual;
- Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
Comunicação com funcionários, personal trainers e terceirizados:
Eles devem receber as devidas orientações sobre:
- Utilização dos EPIs para o trabalho;
- Limpeza das mãos com água e sabão como lavá-las e com qual frequência). O mesmo vale para higienização com álcool em gel;
- Utilização do termômetro.
Comunicação com clientes:
Divulgar os comunicados com orientações para clientes sobre:
- Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% (como e com qual frequência);
- Uso de garrafa de água individual;
- Uso de toalha individual;
- Restrição de que não será autorizada a entrada de clientes nem funcionários e terceirizados com temperatura acima de 37.8°C;
- Gráfico com a frequência diária por horário;
- Recomendação para que os clientes evitem horários de pico e se programem para treinar em horários alternativos.
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